Prova para ingresso nos Técnicos Integrados ocorre neste domingo (08) A prova do Processo Seletivo 2024 dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFar ocorre neste domingo (8). Ela será aplicada em todas as cidades nas quais o IFFar possui campus. Confira a lista com local de prova por candidato.
A seleção será realizada por meio de prova constituída por 30 questões de múltipla escolha que contemplarão conhecimentos do Conteúdo do Ensino Fundamental II. As provas serão realizadas no dia 16 de junho de 2024.
É importante destacar que para o processo seletivo deste ano a forma de seleção mudou e não haverá prova. Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e subsequentes será feita uma análise de currículo escolar dos candidatos e, para os cursos superiores, será utilizada a nota do Enem.
A prova está agendada para 1º de dezembro de 2024, das 9h30 às 12h30, e o gabarito será publicado no mesmo dia, após as 18h. Os candidatos terão a oportunidade de recorrer contra o gabarito no dia 2 de dezembro de 2024, com o resultado final previsto para 10 de dezembro de 2024.
O exame será constituído por uma prova objetiva com 40 questões, sendo 10 de cada uma das seguintes áreas: Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; e Língua Portuguesa. Serão eliminados do exame de seleção, automaticamente, os candidatos que não acertarem pelo menos uma questão entre as 40 propostas.
O tema da redação da UEM 2024 pode englobar a ascensão da inteligência artificial (IA) e seu impacto no mercado, novas oportunidades e desafios no mercado de trabalho, necessidade de educação para o futuro, importância do trabalho humanizado, entre outras questões.
Para cursar, é necessário que o aluno tenha terminado o ensino fundamental até o final de 2023. Estudantes que já possuem ensino médio completo não podem participar desta seleção. Todos os cursos do IFFar são 100% gratuitos, não havendo nenhuma cobrança de taxa de matrícula ou mensalidades.
5- A prova de redação deverá ser feita na FOLHA DE REDAÇÃO. A Folha de Redação, assim como a Folha de Rascunho, deverão ser entregues ao fiscal ao término da prova. 6- A Folha de Redação deverá ser preenchida, obrigatoriamente, com caneta (tinta azul ou preta), fabricada em material transparente.
O Campus São Paulo está com inscrições abertas até 08 de setembro de 2024 para 480 vagas para os cursos técnicos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio.
As provas começarão às 15h30 e terminarão às 20h30. Para candidatos do ensino fundamental, será a vez de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação.
pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 50 (para os cursos técnicos integrados) e R$ 20 (para os concomitantes ou subsequentes), para os não isentos. O pagamento pode ser realizado por meio do PIX, cartão de crédito ou GRU (neste caso, boleto pago exclusivamente no Banco do Brasil).
A prova objetiva de conhecimentos gerais foi constituída por 50 questões de múltipla escolha, sendo: 15 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 15 de Matemática e suas Tecnologias; 10 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 10 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
A partir da próxima semana, no dia 5 de setembro, inicia o período de inscrições para os cursos técnicos integrados. As provas do Enem ocorrem nos dias 3 e 10 de novembro. O IFFar utiliza a nota do Enem para selecionar os candidatos.
O mês de fevereiro de 2024 marca o início das aulas para os novos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e também o retorno dos que já estudam na instituição. ✏️Nos sites dos campi do IFRS há uma aba denominada “Espaço do Estudante”, localizado no menu à esquerda.
Artigo 12º - O aluno que não obtiver média final (MF) igual ou superior a 5,0 em mais de 2 disciplinas e/ou apresentar frequência inferior a 75% será considerado reprovado, devendo matricular-se em todas as disciplinas e/ou componentes curriculares do referido período letivo.
A prova tem duração de três horas. O conteúdo do exame é composto por 24 questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos do Ensino Fundamental, sendo 8 questões de Língua Portuguesa, 8 de Matemática e 8 de Ciências Humanas.
Os Institutos Federais representam centros de excelência ao atuarem desde o ensino técnico de nível médio até a pós-graduação, no desenvolvimento de programas de extensão, divulgação científica e tecnológica, além de realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo.
Para fazer uma redação nota 1000 no Enem é necessário escrever um texto coeso e coerente na forma dissertativa-argumentativa, que busque atender às demandas que as competências exigem e ao mesmo tempo encontrar uma solução viável e efetiva para a problemática apontada dentro do tema proposto.
As provas foram compostas por um total de 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa, abrangendo diversos aspectos gramaticais e de compreensão textual e 20 questões de Matemática, envolvendo raciocínio lógico na resolução de situações-problema, e diferentes áreas como álgebra, geometria e cálculo.