A próxima tempestade solar de alta intensidade pode acontecer a qualquer momento entre hoje e 2025, aponta monitoramento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). Neste fim de semana deve acontecer uma de menor intensidade, conforme alerta da instituição.
Maio de 2024 tem se mostrado um mês particularmente tempestuoso para o nosso Sol. Na primeira semana do mês, uma série de grandes erupções solares e ejeções de massa coronal (CMEs) lançaram nuvens de partículas carregadas e campos magnéticos em direção à Terra.
A Terra foi atingida nesta segunda-feira (12) por uma severa tempestade solar que pode provocar auroras boreais mais ao sul do que o habitual, anunciou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA).
As explosões na superfície do sol demoram de 17 horas a vários dias para impactar a Terra. Segundo os cientistas, ainda não é possível prever com antecedência a intensidade dessas tempestades - estima-se que até 2025 voltem a ocorrer outras de força máxima.
Segundo o professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, poderemos ter um 'apocalipse da internet' já em 2024. De acordo com o profissional, o acontecimento seria por conta de uma forte tempestade solar.
Uma TEMPESTADE SOLAR vai atingir a TERRA esse ANO?
O que a Nasa fala sobre o apagão 2024?
Uma tempestade solar pode causar um "apagão" na internet do mundo em 2024. O fenômeno foi previsto pelo pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker (Virgínia, Estados Unidos), autor de um sistema de detecção de atividade solar.
Por que não acredito que uma tempestade solar irá derrubar a internet em 2024?
Em 2024, deve ocorrer uma grande “ejeção de massa coronal”, fenômeno em que o Sol libera plasma e partículas eletricamente carregadas. Elas podem chegar à Terra e queimar todos os tipos de equipamento eletrônico, incluindo a infraestrutura da internet, gerando um caos global.
O que a NASA diz sobre a tempestade solar de 2024?
Como informado pela Nasa, o ano de 2024 marca o momento em que o Sol alcançará um ponto de atividade máxima, chamado também de “máximo solar” (momento em que a estrela apresenta seu maior número de manchas solares). Este evento ocorre a cada 11 anos, aproximadamente.
O que acontece se a tempestade solar atingir a Terra?
Impactos gerados pelo fenômeno se estenderão ao longo do fim de semana. Uma tempestade geomagnética vinda do Sol pode chegar até a Terra e afetar sistemas de comunicação, redes elétricas, navegação por satélite, GPSs e operações espaciais.
Em 2024, especialistas alertam para uma tempestade solar que pode causar um apagão global na internet. Este evento, causado pela liberação súbita de energia armazenada em campos magnéticos na atmosfera do sol, poderia durar minutos ou até horas, com consequências que se estenderiam por dias ou até semanas.
Conforme relatado pelo timeanddate, os últimos números fornecidos pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS) mostram que a Terra está desacelerando, com um dia em 2024 durando uma fração a mais do que qualquer dia desde 2019.
Você deve usar protetor solar e evitar exposição excessiva durante toda sua vida, independente do Sol estar dormindo ou em máxima atividade. E não há absolutamente nenhuma relação entre as atividades solares e terremotos ou tsunamis.
O próximo eclipse solar total está sendo considerado um evento ainda mais raro do que o convencional, já que pode coincidir com o máximo solar. A cada 11 anos, o Sol passa por um ciclo solar que se torna mais intenso até chegar ao máximo solar, e esse período está previsto para ocorrer entre 2024 e 2025.
Falha causada por empresa de segurança cibernética deixou computadores com uma “tela azul” e causou problemas ao redor do mundo. O apagão cibernético que atingiu, nesta 6ª feira (19.jul.2024), sistemas da Microsoft ao redor do mundo virou piada nas redes sociais.
A próxima tempestade solar de alta intensidade pode acontecer a qualquer momento entre hoje e 2025, aponta monitoramento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). Neste fim de semana deve acontecer uma de menor intensidade, conforme alerta da instituição.
'Definitivamente não acabou' As atividades na superfície do sol são cíclicas, explicou rede americana. Esses ciclos costumam durar cerca de 11 anos, período no qual o número de manchas visíveis — que indicam as perturbações magnéticas, que podem variar de tamanho e forma em dias, horas e até meses — aumenta e diminui.
Uma tempestade solar pode causar um "apagão" na internet do mundo em 2024. O fenômeno foi previsto pelo pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker (Virgínia, Estados Unidos), autor de um sistema de detecção de atividade solar.
De acordo com Clinton Wallace, Diretor da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), “este é um evento incomum e potencialmente histórico”. Este fenômeno acontece quando há explosões no Sol que expele plasma e campos magnéticos.
Em 1º de setembro de 1859, uma explosão no Sol liberou energia equivalente a 10 bilhões de bombas atômicas em direção à Terra, provocando o caos nas máquinas de telégrafo, que apresentaram falhas em várias partes do mundo.
Os impactos de uma grande tempestade geomagnética podem ser sentidos em serviços de GPS, transmissão via rádio e até internet, através de consequências negativas na transmissão de energia elétrica na Terra, segundo especialistas ouvidos pelo Valor. A chance de isso acontecer é baixa — mas existe.
Adeus às redes sociais, teríamos que recorrer ao telefone para se comunicar. O sistema telefônico seria incapaz de processar tantas ligações, ocasionando uma pane; Fim do e-commerce e as empresas que também vendem online seriam extremamente afetados.