A creatina deve ser ingerida pelo menos por um mês, sem pausas, para que o efeito seja visível. Porém, é possível passar por uma fase de saturação no começo, onde se aumenta a dosagem tomada por dia, durante um período de três a cinco dias, para ter resultados mais rápidos e potentes.
Não existe somente uma forma correta de como tomar creatina. Ela pode ser combinada com shake ou consumida junto a alimentos fontes de carboidratos e proteínas no pré ou pós-treino, favorecendo uma absorção mais rápida da substância.
Veja doses. A saturação de creatina é uma estratégia adotada para acelerar o processo de armazenamento de creatina nos músculos, através de doses mais altas da substância, em momentos diferentes do dia, por um período entre cinco a sete dias.
O papel dos carboidratos é facilitar o transporte de creatina para o músculo. Ou seja, ingerindo-se cerca de 93 gramas de carboidratos simples com 5 gramas de creatina, 4 vezes por dia, ocorrerá um aumento dos níveis de insulina e também dos níveis de creatina muscular em mais de 60%.
Quantas horas a creatina demora para fazer efeito?
Diferentemente de outras substâncias que têm ação imediata, a creatina leva aproximadamente três semanas para surtir efeito, isso se ingerida diariamente de forma correta. É esperado esse prazo para que haja o estoque da substância no organismo.
Como Tomar CREATINA Para Ganhar Músculos em 7 DIAS
Qual o jeito certo de tomar creatina em pó?
Assim, é importante diluir a creatina em pó na água ou outra bebida de sua preferência, podendo ser suco, vitamina, leite, entre outros. Uma dica aqui é misturar a creatina com uma bebida com carboidrato, como bebidas esportivas, pois isso pode melhorar os resultados.
“Você pode consumir a qualquer momento, mas de preferência junto da ingestão de algum carboidrato”, justifica. “A creatina pode ser consumida principalmente por atletas e praticantes de atividade física.
A creatina pode ser ingerida antes ou depois do treino, visto que os resultados são adquiridos pela continuidade da suplementação e não por imediatismo. Mas certos estudos garantem que há uma maior eficácia do suplemento quando o mesmo é ingerido após o treino, junto com carboidrato de elevado índice glicêmico.
Como a creatina dá mais energia pras células musculares, tudo nos músculos passa a funcionar melhor. Ela dá mais força, potência e resistência, além de ajudar a aumentar a massa magra.
A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.
Exames de sangue conseguem detectar a concentração da substância no organismo para posterior avaliação de um profissional da saúde sobre a regularidade das taxas. Conferir o nível de creatinina é simples e não exige nenhum procedimento especial. Para a coleta, não é necessário estar em jejum.
Por que a creatina incha a barriga? A creatina pode causar inchaço na barriga devido à retenção de água nas células musculares. Esse efeito é temporário, e geralmente acontece quando se faz uso excessivo do suplemento. Por isso, é importante seguir a dose recomendada pelo seu médico ou nutricionista de confiança.
Qual o melhor carboidrato para tomar com a creatina?
No entanto, para ser melhor absorvida, a creatina deve ser ingerida de preferência com um alimento ou suplemento fonte de proteínas, como frango, ovo ou whey protein, e carboidratos, como banana, aveia, uva ou maltodextrina, por exemplo.
Manutenção da Pele Saudável: Ao melhorar o metabolismo energético das células da pele, a creatina contribui para a manutenção de uma pele saudável. Conservação da Resistência da Pele: A creatina pode ajudar a pele a resistir aos sinais visíveis de envelhecimento, como linhas finas e rugas.
Os efeitos da creatina podem demorar algumas semanas para surgir, e algumas pessoas podem não sentir os resultados após algumas semanas de uso. Isso pode acontecer porque os músculos ficam dessensibilizados à creatina. E para resolver esses problemas os atletas encontraram uma solução, por isso que é ciclar a creatina.
A recomendação é que a substância seja diluída em água ou bebida de preferência de quem irá consumi-la (suco, leite, vitamina etc.), conforme orientação do nutricionista. Uma dica muito comum é misturar o suplemento a uma bebida com carboidrato (suco ou bebidas esportivas).
Estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), como é o caso da cafeína, têm o poder de retardar o cansaço e interferir na qualidade do sono. Entretanto, a creatina não atua no estímulo de energia à nível de SNC, sua atuação ocorre diretamente no tecido muscular e, portanto, não há interferência no sono.
Um dos grandes atrativos da creatina é o rápido efeito visual do produto. Em uma semana já há ganho de peso e algumas pessoas realmente parecem apresentar algum grau de hipertrofia muscular.
Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água por dia?
Beba 2 a 3 copos de água (cerca de 500 ml) aproximadamente 4 horas antes do exercício. Isso significa consumir de 5 a 7 ml/kg de peso corporal. Para uma pessoa com 70 kg, essa quantidade é ideal.
Em geral, seus efeitos aparecem após três semanas de ingestão diária. Por isso, não é um suplemento que tem um horário correto para ser tomado. Como a maioria das versões é comercializada e pó, é necessário dilui-lo em água ou outra bebida da sua preferência. A dose recomendada é de, em média, três gramas por dia.
A creatinina é o resíduo, uma espécie de lixo metabólico resultante das contrações musculares, produzido a partir da degradação da creatina. Cabe aos rins a função de eliminar a creatinina pela urina.
“Devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a suplementação com creatina pode melhorar a performance cerebral e atuar como neuroprotetora, uma vez que diminui a demanda cerebral por oxigênio e reduz a fadiga mental.
O que acontece se tomar creatina e não malhar? Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.
Um fato curioso é que a creatina não é 100% solúvel em água mesmo. Ou seja: colocar o pó direto na boca não traz mais efeitos, já que não aumenta a absorção. Além disso, é importante saber que isso é perigoso porque a creatina é um pó muito fino, capaz de levar facilmente a engasgos e até à morte por asfixia.
Em princípio, não há problema. A hipótese de que a cafeína reduz os efeitos da creatina ainda é estudada, mas não parece ter respaldo. Misturar creatina e cafeína na verdade pode até aumentar potência e força, como explica Laís Gouveia.