A PARTIR DE 1º DE SETEMBRO É OBRIGATÓRIO O USO DE DPS O aterramento, mesmo que em conformidade com a norma, não é suficiente para proteger a instalação elétrica e os equipamentos. O sistema de aterramento é apenas um dos componentes. É através dele que o DPS desvia os transientes ou surtos para a terra.
A partir de 01/06/2019 será exigida a instalação do DPS na medição para novas ligações de unidade consumidoras, conforme o Regulamento de instalações consumidoras - Baixa Tensão - (RIC - BT), que define o que o associado pode e deve instalar na entrada de energia.
Para uma proteção abrangente, é recomendado utilizar um DPS que abranja todas as classes, garantindo a proteção contra sobretensões atmosféricas diretas, sobretensões induzidas e sobretensões próximas a equipamentos sensíveis.
A norma ABNT 5410/2004, em seu item 5.4.2.1 estabelece que todas as edificações dentro do território brasileiro, que forem alimentadas total ou parcialmente por linha aérea, e se situarem onde há a ocorrência de trovoadas em mais de 25 dias por ano (zona de influências externas AQ2), devem ser providas de DPS.
Quando Devo Usar um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos)? Um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) deve ser considerado em qualquer instalação que tenha equipamentos sensíveis à tensão e que possam ser danificados por surtos elétricos.
De acordo com CPFL e NBR 5410: É obrigatória a instalação do DPS no padrão de entrada do consumidor em todas as novas instalações, de acordo com as prescrições da NBR 5410.
Em qual situação não precisa instalar DPS no neutro no quadro de distribuição?
A norma prevê casos em que o próprio DPS tenha internamente um dispositivo que permita a desconexão, ou seja, para estes casos a norma diz que não é preciso disjuntor para proteção do DPS.
O que a norma NBR 5410 2008 diz sobre a instalação do DPS?
A norma NBR 5410, estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (NBR 5410, 2004).
Como orientação, podemos sugerir que em quadros de distribuição de casas, fábricas ou edificações maiores poderemos utilizar um DPS com corrente nominal de descarga de 20 KA (8/20µS) e corrente máxima de 40KA (8/20µS) e em apartamentos ou salas comerciais, correntes nominais de descarga de 10KA (8/20µS) e corrente ...
O produto pode ser instalado tanto no padrão de entrada como no CD de distribuição. O Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) proporciona máxima eficiência para proteção de equipamentos eletroeletrônicos sobre tensões na rede elétrica.
O DPS (dispositivo de proteção contra surtos) é um equipamento de proteção elétrica essencial nas instalações elétricas. Ele é ligado entre as fases e o aterramento de proteção e tem a função de proteger a instalação na ocorrência de surtos causados por descargas atmosféricas.
Aqui os DPS são ligados antes do disjuntor geral, porém com disjuntores de proteção exclusivos. Na figura (b) é priorizado a proteção, pois caso uma falha provoque o desarme do disjuntor, será do disjuntor geral ou do quadro de medição. Com isso, toda a instalação ou equipamento será desenergizado.
Locais onde a tensão elétrica é de 127V pode se utilizar tanto 175V como 275V; nos lugares onde a tensão é de 220V pode ser usado apenas o DPS de 275V. Além disso, é preciso se atentar aos valores de corrente elétrica.
º Alta capacidade de corrente de curto-circuito: suporta até 5kA sem necessidade de fusível backup. º Corrente de descarga máxima de 20kA: proteção eficiente contra surtos de alta intensidade.
Em geral, são utilizados os seguintes valores: Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA. Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA. Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.
A partir de 1º de setembro as ligações novas e adequações de padrão dentro da área de atuação da Cerbranorte deverão obrigatoriamente ter instalado, junto ao medidor, o DPS. Este equipamento parece um disjuntor e custa um pouco mais e foi difundido pela norma ABNT 5410 e 5419.
Instalações de Média Tensão (NBR 14039): A NBR 5410 não se aplica a instalações elétricas de média tensão, que são aquelas com tensões entre 1 kV e 36,2 kV. Para essas instalações, é necessária a aplicação da NBR 14039, que estabelece os requisitos específicos para esse nível de tensão.
Qual o melhor local para colocar o quadro de distribuição?
O quadro de distribuição deve ser instalado em locais de fácil acesso, sem a existência de obstáculo e com uma boa iluminação. Locais molhados ou com muita umidade devem ser evitados, a não ser em casos em que o quadro elétrico possua as proteções apropriadas para essas situações.
Sendo assim, um lado da instalação de DPS vai receber as fases e o neutro incluso e em sua saída os condutores são direcionados a terra. Para isso é necessário que haja um bom aterramento e que o mesmo esteja trabalhando de forma correta.