É permitido acionar o VAR em qualquer acontecimento que possa ter influenciado um gol, seja para validar ou para anular. Dessa maneira, o árbitro assistente pode ser usado para confirmar se ocorreu algum impedimento no lance em que saiu o gol.
var tem escopo de função quando é declarado dentro de uma função. Isso significa que ele está disponível e pode ser acessado somente de dentro daquela função.
A sigla VAR significa Video Assistant Referee, ou Árbitro Assistente de Vídeo, na tradução para português. Sua função é analisar imagens de vídeo para ajudar o árbitro principal de uma partida de futebol a tomar a melhor decisão em lances duvidosos, como pênaltis ou impedimentos.
No Brasil, a tecnologia foi usada pela primeira vez no Campeonato Pernambucano de Futebol de 2017. No Campeonato Mineiro de Futebol de 2019 - Módulo I seria usado, mas foi para as semi-finais e finais. O Campeonato Paulista de Futebol de 2019 - Série A1 adotou a tecnologia a partir dos quartos de final.
O VAR foi usado pela primeira vez em uma competição oficial da FIFA na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e desde então vem sendo adotado em diversos torneios pelo mundo. No Brasil, o VAR começou a ser utilizado nas quartas de final da Copa do Brasil de 2018.
Value at Risk ( VaR) é um método para avaliar o risco em operações financeiras. O VaR resume, em um número, o risco de um produto financeiro ou o risco de uma carteira de investimentos , de um montante financeiro.
Desde quando o futebol adotou o VAR para auxiliar a arbitragem?
Video Assistant Referee (V.A.R) começou sua discussão e implementação no ano de 2016, entretanto ganhou força em 2018 na Copa do Mundo realizada pela FIFA onde fez sua estreia nesta competição, a partir deste momento tem sido inserido firmemente em praticamente todos os campeonatos oficiais de futebol pelo mundo (Cruz, ...
O sistema é formado por uma equipe de juízes e ex-juízes de futebol. Eles ficam em uma central de vídeo fora do estádio acompanhando por vários monitores de TV toda partida. A equipe conta também com o auxílio de técnicos em vídeos que escolhem os melhores ângulos do lance duvidoso para o replay da jogada.
A principal diferença entre var e let é o escopo. Variáveis declaradas com var têm escopo global ou de função, enquanto variáveis declaradas com let têm escopo de bloco. A principal diferença entre var e const é a mutabilidade.
Use let quando você precisar de uma variável que pode mudar de valor ao longo do tempo. Use const para valores que não devem mudar, como configurações ou valores fixos. Evite usar var a menos que você esteja lidando com código legado que precisa manter.
O VAR é quem diz qual é a referência para traçar a linha: se é a chuteira do último defensor, se é o ombro ou a cabeça, por exemplo. Além disso, ele ainda faz os ajustes finos e dá os últimos comandos antes da formação final da linha. Na hora do jogo, a pressão pela montagem da linha com eficácia e rapidez é grande.
Para quem não sabe o que é VAR, um breve resumo: o árbitro assistente de vídeo, VAR na sigla em inglês, serve para auxiliar o árbitro de campo. Nas palavras do protocolo aprovado pela Fifa, "assistência por vídeo procura detectar erros claros e óbvios em situações que possam modificar o resultado de um jogo". São elas.
O Value at Risk ou Var refere-se a um indicador de risco que considera a perda máxima possível de um investimento em um período de tempo e intervalo de confiança estabelecido. O VaR possui um cálculo que analisa a exposição ao risco financeiro dos ativos em um período de tempo especificado.
O VAR começou a ser usado em 12 de agosto de 2016. A primeira partida com a nova tecnologia reuniu os segundos quadros de Orlando City e New York Red Bulls, pela United Soccer League, então a terceira divisão do futebol dos Estados Unidos. O New York venceu por 5 x 1 e o VAR foi utilizado duas vezes.
A confederação europeia anunciou nesta segunda-feira que o VAR será utilizado na Champions já na atual temporada, a partir das oitavas de final, que serão disputadas em fevereiro do ano que vem.
Em 2017, ela foi utilizada desde as semifinais da Libertadores, finais da Copa Sul-Americana e da Recopa. - Eu gosto do VAR e acredito que essa mudança é algo sem retorno - confirmou o presidente, diretamente de Moscou. O uso do VAR seguirá as mesmas regras que estão sendo usadas na Copa do Mundo.
Começa nesta terça-feira a "era VAR" na Taça Libertadores da América. A partir do duelo desta terça-feira entre Atlético Tucumán e Grêmio, às 21h45 (de Brasília), na Argentina, o árbitro de vídeo, que fez sucesso na Copa do Mundo, estará presente para ajudar nas decisões da equipe de arbitragem em campo.
Em 2024: tempo de jogo parado pelo VAR de 2min27s, quando houve mudança (tempo total de 3h14min02s) Em 2023: tempo de jogo parado pelo VAR de 2min0s, quando houve mudança (tempo total de 2h29min53s)