Quando estamos dormindo, o nosso corpo consome energia.?
Durante o sono, o corpo consome menos energia, pois há o completo relaxamento dos músculos. Caso não dormíssemos, o número de calorias ingeridas para sobreviver teria que ser muito maior. A segunda função do sono está relacionada com os processos reparadores que o corpo executa enquanto dormimos.
O que acontece com o corpo quando estamos dormindo?
Durante o sono, o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular, a síntese de proteínas e o descanso do cérebro. O tema foi destaque de uma das pílulas diárias da nova versão do CNN Sinais Vitais, com o cardiologista Roberto Kalil (veja abaixo).
É possível o organismo gastar energia mesmo enquanto estamos em repouso?
Não. Apesar de gastarmos menos energia do que quando estamos acordados e fazendo alguma atividade, nosso corpo continua necessitando de energia para manter-se aquecido, o sistema circulatório e respiratório em funcionamento, etc.
Em condições de repouso, cerca de 30% da energia é consumida pelos músculos esqueléticos e praticamente outro tanto é consumida pelos órgãos abdominais. Em repouso o cérebro consome cerca de 20% e o coração 10% da energia total consumida pelo corpo.
O QUE ACONTECE quando a gente DORME: Fisiologia do SONO no ADULTO
Quando a pessoa dorme, ela consome energia.?
Durante o sono, o corpo consome menos energia, pois há o completo relaxamento dos músculos. Caso não dormíssemos, o número de calorias ingeridas para sobreviver teria que ser muito maior. A segunda função do sono está relacionada com os processos reparadores que o corpo executa enquanto dormimos.
Todos os processos fisiológicos precisam de energia, mas “o cérebro é o órgão que mais consome energia”, diz DeFelipe, e além disso está continuamente funcionando, mesmo durante a noite, o que justifica seu grande gasto energético.
O que gasta mais calorias, dormir ou ficar acordado?
Segundo um estudo da Fundação do Sono dos Estados Unidos, adultos queimam cerca de 50 calorias por hora enquanto dormem. Ao comparar com a média de sete horas de sono por noite, são 350 calorias queimadas sem nenhum esforço.
Dormir bem permite que o cérebro processe melhor as novas experiências e conhecimentos. É durante o sono que as memórias adquiridas recentemente são transferidas do córtex motor para o lobo temporal, onde se transformam em informações "enraizadas", que serão lembradas a longo prazo.
Como meu corpo funciona para produzir energia enquanto estou dormindo?
Conhecida como “hormônio do sono”, a Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano. Basicamente sua função mais importante é induzir a pessoa a dormir, contribuindo para o bom funcionamento do metabolismo e a regulação do ritmo circadiano.
Perder até 2 kg durante a noite pode parecer muito, né? Mas, na verdade, isso acontece porque nosso corpo perde água enquanto dormimos, através da respiração e do suor, e isso se soma à água que eliminamos quando vamos ao banheiro ao acordar.
Melatonina. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, e influencia a regulação do sono. Esse hormônio é produzido quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite.
É o que indica o estudo divulgado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto do Sono, realizado em junho de 2017. De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo.
Segundo ele, durante o sono, o metabolismo cardiorrespiratório relaxa, assim como o padrão de ondas cerebrais. “É quando a pessoa vivencia a saída do corpo. Quando retorna, ainda se encontra nesse estágio e em estado alterado de consciência. Ela tenta se mexer e falar e não consegue.
Para descobrir o melhor horário para dormir, você pode considerar a hora em que precisa acordar pela manhã e contar 7 horas para trás (a quantidade mínima recomendada para adultos). Por exemplo, se você precisa acordar às 6h da manhã, deve considerar começar a relaxar antes das 23h.
Adultos de 18 a 60 anos devem ter 7 ou mais horas de descanso por noite; indivíduos de 61 a 64 anos, entre 7 e 9 horas; e pessoas com mais de 65 anos de idade, cerca de 7 ou 8 horas, segundo os CDC.
— Começar o dia às 6 da manhã e terminar as atividades às 10 da noite sincroniza com os ritmos naturais do corpo. Isso ajuda a promover um ambiente propício à queima de gordura — explicou o especialista.
Os hormônios liberados durante o sono são a Grelina e a Leptina. Elas também são responsáveis pelo controle nosso do apetite e atuam no nosso sistema metabólico de gorduras e glicoses, fazendo com que tenhamos a sensação de saciedade por mais tempo. Há outras razões que explicam porque dormir bem emagrece.
Segundo Suthard, ganhar um pouco de peso durante a noite é “perfeitamente normal” e não significa que a dieta e a rotina de ginástica estejam “falhando”. No geral, a variação resulta do o acúmulo de líquido provocado por algum fator fora da rotina.
Para o emagrecimento, por exemplo, a corrida queima mais calorias por minuto que a caminhada. Por isso, entre fazer 30 minutos de uma ou de outra, correr será mais eficiente. Isso significa que para uma caminhada gastar a mesma quantidade de calorias que a corrida é necessário mais tempo de exercício.