Por que a ADI E a ADC são consideradas ações ambivalentes ou de sinal trocado?

ADI e ADC COMO AÇÕES DÚPLICES Nesse sentido: As duas ações são dúplices ou ambivalentes, isto é, as decisçoes nelas proferidas – pela procedência ou pela improcedência – geram eficácia jurídica. Entretanto, como a ADC assemelha-se a uma “ADI de sinal trocado”, a eficácia da decisão também é inversa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Por que a ADI E a ADC são consideradas ações diretas inseridas no sistema de controle concentrado de constitucionalidade?

Segundo o STF, a ADI e a ADC são ações de natureza dúplice. Porque, na hipótese de declaração de inconstitucionalidade, teríamos uma ADC desconstituída, caso proposta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que significa o efeito dúplice ou ambivalente nas ações constitucionais de controle?

Baseia-se na equivalência entre as ações, uma vez que ambas são julgadas pelo mesmo órgão (o Supremo Tribunal Federal) e têm como núcleo a mesma questão, a compatibilidade de lei ou ato normativo com a Constituição Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufu.br

O que significa o efeito ambivalente na decisão proferida na ADI?

Na hipótese de indeferimento da medida cautelar em ADC, em razão do efeito ambivalente da ação, referida decisão significaria o mesmo que a procedência da ADI. Desse modo, respeitados os requisitos legais, é possível a concessão da eficácia erga omnes e efeito vinculante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.revisaopge.com.br

Quais as principais diferenças entre ADI e ADC?

A ADI é utilizada para questionar leis ou atos normativos federais ou estaduais que violam a Carta Magna. No caso da ADC, o objeto de questionamento são apenas as leis ou os atos normativos federais. A ADPF foi regulamentada em 1999, por meio da Lei 9.882/1999.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

ADIN e ADC - Constitucional OAB

Quais são as 3 ações principais do controle da constitucionalidade?

O sistema brasileiro de controle de constitu- cionalidade apresenta-se com três espécies de controle judicial: controle difuso ou incidental; ação direta de constitucionalidade e de inconstitucionalidade; e ação direta inter- ventiva.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

Qual a diferença entre o objeto da ADPF e ADI ADC?

ADPF: abrange situações em que há alegação de violação direta de preceitos fundamentais, mesmo que não haja uma lei específica em questão. ADI: é aplicada quando se questiona a constitucionalidade de uma lei ou ato normativo em específico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quais os efeitos produzidos pelas decisões definitivas de mérito proferidas pelo STF nas ADI e nas ADC?

As decisões definitivas de mérito proferidas pelo STF em ADI e ADC produzem eficácia contra todos e efeito vinculante. Tais efeitos não vinculam, contudo, o próprio STF.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em buscadordizerodireito.com.br

Quais são os efeitos de uma decisão em ação direta de inconstitucionalidade ADI )?

Efeitos da ADI

Torna inaplicável a norma declarada inconstitucional; Tem efeito vinculante: órgãos do Poder Judiciário, Administração e Poder Executivo em atuação oficial são obrigados a cumprir a decisão e a agir de acordo com o que ela determinou.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Qual o efeito da decisão definitiva de mérito proferida pelo STF nas ações declaratórias de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal?

As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revista.defensoria.rs.def.br

O que é efeito Duplice?

As ações dúplices são as ações (pretensões de direito material) em que a condição dos litigantes é a mesma, não se podendo falar em autor e réu, pois ambos assumem concomitantemente as duas posições. Esta situação decorre da pretensão deduzida em juízo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem são os legitimados para propor ADC?

Somente podem propor ADC o presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados ou o procurador-geral da República.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

Qual a natureza da ADI?

ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade, é um instrumento de controle abstrato que tem como objetivo defender a Carta Magna contra lei ou ato normativo de âmbito federal ou estadual, que contrarie suas regras e princípios, preservando o ordenamento constitucional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem julga ADI e ADC?

Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I – processar e julgar, originariamente: a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal; Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cj.estrategia.com

Qual é o objetivo da ADC?

É impetrada no Supremo Tribunal Federal, visando à declaração de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. As decisões definitivas de mérito sobre essa ação têm eficácia contra todos e efeito vinculante no âmbito dos demais órgãos do Judiciário e do Executivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Qual é o objetivo da Ação Direta de Inconstitucionalidade ADI no Brasil?

Ação que tem por objeto principal a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. É proposta perante o Supremo Tribunal Federal quando se tratar de inconstitucionalidade de norma ou ato normativo federal ou estadual perante a Constituição Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

Quais os atos que não podem ser objeto de ADI?

Em regra, não é cabível ADI sob o argumento de que uma lei ou ato normativo violou um tratado internacional. Em regra, os tratados internacionais não podem ser utilizados como parâmetro em sede de controle concentrado de constitucionalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em buscadordizerodireito.com.br

O que significa o efeito vinculante na decisão proferida na ADI?

Por fim, a decisão também possui efeito vinculante, uma vez que ela vincula todos os demais órgãos do Poder Judiciário, além de toda a Administração Pública. Contudo, ela não vincula o Poder Legislativo e nem o próprio STF.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

O que acontece com os efeitos de uma lei declarada inconstitucional?

O ato declarado inconstitucional deve ser retirado do mundo jurídico por ser incom- patível com a Constituição, mas é possível, analisando-se o caso concreto, que efeitos do ato nulo continuem persistindo, deven- do ser essa modulação de efeitos objeto ex- plicitado da decisão do STF.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

O que significa o efeito ambivalente da decisão proferida na ADI?

A ADI e a ADC são ações ambivalentes, vale dizer, os efeitos da improcedência de uma equivalem aos efeitos de procedência da outra. É esse o entendimento que se extrai do artigo 24 da Lei 9868/99: Art. 24.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é a modulação dos efeitos da decisão da ADI?

Modulação dos efeitos significa a possibilidade de se restringir a eficácia temporal das decisões do Supremo em controle difuso ou concentrado de constitucionalidade nas ações que ali cheguem, de modo a terem efeitos exclusivamente para o futuro (prospectivos).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Qual foi o fundamento central do acórdão proferido pelo STF quando do julgamento da ADI nº 3395 DF?

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 3395, que questionava a regra da Emenda Constitucional nº 45/2004 – que dava a entender que a Justiça do Trabalho passaria a ser competente para julgar as ações dos servidores públicos estatutários.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sinasefe.org.br

Porque a ADI e ADC são consideradas ações diretas inseridas no sistema de controle concentrado de constitucionalidade?

Segundo o STF, a ADI e a ADC são ações de natureza dúplice. Porque, na hipótese de declaração de inconstitucionalidade, teríamos uma ADC desconstituída, caso proposta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diferencia a ADI da ADC?

Em síntese, temos duas ações com finalidades contrárias: enquanto a ADI genérica deve ser utilizada para combater leis e atos normativos inconstitucionais, a ADC deve ser manejada para confirmar a constitucionalidade de uma lei, quando houver dúvida a respeito (controvérsia judicial relevante).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem pode propor ADI ADC e ADPF?

A lei que dispõe sobre a ADPF, a Lei 9.882/99, traz que os legitimados para propor a arguição de descumprimento de preceito fundamental são aqueles que podem propor a ação direta de inconstitucionalidade (ADI), e que estão presentes na Constituição Federal Brasileira.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br