e na 3. pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?
Vir é, também, infinitivo do verbo vir: – Disse-me para eu vir aqui ter com ele. Vier, por sua vez, é o futuro do conjuntivo do verbo vir: – Se eu vier a tempo, ainda te ligo.
A palavra “ver” é usada como verbo no infinitivo de forma impessoal. Desse modo, não precisa de sujeito. O verbo ver pode ser usado em muitos sentidos, a exemplo de presenciar, olhar e enxergar. A aplicação vai depender do contexto em que ele aparece.
VIM ou Vir? Qual é o CORRETO? Quando Usar? (Aprenda com EXEMPLOS)
Qual o futuro de ver?
O verbo “ver” está conjugado no futuro do subjuntivo; portanto, a forma verbal correta seria “vir”. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja: VIANA, Guilherme.
O verbo “vir” é usado com o sentido de “chegar a”, “regressar”, “acompanhar”, “ter origem” etc. A primeira e a terceira pessoa do singular do verbo “ver”, no futuro do subjuntivo, dão-se na forma “vir”.
Isso porque “Vai vir” é a combinação do verbo “ir” no futuro do presente (“vai”) com o verbo “vir” no infinitivo (“vir”). Essa estrutura indica uma ação que acontecerá no futuro e está certa.
Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.
O VI é um editor modal, o que significa que ele opera em diferentes modos. Os dois principais modos são o Modo de Comando e o Modo de Inserção. Modo de Comando: Utilizado para navegação, exclusão, cópia e outras operações. Modo de Inserção: Utilizado para inserir ou editar texto.
Eu tinha visto o carro antes de ele passar. - "Pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo: Indica uma ação que ocorreu no passado, antes de outra ação também ocorrida no passado. Eu vi o carro quando atravessei a rua.
O verbo “ver”, no presente do indicativo, apresenta a seguinte conjugação: eu vejo, tu vês, ele ou ela vê, nós vemos, vós vedes, eles ou elas veem. Já o termo “ver”, na segunda ocorrência, está no infinitivo.
Vê ou ver: quando usar? Não se desespere, é muito fácil. Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.
Resumo. Enquanto “vê” indica algo que está acontecendo naquele momento, assim como expressando uma ordem ou pedido ou conjugado em algumas conjugações verbais, usamos o “ver” nas locuções verbais, quando o verbo não tem sujeito e está no infinitivo impessoal.