O Sol está presente o ano todo em Punta Cana e por isso é um destino que pode ser visitado o ano inteiro. A média de temperatura anual da cidade é de 26°C. Seu inverno acontece nos meses de dezembro a março, quando chove menos, e o verão ocorre nos meses que vão de junho a setembro.
A alta temporada em Punta Cana acontece entre dezembro e abril, quando o clima é estável. A contrapartida é que os preços sobem e as praias e resorts estarão cheios, principalmente de viajantes que tentam escapar do frio dos Estados Unidos – país que mais envia turistas à República Dominicana.
Isto porque, esta cidade conta com altas temperaturas ao longo de quase todo o ano, o que deixa o clima quente e propício para atividades ao ar livre. Mas, na nossa opinião, os 3 meses para não viajar a Punta Cana são agosto, setembro e outubro (incluiríamos até novembro).
Os meses que você deve evitar viajar para Punta Cana vão de agosto a novembro, quando chove mais na região e também por ser a temporada de furacões no Caribe. Entre agosto, setembro e outubro as tempestades tropicais são mais intensas, sendo o mês de setembro o que tem as piores condições.
Maio e Junho: São os melhores meses para economizar em Punta Cana e aproveitar a viajem com mais tranquilidade, pois nessa época a cidade costuma estar menos cheia.
☑️ Baixa e alta temporada em Punta Cana! Quando ir? Quando é mais caro? Quando é o verão?
Qual o mês mais chuvoso em Punta Cana?
A temporada de chuvas em Punta Cana é a que compreende os meses maio, junho e julho. Então, se você só tiver estes meses para visitar a cidade, é interessante colocar alguns atrativos em locais fechados no roteiro da viagem. Apesar das chuvas, estes meses contam com altas temperaturas.
Nessa época pode ocorrer o surgimento de furacões e chuvas tropicais. Mas é importante compreender que este período é somente de alerta, e não significa que ocorra esse fenômeno natural. Ressaltamos que há 5 anos não ocorre registros de furacões no Caribe.
Com uma estadia de 7 dias, você poderá desfrutar de um bom número delas. Punta Cana é a referência turística mais importante da República Dominicana e também a cidade a partir da qual é possível descobrir alguns dos lugares mais incríveis do Caribe.
Em geral, o inglês e espanhol são as línguas mais faladas, sendo possível se comunicar bem em praticamente qualquer lugar com elas. Em Cancún, Punta Cana e San Andrés, o espanhol é o idioma mais falado.
Cancún é uma cidade moderna, com atrações diversificadas para todas as idades e vida noturna agitada. Por outro lado, Punta Cana oferece um ambiente mais tranquilo e sereno, perfeito para quem busca relaxar à beira-mar e desfrutar do conforto de um resort.
A melhor época para viajar a Punta Cana, considerando os fatores climáticos, vai de dezembro até abril, quando é inverno da região. Essa é a época de alta temporada em Punta Cana e corresponde ao inverno, que tem meses mais secos e com menos chuvas, além de ausência de furacões.
Turistas precisam estar vacinados contra a Covid-19 e a febre-amarela. Para visitar Punta Cana, é obrigatório estar com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo no mínimo com 21 dias antes da viagem. O turista pode também apresentar o PCR negativo 72 horas antes do voo.
Na maioria das vezes, a época de sargaço em Punta Cana acontece no verão, meses como junho, julho, agosto e setembro. Mas, isso é bem imprevisível. Então, o mais indicado é ficar pesquisando na Internet, analisar a opinião das pessoas que viajaram para este destino e o mapa de sargaço da cidade.
A moeda corrente na República Domicana é o peso dominicano. Nos últimos tempos US$ 1 tem comprado 38 pesos dominicanos (caso houvesse câmbio direto, R$ 1 valeria 20 pesos dominicanos). O dólar é aceito (e preferido) em todas as áreas turísticas.
A temperatura em Punta Cana é agradável o ano inteiro, sendo a média no verão de 26ºC e no inverno de 22ºC. Então, você conseguirá aproveitar bastante a praia e todos os passeios em Punta Cana em qualquer uma das duas estações.
Qual foi a última vez que teve furacão em Punta Cana?
Em 2003, a tempestade tropical Odette causou danos à agricultura, movimentos de terra e a morte de várias pessoas. Em setembro de 2022, o Furacão Fiona fez sua passagem ao longo da costa de Punta Cana, causando danos significativos à área turística.
A boa notícia pra você que está sonhando em viajar para Punta Cana é que brasileiros não precisam de visto para entrar na República Dominicana. É por conta dessa facilidade que esse destino vem ganhando bastante destaque atualmente.
Preciso de visto para Punta Cana? Para visitar Punta Cana e a República Dominicana a turismo, por até 30 dias, você precisa apenas de um passaporte válido por toda a duração da viagem e do comprovante internacional, constando a dose da vacina de febre amarela.
Nossa recomendação é sempre levar um valor em espécie (dinheiro vivo), em torno de 500 a 1000 reais convertidos em pesos por pessoa, sendo que com um real você consegue comprar cerca de 10 pesos dominicanos.
O ideal é que você tenha entre 5 a 7 dias completos em Punta Cana para aproveitar o melhor do destino e, também, para fazer valer a pena a sua viagem até um lugar distante como esse.
Lembrando que o Caribe está no hemisfério norte do planeta, logo, o período mais quente do ano vai de junho a setembro, mas pode expandir a grande incidência de chuvas até novembro – e vamos explicar abaixo o motivo.
Como dissemos acima, novembro é a baixa temporada em Punta Cana. Então, é um mês bem atrativo para as compras. Nós sugerimos que você reserve uma quantia de dinheiro para comprar algumas coisas por lá, como lembrancinhas e souvenirs, por exemplo – que não podem ficar de fora de qualquer roteiro.