O banco recebedor realiza a conferência dos dados informados pelo emissor da transferência e se houver alguma divergência ocorre a devolução. Para solicitar a devolução de uma TED/DOC, o cliente entra em contato com o seu banco para solicitar a devolução do valor.
Um Pix, assim com um TED efetivado (se feito dentro do horário comercial) não pode ser cancelado. Uma vez que o valor está na conta do favorecido (a pessoa que recebeu o dinheiro) não há como recuperá-lo, a menos que entre em contato com essa pessoa para solicitar a devolução.
Não é possível cancelar transferência / TED já realizada. Se alguma informação estiver errada, como número de agência e conta ou dados do destinatário, o banco recebedor devolverá a transferência e o valor será creditado automaticamente na sua conta, no mesmo dia.
Portanto, para recapitular: DOC: pode ser cancelado até as 16h do mesmo dia ou até as 23h59 do dia anterior à efetivação, se agendado. TED: pode ser cancelado se feito após às 17h ou em período não útil, desde que a solicitação seja feita até as 23h59 do dia anterior à efetivação.
Caso tenha sido vítima de um golpe, o primeiro passo é a vítima imediatamente entrar em contato com seu banco para relatar o caso e solicitar a devolução dos valores transferidos para o suposto golpista.
Como estornar uma TED errado? Como consertar uma Ted errado?
Tem como voltar TED?
Para solicitar a devolução de uma TED/DOC, o cliente entra em contato com o seu banco para solicitar a devolução do valor. O banco emissor irá acionar o banco recebedor pedindo a devolução da transferência. A devolução da TED ocorre no mesmo dia do envio.
Tem como recuperar dinheiro que foi transferido para conta errada?
Esse é o problema mais comum, e pode ser resolvido sem qualquer prejuízo, desde que você tome uma atitude rápida quanto ao problema. Ao perceber que transferiu dinheiro para conta errada, vá até a agência mais próxima e informe o ocorrido para que seja feito estorno dos valores.
O Banco Central (BC) divulgou hoje (21) circular estabelecendo prazo de uma hora para devolução da Transferência Eletrônica Disponível (TED), quando houver erro nas informações do destinatário ou inadequação de finalidade. O prazo começa a contar após o recebimento pelo banco de destino.
Geralmente a TED cai na conta em alguns minutos, mas tudo vai depender do horário em que a operação é realizada. A transferência pode levar até 1 hora quando feita dentro do horário comercial, considerando até às 17 horas. Nos finais de semana e feriados, o valor cairá somente no dia útil seguinte.
Devolução é quando há informação divergente na transferência. Nesse caso, irá constar no extrato da sua conta PJ: "TED ENVIADA DEVOLVIDA"; Estorno é quando há duplicidade da transferência. Nesse caso, irá constar no extrato da sua conta PJ: "EST TED ENVIADA".
Para realizar o cancelamento do pagamento acesse a rota: Menu > Pagamentos e Transferências > Excluir e Autorizar Exclusão. Caso o pagamento já tenha sido autorizado, não se esqueça de também autorizar a exclusão.
O estorno no cartão de crédito acontece em até 24 horas após a confirmação do cancelamento pelo estabelecimento. Mas esse prazo pode ser maior, dependendo da empresa responsável pela máquina de cartão (algumas levam até 15 dias).
Confira os dados antes da confirmação da emissão da TED, pois não existe opção de cancelamento. O valor da transferência é debitado em conta com o histórico ENVIO TED. Ocorrendo devolução pelo banco destinatário, o valor será creditado na conta em que foi debitada a TED com o histórico DEVOL TED.
Caso isso aconteça, verifique no banco de origem da transferência se a transação foi realizada com sucesso e se o dinheiro não estornou para a conta do remetente.
O TED permite transferência com valores acima de R$ 5 mil, enquanto para o DOC, o valor máximo permitido é de até R$ 4.999,99. Em relação ao prazo, o TED funciona assim: se transferido até às 17h, o dinheiro entra na conta no mesmo dia, caso contrário só no próximo dia útil.
Como saber se o TED foi feito? Se o valor não for estornado em até um dia útil significa que a TED foi efetivada com sucesso na conta do destinatário dos recursos. No entanto, se houver algum erro ou a transferência for recusada pelo banco do destinatário, o valor é devolvido.
Tem como recuperar o dinheiro que foi depositado em conta errada?
O banco terá todo suporte para lhe ajudar. Não sendo possível identificar o legítimo proprietário do dinheiro, uma alternativa é realizar um boletim de ocorrência informando o ocorrido, para que as autoridades policiais possam tomar as medidas adequadas para resolver o problema.
O que acontece quando faço uma transferência errada?
Neste caso o interessado deve ingressar com uma ação judicial. Para isso, é importante que a pessoa prejudicada faça um boletim de ocorrência e tenha em mãos o comprovante de depósito/transferência. Além do mais, o interessado ainda pode apresentar os registrados de recusa da devolução.
Quando o dinheiro pode ser devolvido numa TED errada? O dinheiro deve voltar para sua conta em até 60 minutos após a liquidação interbancária, desde que a operação tenha sido feita dentro do horário de funcionamento do sistema de liquidação de transferência de fundos.
Qual a recomendação neste caso? Constatado os valores a mais na conta, a recomendação é que o consumidor não mexa no dinheiro e avise o banco ou a instituição financeira sobre o erro. Provavelmente será investigado o assunto e, confirmando o depósito por engano, solicitarão a devolução.