Brasília (07/02/2024) – Começou, no dia 28 de janeiro, o período de proteção do camarão nas regiões Sul e Sudeste, com exceção do Espírito Santo, cuja norma entrou em vigor em 1º de dezembro de 2023.
O período anual de paralisação da pesca está compreendido de 1º de março a 31 de maio, na área marinha que abrange a divisa dos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro e a Foz do Arroio Chuí, no Estado do Rio Grande do Sul.
Dia 28 de janeiro começa o período de defeso do camarão, uma medida crucial para a conservação das espécies de camarão-sete-barbas, camarão-rosa, camarão-branco, santana ou vermelho e barba-ruça. Instituído pela Portaria SAP/MAPA Nº 656/2022, esse período de proteção se estende até o dia 30 de abril.
Em São Paulo, teve início em 1º de novembro de 2023 e vai até 28 de fevereiro de 2024. “Não pode ser igual porque as bacias hidrográficas e os ambientes marinhos são diferentes.
Quando termina o defeso do camarão no Rio de Janeiro?
O período de defeso de camarões marinhos das espécies sete-barbas, rosa, branco, santana ou vermelho e barba-ruça começa neste domingo (28) nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e se encerrará em 30 de abril.
Brasília (07/02/2024) – Começou, no dia 28 de janeiro, o período de proteção do camarão nas regiões Sul e Sudeste, com exceção do Espírito Santo, cuja norma entrou em vigor em 1º de dezembro de 2023.
O Período de defeso da piracema para as bacias do Paraná (IN IBAMA 25/2009) e do Atlântico Sudeste (IN IBAMA 195/2008) termina nesta quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024.
A ação de fiscalização da Semas, que tem por base a Portaria 325/2020, do Mapa, cobre o segundo período de defeso da espécie este ano, que foi de 10 a 15 de fevereiro. O próximo período será entre os dias 11 e 16 de março de 2024.
A piracema é a fase que os peixes migram rio acima para reproduzir, com isso os peixes ficam mais fáceis para pescar. A partir desta terça-feira (1º), começa o período de defeso da Piracema de 2024 que segue até 31 janeiro de 2025.
De 1º de novembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022 ocorre o período de defeso nas bacias dos rios Paraná, Paraíba do Sul e Ribeira de Iguape no Estado de São Paulo. Durante esse período, fica proibida a pesca para espécies de peixes em reprodução, visando à proteção da fauna aquática nativa.
Tem início no dia 1° de março e se estende até o dia 31 de maio, o período do defeso do camarão. Durante este período, fica proibida a pesca de arrasto motorizado dos camarões branco, rosa, santana, sete barbas, entre outros.
Uma porção de 100 gramas de camarão contém cerca de 21 gramas de proteínas, o que representa quase 40% das necessidades diárias deste nutriente. Além disso, o camarão é uma fonte excelente de outros nutrientes, como vitamina B12, selênio, ferro e zinco.
Quando termina o defeso do camarão em Angra dos Reis?
Terça-Feira, 23/01/2024 | Começa neste domingo, dia 28, o período de defeso de camarão nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, o que inclui Angra dos Reis. Durante o período, que se encerra em 30 de abril, fica proibido o exercício da pesca de arrasto com tração motorizada para a captura de diversas espécies.
As melhores luas para pescar à noite são a lua cheia e a lua minguante. A lua cheia é indicada para quem pesca no mar, já que a fase oferece mais luminosidade. É também nesse período que os peixes costumam estar com o metabolismo acelerado, e, portanto, mais agitados em busca de comida.
Dentre os mais conhecidos estão o dourado, o surubim, o jaú, a eurimata, a piramutaba e a piracanjuba. A pesca é uma atividade de subsistência e os pescadores amadores devem portar a carteira de pesca, que pode ser obtida nas unidades de atendimento do IEF em todo o Estado ou pelo site do IEF (www.ief.mg.gov.br).
Defeso da piracema, período de restrição à pesca de espécies nativas , começa nesta quarta-feira (1º) e vai até 28 de fevereiro. Defeso da piracema, período de restrição à pesca de espécies nativas , começa nesta quarta-feira (1º) e vai até 28 de fevereiro.
Na Bahia, o período do defeso da piracema na bacia do Rio São Francisco termina dia 28 de fevereiro de 2024. Em lagoas marginais o período se estende até 30 de abril. Durante esse período é permitido apenas pescar para o consumo.
A medida provisória (MP 1.263/2024) cria um auxílio extraordinário a pescadores profissionais artesanais da região Norte do país prejudicados pela seca. O auxílio será pago pela Caixa Econômica Federal, em parcela única, no valor de R$2.824,00. É preciso estar cadastrado no seguro-defeso do INSS.
quando eles se deslocam até suas nascentes para desovar. A piracema no estado de SP vai de 1º de novembro a 28 de fevereiro, Veja abaixo as restrições para a prática da pesca.
Para os reservatórios, há ainda a permissão para pesca embarcada e desembarcada de pescadores profissionais e amadores, desde que sigam as restrições para uso de equipamentos de pesca. O período de defeso termina em 28 de fevereiro de 2022.
No Brasil, o período de defeso é estabelecido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele ocorre de novembro a fevereiro, conforme o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conepe). Foi criado em 1967 através do Código de Pesca.
Os órgãos responsáveis por estabelecer esse intervalo são o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ocorre de novembro a fevereiro, conforme o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conepe).