Nesta segunda-feira, 24 de junho de 2024, as obras da linha 6-Laranja de Metrô, que vai ligar a zona noroeste ao centro da capital, chegam a mais uma fase, com o encontro dos túneis da futura Estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande.
No total, o projeto foi interrompido por quatro anos.
Antes da desistência do consórcio, a previsão de entrega da linha 6-laranja era justamente 2018. Com isso, passou para 2020 e, depois, 2021. O novo prazo, até então, era 2025.
Quando a linha 6-laranja ficará pronta? A expectativa é que o primeiro trecho, entre Brasilândia e Perdizes, seja entregue no segundo semestre de 2026. As paradas restantes ficariam para abertura até outubro de 2027.
OBRA ESTAÇÃO BRASILÂNDIA LINHA-6 LARANJA AQUI SERÁ UM IMPORTANTE ACESSO JUNTO COM TERMINAL DE ÔNIBUS
Quando fica pronto o metrô Brasilândia?
O empreendimento avançou com o encontro dos túneis da futura Estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande, trecho que liga a linha de transporte à principal base de operação e controle do ramal metroviário. “Mais uma etapa importante que vai garantir a chegada até o final de 2026 na estação Perdizes.
Apelidada de “Linha Uni”, ramal passará por várias faculdades e terá 15 estações. Você com certeza já conhece a Linha 6-Laranja, futuro ramal do metrô de São Paulo que deve começar a operar parcialmente em 2026.
Informação consta em relatório da concessionária responsável pela obra; governo e empresa afirmam que ramal deve estar pronto em 2027, com operação parcial em 2026.
Perdizes. A futura localização da estação Perdizes será na confluência entre a Av. Sumaré e as ruas Apinajés e Apiacás. A estação trará muito mais facilidade de acesso ao Parque da Água Branca, Estádio Allianz Parque e também aos Shoppings Bourbon e West Plaza.
Quais são os futuros projetos de expansão do metrô de São Paulo?
A Futura Maior Linha
Os destaques são as estações Anália Franco, projetada com os requisitos de sustentabilidade para atender aos requisitos de obtenção do certificado LEED, e Penha que abrigará um complexo de estações, com uma nova para a Linha 11-Coral e ampliando a já existente da 3-Vermelha.
A meta é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está previsto para 2027.
Transporte. O bairro Cambuci tem estações de metrô próximas à Pedro II, na Linha 2-Vermelha; à Liberdade e à São Joaquim, na linha 1-Azul. Com elas, há transporte para praticamente qualquer região de São Paulo, como Brás, incluindo as mais distantes do centro.
A primeira parada é a Estação Morro Grande, que está localizada a 2,1km da Estação Brasilândia, atual terminal em construção do ramal. Entre estas duas estações existirão pelo menos três estruturas. A partir da estação Brasilândia está em construção o VSE Domingos Vega (550 m).
De acordo com Tarcísio, a expectativa é que a Linha 6-Laranja entre em operação parcial ao longo de 2026. A entrega total do novo ramal entre a Brasilândia e o centro da capital está prevista para abril de 2027.
Desde a campanha eleitoral de 2022, Tarcísio afirma que o estado vai aumentar linhas e estações de metrô, além de continuar com obras como a linha 6 (laranja), que tinha previsão de entrega no ano de 2020. A expectativa atual é entregar a operação parcial (algumas estações) ao longo de 2026.
Além de construir a linha, a Acciona vai operar o serviço por 19 anos. A Linha 6 foi construída no modelo de PPP, em que o estado e a empresa dividem os investimentos, previstos em R$ 15 bilhões no total.
O poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) Felício dos Santos, que faz parte das obras da Linha 6-Laranja de metrô, implantado na Rua Senador Felício dos Santos, 142, no bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, será remanejado de endereço.
Guarulhos, a segunda cidade do estado após a capital e com mais de 1,4 milhão de habitantes, é o primeiro município paulista que terá uma linha de Metrô, passando à frente de Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e outras cidades importantes – até no ABC – além de outros municípios da Grande São Paulo.