A última grande erupção em Santorini, conhecida como a erupção Minoica, aconteceu em 1600 a.C. e foi tão poderosa que alterou a geografia da ilha. Tradicionalmente, se considera que após tais eventos, o vulcão entra num período de recuperação, com atividades discretas.
Há cerca de 3.600 anos, um vulcão destruiu Tera, uma ilha do mar Egeu actualmente conhecida como Santorini. A cidade de Akrotiri, na extremidade meridional da ilha, ficou sepultada sob um metro de cinzas e pedra-pomes. Há escavações arqueológicas aqui há vários anos.
As escavações revelaram a existência de uma antiga colónia minóica na parte sul da ilha, hoje conhecida como Akrotiri. A localização da ilha permitiu que Akrotiri se tornasse um centro comercial rico, desenvolvendo o comércio com a Grécia, Creta, Chipre e Norte de África.
Santorini é o vulcão mais activo do denominado Arco Egeu, sendo constituída por uma grande caldeira submersa, rodeada pelos restos dos seus flancos. Esta forma actual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção que há aproximadamente 3500 anos (cerca de 1680 a.C.) destroçou o seu território.
DEADLY Volcano Beneath Santorini | Countdown to Armageddon
Onde fica o maior vulcão da Europa?
O Etna, situado na Sicília, a sul de Itália, é o maior vulcão da Europa e um dos maiores do mundo. Com mais de 3.300 metros de altitude e mais de 200 crateras formadas ao longo de milhares de anos, esta super montanha está em permanente atividade, com a libertação de vapor e gases.
Não. O Brasil, segundo os pesquisadores, tem vários sistemas vulcânicos no seu passado, mas todos estão extintos. "Na placa sul-americana não. Existem áreas do planeta que sim, mas não na placa sul-americana, mas isso em uma escala de milhões de anos", enfatiza o professor Machado.
O nome “Santorini” é uma contracção das palavras “Santa” e “Irene” do nome da antiga catedral da aldeia de Perissa. Embora, “Thira” continua a ser o nome oficial da ilha.
Este revestimento branco reflexivo proporcionou uma maneira econômica de manter os edifícios frescos durante os escaldantes verões do Mediterrâneo. O calcário do gesso reflete o sol forte, criando um sistema de resfriamento natural nessas residências encantadoras.
Devido ao solo vulcânico e ao clima único da ilha, as uvas cultivadas em Santorini adquirem características distintas que resultam em vinhos únicos e saborosos. A casta de uva mais conhecida é a “Assyrtiko”, que produz vinhos brancos secos e refrescantes, com uma acidez equilibrada e aromas cítricos.
A língua oficial de Santorini é o grego. A maioria dos funcionários de restaurantes, vendedores, donos de lojas e motoristas de táxi também fala inglês.
Em grego, Santorini também é conhecido como Thira ou Thera. Santorini faz parte do grupo de ilhas das Cíclades. A área da ilha é de 96 km2, enquanto a costa que circunda a ilha se estende por quase 69 km. A capital de Santorini é Fira e toda a população é de 13.500 pessoas.
Quanto custa viajar para Santorini? Viajar do Brasil para Santorini custa, em média, R$ 8.967, considerando apenas as passagens de ida e volta de avião, na alta temporada (junho a agosto). Na baixa temporada (outubro a março), esse valor cai para R$ 7.500.
Quantos dias é necessário para conhecer Santorini?
Quantos dias ficar em Santorini? Cerca de três dias são o suficiente para conhecer os principais pontos de interesse em Santorini, com o quarto dia de viagem servindo para a partida para outro destino.
Santorini é obviamente famosa por sua impressionante caldeira em forma de meia-lua, metade da qual está submersa – tornando-a a única caldeira submersa do mundo. Ela criada por uma das maiores erupções conhecidas há cerca de 3.600 anos.
Se você preferiu não voltar para fazer compras e ainda está na região do Kastro, vai ver a escada que leva a baía/porto de Amoudi (foto acima). Se você descer alguns degraus nela, já vai ver a mudança de cenário e vai perceber que a escada é longa. Se quiser descer os mais de 300 degraus, vá com calma.
As casas da ilha foram construídas com pedras vulcânicas escuras que são isolantes térmicos para os dias quentes. A coloração branca vem da cal muito usada nas construções, já que era bem barata no início do século XX. A tinta azul era comum e barata nas ilhas gregas, por isso a predominância.
Apesar de Santorini também ter praias belíssimas, é em Mykonos que estão as melhores praias e mais badaladas do verão europeu na Grécia. São mais de 10 praias para explorar na ilha como Agia Anna, Panormos Beach, Ftelia Beach Aghios Sostis, Agios Stefanos, Petinos Beach, Platis Gialos Beach e Paradise Beach.
O arquipélago conta com mais de duas mil porções de terra, sendo que apenas 25 ilhas são habitadas. Banhado pelo Mar Egeu, o arquipélago das Ilhas Cíclades está localizado na região sul da Grécia, entre Atenas e a grande ilha de Creta.
Dos 32,7 milhões de pessoas que visitaram a Grécia no ano passado — um recorde — cerca de 3,4 milhões passaram por Santorini, uma ilha com 15.500 habitantes.
O clima de inverno se instala em Santorini entre dezembro e fevereiro, por isso é considerado uma baixa temporada em termos de atividade turística. No entanto, durante essa estação, a ilha oferece atividades e oportunidades exclusivas se você quiser uma atmosfera pacífica e autêntica.
Qual cidade brasileira foi construída em cima de um vulcão?
Poços de Caldas é conhecida nacionalmente por se encontrar na cratera de um vulcão que, para delírio dos mais afoitos, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mas isso não passa de lenda. Segundo o engenheiro de minas, Resk Frayha, ex-prefeito de Poços, a cidade se encontra em uma região de origem vulcânica.
É verdade que Ribeirão Preto foi construída em cima de um vulcão?
A lenda é antiga e surgiu a partir de um terreno com turfa, na zona Norte. A resposta para essa questão (se Ribeirão Preto está sobre um vulcão adormecido?) é NÃO. O acidade on já tinha explicado essa situação em 2021, mas novos vídeos com informações 'fake' no YouTube trouxeram a lenda de volta.