A Primeira Epístola de Paulo a Timóteo foi escrita provavelmente entre 64 e 65 d.C., talvez enquanto ele estava na Macedônia (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org; 1 Timóteo 1:3).
I Timóteo foi escrita na Macedônia (provavelmente em Filipos), cerca de 64 D.C., durante o intervalo entre o primeiro e o segundo aprisionamento de Paulo em Roma.
Quantos anos tinha Timóteo quando recebeu a carta de Paulo?
Considerando-se que já estava havia 30 anos no ministério do evangelho de Jesus Cristo, Paulo estava em excelentes condições de ensinar Timóteo a ser eficiente em fortalecer a fé do próximo (ver 2 Timóteo 2:15–17, 22–26; 4:1–2, 5).
Ouça este artigo: As duas epístolas fazem parte do Novo Testamento e a tradição atribui a autoria delas ao apostolo Paulo, que as escreveu no período de 62 a 67 DC. Estas são epístolas dirigidas a indivíduos (Timoteo e Tito) para serem lidas nas igrejas onde eles eram responsáveis.
Qual foi a última carta que Paulo escreveu antes de morrer?
A Segunda Epístola a Timóteo, geralmente referida apenas como II Timóteo, é o décimo-sexto livro do Novo Testamento da Bíblia, a segunda carta que o apóstolo Paulo redigiu a Timóteo e a última epístola de Paulo em ordem cronológica.
Em que ano Paulo escreveu a segunda carta a Timóteo?
Quando e Onde Ele Foi Escrito? A Segunda Epístola de Paulo a Timóteo foi escrita provavelmente entre 64 e 65 d.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org).
Paulo adverte Timóteo de que algumas pessoas serão enganadas pelos falsos ensinamentos relacionados ao casamento e a práticas alimentares. Ele fala sobre a importância do casamento e de receber as criações de Deus com gratidão.
Qual é a motivação principal de Paulo ao escrever a epístola aos Colossenses?
O Apóstolo Paulo escreveu a epístola a Colossenses devido a um relato de que eles estavam cometendo um grave erro (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”). Falsos ensinamentos e práticas em Colossos estavam influenciando os santos de lá e abalando sua fé.
As epístolas paulinas ainda podem ser divididas em: Eclesiásticas - Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses e II Tessalonicenses. Pastorais - I Timóteo, II Timóteo e Tito. Pessoal - Filemom.
Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus" ou "honrado por Deus") foi um bispo cristão do século I que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, seu mentor, durante as viagens missionárias que empreendeu.
Quando São Paulo passou por aqueles lugares, no início da sua segunda visita missionária, escolheu Timóteo como companheiro de viagem, por que “ele era muito estimado pelos irmãos de Listra e Icônio” (At 16,2), mas o fez circuncidar “por causa dos Judeus que viviam naquela região” (At 16,3).
Paulo escreveu a Timóteo pouco antes de sua morte por decapitação, em Roma, para que seu amigo íntimo e discípulo viesse visitá-lo, trazendo livros e uma capa antes do inverno.
Qual é o último pedido de Paulo a Timóteo na carta?
Nesta carta, nós encontramos o último desejo de Paulo a Timóteo – na verdade, lê-se aqui o testamento do pai ao filho na fé: “Meu filho, seja forte por meio da graça que há em Cristo Jesus. Você me ouviu ensinar verdades confirmadas por muitas testemunhas confiáveis.
Quem escreveu esse livro? O Apóstolo Paulo é o autor da Epístola aos Romanos (ver Romanos 1:1). Ao escrever essa epístola, Paulo usou a ajuda de um escrevente, Tércio, que escreveu sua própria saudação aos santos romanos quase no final da epístola (ver Romanos 16:22).
Quando e onde foi escrito? “Paulo escreveu de Corinto as Epístolas aos Tessalonicenses, durante a sua segunda viagem missionária”, por volta dos anos 50 a 51 d.C. (Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org).
Os estudiosos da Bíblia concordam que ela foi escrita pelo apóstolo Paulo aos romanos para explicar como a salvação é oferecida por meio do Evangelho de Jesus Cristo. É a primeira e a mais longa das Epístolas Paulinas, e é considerada a epístola com o "mais importante legado teológico".
Quem Paulo pediu para levar uma carta aos Colossenses?
Um colossense chamado Epafras visitou Paulo em Roma e pediu-lhe conselho sobre como lidar com o grave problema dos falsos mestres que espalhavam doutrinas corruptas entre os santos. Essa epístola é o conselho de Paulo a Epafras e outros colossenses.
1 Timóteo 1 Paulo alerta quanto aos ensinamentos falsos. Ele dá glória ao Senhor Jesus Cristo que o tratou com grande misericórdia e o salvou. Paulo refere-se a si mesmo como sendo “o principal” pecador (1 Timóteo 1:15), ou seja, o pior dos pecadores, ao falar de seu combate ao cristianismo antes de converter-se.
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses.
Mesmo sabendo que dificuldades viriam, Paulo queria que Timóteo continuasse nas coisas que havia aprendido, com base na rica herança de fé que fora passada para o jovem pastor, não só através de Paulo, mas também de sua mãe e avó (2 Timóteo 1:5-6; 3:14-15).
Qual é a principal exortação de Paulo a Timóteo na carta?
Por este motivo, Paulo exorta a Timóteo: "aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino" (1 Timóteo 4:13), e "procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro...que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15).