Quando iniciar o anticoncepcional depois do parto?
Apesar de não ser necessário iniciar métodos contraceptivos antes de 3 a 4 semanas após o parto, pois não há ovulação neste período, é importante conversar precocemente sobre planejamento reprodutivo e orientar sobre os métodos contraceptivos ainda na maternidade ou na primeira consulta de puerpério.
Quanto tempo depois do parto posso começar a tomar anticoncepcional?
Quando devo iniciar a contracepção? Para aquelas mulheres que não amamentam ou que complementam a alimentação do bebê com fórmula, o ideal é o contraceptivo seja iniciado até a quarta semana após o parto. Já para aquelas que amamentam exclusivamente, a introdução pode ser adiada até cerca de seis semanas após o parto.
Devem ser iniciados pelo menos 21 dias após o parto, mas preferencialmente após 6 semanas. Já as mulheres que estão amamentado há mais de 6 meses podem usar métodos que contêm estrógeno e progesterona (pílulas combinadas, injeção mensal, anel vaginal e o adesivo).
Anticoncepcional Pós-parto | Durante Amamentação | Quando iniciar o uso?
Qual é o anticoncepcional indicado para quem está amamentando?
Algumas opções são a minipílula, o implante subcutâneo de etonogestrel, o anel vaginal de etonogestrel e a injeção intramuscular de acetato de medroxiprogesterona.
Quantos dias pós-parto pode tomar injeção anticoncepcional?
O uso de anticoncepcionais injetáveis mensais combinados entre as nutrizes deve ser evitado por pelo menos até o sexto mês após o parto para prevenir os riscos sobre a composição, qualidade e quantidade do leite materno, bem como afetar adversamente a saúde do bebê(1,2).
Precisa esperar menstruar para tomar anticoncepcional?
Logo, o recomendado é que a pílula seja tomada logo no primeiro dia do ciclo menstrual, que é quando começa a menstruação. Isso porque, apenas 7 dias após a paciente estará devidamente protegida contra uma gravidez não planejada.
Todos os contraceptivos, com poucas exceções, podem ser oferecidos depois de um aborto cirúrgico ou médico para tratamento de complicações (veja Quadro 1). A maioria pode ser iniciada no mesmo dia da intervenção.
A pílula combinada é aquela que possui progesterona e estrogênio, por isso, deve ser tomada apenas pelas mães não lactantes. Assim como qualquer outra pílula anticoncepcional, ela deve ser ingerida diariamente durante um período de 21 dias e pausada por uma semana para o fluxo menstrual.
Assim, ao iniciar o uso do anticoncepcional, a mulher deve tomar o primeiro comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar uma pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, sempre seguindo as instruções presentes na bula.
Desogestrel (Cerazette, Nactali): este anticoncepcional pode ser iniciado entre o 21º e o 28º dia após o parto, tomando um comprimido por dia sempre no mesmo horário.
No geral, a recomendação médica é esperar cerca de 40 dias após o nascimento do bebê, tanto para parto normal quanto cesáreo. "Após uma revisão de parto em que a paciente recebe todas as orientações do médico, ela pode voltar a ter relações sexuais sem problema nenhum", explica Oliveira.
Quanto tempo a menstruação pode atrasar amamentando?
Amamentação exclusiva: a menstruação volta a se normalizar após os 6 meses; Amamentação junto com fórmula: leva em torno de 3 a 4 meses para voltar ao normal; Amamentação com fórmula: regulariza até 3 meses depois do parto.
Quanto tempo os órgãos voltam ao normal depois do parto?
Especialistas afirmam que levam em torno de 60 dias para o corpo da mulher voltar ao normal, porém, este tempo pode ser maior ou menor dependendo do tempo da amamentação. Essas transformações envolvem não apenas questões físicas, mas também endocrinológicas (hormonais) e emocionais.
A grande maioria das mulheres apresenta desconforto ou ardência durante a relação sexual depois do resguardo que sucede ao parto. Isso porque, a maternidade traz muitas mudanças físicas e, principalmente, emocionais e hormonais no corpo da mulher.
É possível engravidar 2 meses após o parto amamentando?
Sim, existe uma chance de engravidar durante a amamentação, embora seja menor em comparação com mulheres que não estão amamentando. O método contraceptivo mais comum durante a amamentação é a amamentação em livre demanda, que pode suprimir temporariamente a ovulação em algumas mulheres.
Qual o dia certo para começar a tomar o anticoncepcional?
Para ter a maior certeza possível de que não haverá risco de gravidez, o ideal é que a primeira pílula seja ingerida no primeiro dia de menstruação. Isso porque é nesse dia que começa um novo ciclo de ovulação.
O que acontece se iniciar o anticoncepcional antes da menstruação?
Dificilmente. Não há um aumento no risco de engravidar se tomar o anticoncepcional antes do horário normal. Geralmente a perda de eficácia do anticoncepcional só ocorre quando se toma atrasado (depois do horário). Tomar anticoncepcional adiantando, geralmente,não tem problema.
Qual o melhor anticoncepcional para quem amamenta?
Já aqueles métodos que usam apenas progesterona, como a minipílula, o DIU não hormonal, o progestágeno oral e o contraceptivo hormonal injetável de progestagênio não interferem na amamentação e podem ser usados a partir de 40 dias após o parto.
Estou de resguardo e tive relação, posso engravidar?
Nos primeiros 42 dias do resguardo, há pouquíssima probabilidade de engravidar, e essa hipótese continuará baixa enquanto a mulher estiver amamentando por livre demanda, (no mínimo de 3 em 3 horas) que faz com que a ovulação seja inibida.
A pílula anticoncepcional deve ser tomada a partir do primeiro dia de menstruação. A partir de então, deve ser tomada todos os dias no mesmo horário. Caso seja uma pílula que tenha pausa deve ser tomada os 21 dias, feito a pausa de 7 dias e iniciada nova cartela após a pausa.