Israel invadiu um bairro na Cidade de Gaza nesta quinta-feira (27), dizendo aos palestinos, conforme os tanques avançavam, que eles deveriam se deslocar para o sul.
Israel capturou Gaza do Egito em uma guerra em 1967 e depois retirou-se em 2005. O território, onde vivem cerca de dois milhões de palestinos, caiu sob o controle do Hamas em 2007, após uma breve guerra civil com o Fatah, uma facção palestina rival que é a espinha dorsal da Autoridade Palestina.
Gaza foi capturada por Israel na Guerra dos Seis Dias em 1967, mas em 1993, a cidade foi transferida para a recém-criada Autoridade Nacional Palestina.
A guerra Israel-Hamas, também referido como conflito Israel-Gaza ou conflito israelo-palestino de 2023, começou em 7 de outubro após um ataque terrorista coordenado por vários grupos militantes palestinos contra cidades israelenses, passagens de fronteira, instalações militares adjacentes e colonatos civis nas ...
Como um dos mais radicais grupos militantes palestinos que se recusa a aceitar a existência de um Estado judeu no Oriente Médio, o Hamas já vinha se opondo a aproximação saudita com Israel. Para muitos analistas, o ataque do último sábado pode ter sido uma tentativa de atrapalhar um possível acordo.
Era uma das cinco fortalezas dos filisteus, situada na parte meridional da Palestina (1 Sm 6.17), entre Ráfia e Ascalom, 96 km. ao sudoeste de Jerusalém. Josué não pôde subjugá-la. Judá conseguiu conquistar Gaza, mas esta fortaleza não permaneceu por muito tempo em seu poder.
Quem atacou primeiro, Israel ou Hamas? O grupo terrorista Hamas realizou um ataque sem precedentes no sábado. Em resposta, o governo de Israel declarou guerra ao grupo e começou a bombardear a Faixa de Gaza.
Os palestinos são a grande maioria da população, e a religião islâmica é praticada por quase todos os moradores da área. O Hamas governa a Faixa de Gaza desde o ano de 2007.
A ofensiva militar israelense contra a Faixa de Gaza aconteceu logo após a Autoridade Palestina (AP) e o Movimento de Resistência Islâmica Hamas constituírem um segundo governo palestino unitário, respectivamente na Cisjordânia e em Gaza.
O Hamas, um grupo militante islâmico palestino com sede em Gaza, foi fundado em 1988 para lutar contra a ocupação israelense. O Hamas e outros grupos militantes lançaram repetidos ataques contra alvos israelenses em Gaza, levando à retirada unilateral de Israel de Gaza em 2005.
A Faixa de Gaza é uma região que forma, com a Cisjordânia, a Palestina. O território da Palestina busca reconhecimento internacional como um Estado. O território gazeu serviu como abrigo para um grande número de refugiados que fugiram da Palestina após a fundação do Estado de Israel.
Em 1967, como produto dessa tensão, na Guerra dos Seis Dias, Israel invade os territórios da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, que estão ocupados até hoje.
Israel retirou suas forças terrestres do sul da Faixa de Gaza neste domingo, segundo a imprensa local, em uma desocupação parcial após seis meses da guerra devastadora desencadeada pelos ataques do grupo terrorista Hamas ao país em 7 de outubro.
A ascensão política do Hamas fez Israel impor um bloqueio econômico à Faixa de Gaza. Nesse bloqueio, Israel proibiu a entrada em Gaza de tudo que poderia ser utilizado na produção de armas, permitindo a entrada apenas de itens básicos.
Sob os princípios ideológicos do islamismo, o Hamas promove o nacionalismo palestino em um contexto islâmico; seguindo uma política de jihad (luta armada) contra Israel. A organização possui uma ala de serviços sociais, Dawah e uma ala militar, as Brigadas Izz ad-Din al-Qassam.
Em 1967, eclodiu a guerra entre Israel, Egito, Jordânia e Síria. Durante o conflito, que ficou conhecido como a Guerra dos Seis Dias, Israel tomou Gaza e manteve-a durante quase 40 anos, até 2005, quando retirou as suas tropas e colonos.
A Faixa de Gaza, densamente povoada, depende fortemente de Israel para obter água, eletricidade e alimentos, o que faz com que o bloqueio mais severo tenha um impacto de longo alcance.
Hamas, que significa violência, transgressão, é o termo principal da Bíblia hebraica para violência e é usado pela primeira vez em Gênesis 6:11: "a terra estava corrompida aos olhos de Deus, e a terra estava cheia de violência.":256:5 Ocorre sessenta vezes na Bíblia hebraica, quase sempre é usado para identificar ...
Porque Gaza será desamparada, e Asquelom, assolada; Asdode ao meio-dia será expelida, e Ecrom, desarraigada. Ai dos habitantes da borda do mar, do povo dos quereteus! A palavra do SENHOR será contra vós, ó Canaã, terra dos filisteus, e eu vos farei destruir, até que não haja morador.
Os palestinos consideram a criação de Israel como um evento traumático, pois muitos foram forçados a deixar para trás suas casas, propriedades e vidas estabelecidas há gerações. A expulsão foi realizada por tropas israelenses, que alegavam a necessidade de criar espaço para o novo estado judeu.
As fontes de financiamento do Hamas não são publicamente divulgadas. Suspeita-se que outros países, como a Turquia e a Coreia do Norte, também tenham apoiado os terroristas financeiramente ou com outras formas de assistência, no entanto, até o momento nada foi oficialmente esclarecido.
ouvir: O conflito entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos. Em diferentes momentos, guerras e ocupações, eles foram expulsos, retomaram terras, ampliaram e as perderam.