A justaposição é quando colocamos duas palavras juntas (na maioria das vezes, ligadas por hífen) e formamos uma nova palavra, com novo sentido. Exemplo: guarda-roupa. Já a aglutinação é quando unimos duas palavras e elas perdem algumas letras na formação da nova. Exemplo: água + ardente = aguardente.
A composição é um dos processos de formação de novas palavras. A partir de duas ou mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado próprio. Vejamos o exemplo da palavra 'beija-flor' (beija + flor).
[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, com perda de fonemas e de acentuação (ex.: a palavra fidalgo é composta por aglutinação a partir das palavras filho + de + algo).
Aproximação entre palavras que gera um som desagradável ou um vocábulo com sentido ridículo ou obsceno. Exemplos: Ué, a Júlia estava aqui perto de mim! Cadê ela, gente!
Justaposição é o processo que ocorre quando os elementos ou palavras estão lado a lado. Estar lado a lado significa que, quando são unidas duas ou mais palavras ou radicais, nenhuma delas é alterada sonora ou ortograficamente.
Tia Flávia ensina a juntar sílabas e formar palavras
O que é uma justaposição?
[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, sem perda de fonemas e de acentuação (ex.: há justaposição em "arco-íris" e "pontapé").
[ Linguística ] Reunir ou reunir-se por aglutinação (ex.: o composto aglutina duas palavras; a palavra perna aglutinou-se com alta para formar pernalta).
A derivação parassintética é um tipo específico de derivação, caracterizado pelo acréscimo de um prefixo e um sufixo, ao mesmo tempo, a uma palavra primitiva. É o que ocorre, por exemplo, com o vocábulo “desalmado”, pois ele é formado pelo acréscimo do prefixo “des-” e do sufixo “-ado” à palavra primitiva “alma”.
Qual é a função do hífen? O hífen (-) é um sinal gráfico usado principalmente para unir palavras compostas. A palavra “guarda-chuva” é composta por duas palavras, “guarda” e “chuva”, que, juntas, formam uma terceira palavra: guarda-chuva.
Há dois principais processos de formação de palavras: por derivação e por composição. Além deles, há outros tipos, como hibridismo, neologismo, combinação e aportuguesamento.
Esses tipos de palavras, que são criadas a partir do acréscimo de um sufixo a um radical, são chamadas palavras derivadas, e o processo de formação de palavras por meio do acréscimo de afixos (sufixos e prefixos) é chamado de derivação. A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.
O pleonasmo lexical ocorre quando há repetição de palavras que possuem o mesmo sentido. É o modo que os romancistas, poetas e compositores costumam explorar em suas obras.
A composição por justaposição diz respeito aos vocábulos que são formados simplesmente pela união das palavras ou radicais originais, sem qualquer alteração de sua grafia. Por exemplo arco-íris, amor-perfeito, beija-flor, segunda-feira, guarda-roupas, entre outros; e.
É o caso do substantivo “beija-flor”, formado pela justaposição de um verbo “beijar”, flexionado no tempo presente, na terceira pessoa do singular (Ele/Ela beija), e um substantivo “flor”. A partir dessa Composição por Justaposição formou-se outro substantivo, o qual utilizamos para denominar uma espécie de pássaro.