O que uma Ouvidoria resolve?
Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.O que posso reclamar na Ouvidoria?
1) Quem pode falar com a Ouvidoria? Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, domiciliada ou não no país, pode formular reclamações, denúncias, críticas, sugestões, solicitações de providência, pedido de informação e elogios.O que a Ouvidoria atende?
A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.Quando a Ouvidoria deve ser acionada?
A Ouvidoria deve ser acionada quando o cidadão desejar registrar manifestação sobre os serviços prestados pela ARTESP ou quando estiver insatisfeito com o atendimento fornecido pelas empresas reguladas e fiscalizadas pela Agência.Pra que serve uma Ouvidoria?
O que a ouvidoria não faz?
O que a Ouvidoria não Faz? A ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.Quando recorrer à ouvidoria?
Todos os clientes poderão recorrer à Ouvidoria sempre que suas necessidades não tenham sido atendidas ou que não tenham se sentido satisfeitos com a solução apresentada nos canais de primeira instância.Quais são os tipos de Ouvidoria?
Tipos de Manifestação
- Sugestão.
- Elogio.
- Solicitação.
- Reclamação.
- Denúncia.
Qual o objetivo da Ouvidoria?
Sua função é intermediar as relações entre os cidadãos que as demandam e os órgãos ou entidades aos quais pertencem, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua.O que fazer quando a Ouvidoria não resolve o problema?
Se seu problema não for resolvido pelos canais de atendimento da empresa ou pela ouvido- ria da empresa, o próximo passo é procurar a agência reguladora responsável. Se o pro- blema persistir, você ainda pode reclamar ao PROCON do seu estado.Qual o prazo para receber uma resposta da Ouvidoria?
O prazo legal é de 30 dias a contar do recebimento da manifestação. “O tempo de resposta é um dos indicadores que medimos para avaliar o desempenho da ouvidoria.Como funciona o processo de Ouvidoria?
A Ouvidoria analisa as solicitações, informações, reclamações e sugestões efetuadas, encaminhando os pedidos de atendimento às unidades internas para as devidas apurações e resoluções dos assuntos.Qual a diferença entre Ouvidoria e corregedoria?
A Ouvidoria não possui atribuição correcional, nem substitui a Corregedoria Geral da Justiça. A observância do sigilo quanto a autoria da manifestação será mantida, desde que expressamente solicitada e não existam fatos ou dados que identifiquem o manifestante no texto da manifestação.Qual a principal função da Ouvidoria é defender?
A principal função da Ouvidoria é defender os interesses do cidadão dentro da Administração Pública. Ela está preparada para recomendar providências em todos os níveis do Poder Executivo Estadual e acompanhar o andamento até ser dada a resposta final ao Manifestante.Qual a principal atribuição da Ouvidoria?
Cabe à ouvidoria prestar atendimento de última instância às demandas do público que não tiverem sido solucionadas nos canais de atendimento primário, assim considerados o atendimento habitual realizado nos pontos ou canais de atendimento iniciais, incluídos os correspondentes no país e o Serviço de Atendimento ao ...Como fazer uma boa Ouvidoria?
Menu do Artigo
- Passo 1: estabeleça a estrutura do Canal de Ouvidoria.
- Passo 2) Tenha uma equipe altamente capacitada.
- Passo 3) Garanta que os processos sejam bem definidos.
- Passo 4) Promova rapidez nas respostas com ajuda da tecnologia.
- Passo 5) Estabeleça uma prioridade entre as ações de correção.