Pacientes com Angina, Infarto Agudo do Miocárdio recente (ou até 6 meses após), AVC recente, submetidos a Cirurgia de Revascularização, Arritmias, Insuficiência Cardíaca, entre outras alterações cardiovasculares não devem fazer uso de vasoconstritor associado de anestésico em procedimentos odontológicos(2).
Você não deve utilizar a lidocaína se tiver alergia à lidocaína, a outros anestésicos locais ou aos outros componentes da fórmula. A lidocaína não deve ser aplicada nos olhos.
A lidocaína é contraindicada em pacientes com conhecida hipersensibilidade a anestésicos locais do tipo amida ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Categoria de risco na gravidez: B Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a lidocaína são irritação, queimadura, sensação de picadas na pele ou mucosa, inchaço ou vermelhidão no local da aplicação.
Para pacientes hipertensos controlados, a lidocaína 2% com o vasoconstritor adrenalina, na concentração 1:100.00, é o anestésico mais indicado, não devendo exceder mais do que dois tubetes em cada atendimento.
Pomada de Lidocaína ajuda na ejaculação precoce - Porém não compensa! Saiba porque! | Dr. Élio Arão
Pode aplicar anestesia com pressão alta?
Conclusão. A anestesia em hipertenso pode ser administrada com segurança, desde que sejam tomadas as devidas precauções antes, durante e após o procedimento. Com a avaliação médica apropriada e o monitoramento contínuo, os riscos associados à anestesia podem ser significativamente reduzidos.
O anestésico a ser utilizado para esses pacientes pode ser a prilocaína com felipressina, porém, caso necessário a utilização de um vasoconstritor adrenérgico, pode-se usar a epinefrina 1:100.000 ou 1:200.000, nunca ultrapassando a dose máxima de 3 tubetes. Alguns autores preconizam dose máxima de dois tubetes.
O que isso significa? Que não tem como comprovar a segurança e nem a eficácia do produto! Ela já contém o dobro de quantidade de componentes do que a EMLA, que é vendida em farmácias e aprovada pela Anvisa.
As manifestações clínicas sugestivas de hipersensibilidade mediada por IgE incluem prurido, urticária, broncoespasmo e angioedema 2. Na maioria dos casos esses eventos ocorrem até uma hora após a exposição.
“A lidocaína bloqueia um desses canais iônicos, o de sódio. Isso impede um processo chamado de despolarização de membrana e consequentemente bloqueia a propagação de impulsos nervosos, responsáveis pelas sensações de dor.”
E como dito antes aqui, esse produto não é mais indicado, já que faz mal para os bebês. Grande parte da pomada para aliviar dente nascendo disponível no mercado tem benzocaína, composto químico anestésico usado em produtos para a dentição.
Indicação: O cloridrato de lidocaína geléia 2% é indicada como anestésico de superfície e lubrificante para a uretra feminina e masculina durante cistoscopia, cateterização, exploração por sonda e outros procedimentos endouretrais, e para o tratamento sintomático da dor em conexão com cistite e uretrite.
Cloridrato de lidocaína geleia é indicada como anestésico de superfície e lubrificante para: - A uretra feminina e masculina durante cistoscopia, cateterização, exploração por sonda e outros procedimentos endouretrais.
O bloqueador histamínico H2 cimetidina diminui a velocidade da biotransformação da lidocaína, por competir com o anestésico local pelas enzimas oxidativas hepáticas, aumentando discretamente os níveis sanguíneos de lidocaína.
Nos seios deve-se aplicar a pomada sobre um pequeno pedaço de gaze. A pomada deve ser retirada mediante lavagem antes da próxima amamentação. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O perigo desses produtos pode se manifestar na forma de metahemoglobinemia, uma condição na qual o nível de oxigênio no sangue diminui perigosamente. Os sintomas incluem ritmo cardíaco acelerado, tontura, dificuldade respiratória, sonolência, dor de cabeça, pele pálida e unhas azuis ou cinzentas.
Um caso ocorrido em 2021 chegou à tona na quarta-feira, dia 8 de fevereiro, sobre a morte de um homem no Parará, após ter recebido na pele um anestésico tópico quando fazia uma tatuagem.
A pomada, em absorção com a pele, ainda mais em lugares mais vascularizadas e traumatizadas pelo agulhamento, pode provocar reação adversa, processo alérgico ou até mesmo consequências mais sérias como o óbito.
A Pomada TKTX é o melhor anestésico para alívio da dor em procedimentos estéticos, como tatuagem, micropigmentação, microblading, microagulhamento, jato de plasma, piercing e muitos outros.
O Xylestesin® (lidocaína) 10% Spray é indicado como anestésico tópico na prevenção da dor associada com: Odontologia: Antes de injeções, impressões dentárias, radiografias e remoção de tártaro.
Anestésicos locais associados a alguns vasoconstritores podem ser utilizados em pacientes hipertensos na Odontologia. A felipressina ou a epinefrina são os mais indicados no atendimento a pacientes com hipertensão controlada no estágio I ou II.
Os resultados mostraram que a utilização de dois tubetes de anestésicos locais (lidocaína com adrenalina ou prilocaína com felipressina, em concentrações devidamente especificadas e controladas) não induziu alterações cardiovasculares clinicamente importantes em hipertensos estágio 1 e podem ser usados com segurança ...
"Em pacientes cardiopatas, o uso de pequena quantidade de anestésicos locais com vasoconstritor (dois a três tubetes de lidocaína a 2,0% com 1:100.000 de epinefrina) para procedimentos odontológicos é seguro e deve ser feito preferencialmente"