Quando não usar o hífen?

O hífen deixa de ser empregado quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.vilavelha.es.gov.br

Quando não usar hífen em palavras compostas?

Sem leva hífen quando formar adjetivo ou substantivo composto: sem-cerimônia, sem-família, os sem-terra, os sem-teto, os sem-vergonha, os sem-pão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quais palavras não têm mais hífen?

Sem hífen: quando as palavras não mantêm sua pauta acentual, como em passatempo, girassol. Exemplos: Couve-flor, guarda-roupa, decreto-lei, guarda-chuva, guarda-civil, pé- de-meia. Conforme o novo Acordo, a palavra "PARA-QUEDAS" que era grafada com hífen, agora será escrita sem hífen. Assim: PARAQUEDAS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em univates.br

Como saber se a palavra tem hífen ou não?

Em palavras compostas, com elemento de ligação: dia-a-dia, fim-de-semana etc. Não se usa hífen em palavras compostas, com elemento de ligação: dia a dia, fim de semana etc. Após os prefixos seguidos de termos iniciados por vogal, “h”, “r” ou “s”: auto-estrada, extra-oficial, semi-selvagem, supra-renal etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual é a nova regra do hífen?

Como o Novo Acordo Ortográfico, não se usa mais o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia a segunda palavra/elemento. Um exemplo disso é a palavra aeroespacial, a qual é formada pela preposição “aero” (que termina com o) + “espacial” (que começa com e).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portuguespratico.com

COMO USAR O HÍFEN - APRENDA EM 5 MINUTOS

Quando o hífen é obrigatório?

Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.sp.gov.br

Porque guarda-chuva tem hífen?

Guarda-chuva é uma palavra composta, portanto precisa ser escrita com hífen. O termo guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal “guarda” e do substantivo “chuva”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Por que cessar fogo tem hífen?

Conversation. “Cessar-fogo” leva hífen, pelo que, tecnicamente, é só uma palavra, não duas (palavra composta por justaposição).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em twitter.com

Porque girassol não tem hífen?

As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

Porque pão duro tem hífen?

1. Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br

Porque girassol tem dois S?

Conforme o Dicionário Aurélio, brasileiro, deriva do verbo girar + sol, em que se duplicou o s para não se ler z.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ciberduvidas.iscte-iul.pt

Por que a cor de rosa tem hífen?

A resposta: travessura da reforma ortográfica. Ao cassar o hífen dos compostos com três palavras ou mais ligados por pronome, preposição, conjunção (pé de moleque, tomara que caia, testa de ferro, mão de obra, mula sem cabeça), a lei citou exceções. Entre elas, cor-de-rosa, pé-de-meia, arco-da-velha.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blogs.correiobraziliense.com.br

Porque o salário mínimo tem hífen?

Os termos que carregam o hífen, a exemplo de salário-mínimo, vêm fixados nos dicionários porque correspondem a um vocábulo, isto é, a um substantivo composto. Significa dizer que têm entrada própria. No entanto, se excluirmos o hífen de um composto – no rumo de salário mínimo –, ele já não expressa um mero substantivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmt.jus.br

Porque bate-papo tem hífen?

Mas no caso deste termo, não precisa titubear na hora de escrever, é “bate-papo”, com hífen no meio! A regra que explica é simples: o hífen permanece em palavras compostas iniciadas por um verbo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadoestudante.abril.com.br

É microondas ou micro-ondas?

Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas. Pela mesma regra, palavras como anti-inflamatório, micro-ônibus, micro-organismo, que antes do Acordo Ortográfico não levavam hífen, atualmente devem ser hifenizadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Porque o cravo da Índia tem hífen?

Usa-se o hífen nos compostos que designam espécies animais e botânicas, tenham ou não elementos de ligação. Exemplos: andorinha-da-serra, bem-te-vi, cravo-da-índia, erva-doce, pimenta-do-reino.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em michaelis.uol.com.br

Porque arco-íris tem hífen?

Em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, nos termos que se unem para formam um novo significado: tio-avô, porto-alegrense, luso-brasileiro, tenente-coronel, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva, arco-íris, primeiro-ministro, azul-escuro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Por que vira lata tem hífen?

VIRA-LATA.

Como se sabe, entre vários sentidos, o “vira-lata” diz respeito ao “cão ou cadela que não tem raça definida”. Veja-se que se emprega “hífen” nessa palavra composta. Quanto à indicação de plural desse vocábulo, flexiona-se apenas o segundo elemento (Exemplo: Na rua, havia vários cães vira-latas.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em folhavitoria.com.br

Como escrever pé-de-meia?

Pé-de-Meia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br

Porque bem-te-vi tem hífen?

A reforma ortográfica estabelece que palavras compostas unidas ou não por elemento de ligação, relacionadas à Zoologia ou à Botânica, permanecem com o uso do hífen, exemplos: joão-de-barro, couve-flor, bem-te-vi, louva-deus (ou louva-a-deus), bem-me-quer, manacá-da-serra, amor-perfeito, pimenta-do-reino, lima-da-pérsia ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cuidandodalingua.wordpress.com

Por que a diarreia não tem acento?

Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dicionario.priberam.org

Porque pão duro tem hífen?

O hífen, por vezes, indica que duas ou mais palavras perderam seu sentido original em favor de um novo. A grafia "pão-duro" não deixa dúvidas: todos sabemos que se trata de um indivíduo sovina ou avarento, não de um pão enrijecido. Até uma oração pode transformar-se em substantivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vestibular.uol.com.br

Porque o herói perdeu o acento?

“Herói” não perdeu o acento. Sabe por quê? As oxítonas terminadas em ditongo aberto mantiveram-se acentuadas, mesmo após a nova reforma ortográfica, que retirou o acento dos ditongos abertos tônicos apenas das palavras paroxítonas, ou seja, aquelas que têm a penúltima sílaba tônica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.stoodi.com.br