A melhor maneira de se soldar chapas galvanizadas, independente do processo de solda, é remover a camada da região a ser soldada, o que gera duas operações: Remover a camada de zinco por escovamento ou outro meio; E, após a solda, reaplicar por spray uma nova camada de zinco ou tinta anticorrosiva.
A soldadura de aço galvanizado pode ser problemática. Trata-se de um metal difícil de soldar. Na verdade, durante a soldadura de aço galvanizado, o zinco evapora-se na proximidade do arco. Os vapores de zinco, se não forem retirados, podem criar “bolhas” no material a soldar que formarão porosidades.
Aplicação: Indicado para brasagem de tubos de aço, aço galvanizado, aço cobreado,componentes de latão de sistemas de refrigeração, tubulações e indústria mecânica em geral.
Para trabalhos de soldagem de precisão em placas de circuito impresso, um ferro de solda de baixa potência, entre 15 e 30 watts, é mais apropriado. Já para tarefas gerais, um ferro de solda de 40 a 60 watts atenderá às necessidades da maioria dos soldadores.
A soldagem direta de metais como aço, cobre, magnésio ou titânio com alumínio produz compostos intermetálicos muito frágeis. Para evitar isso, você deve isolar o outro metal do alumínio fundido durante o processo.
Os eletrodos de aço inoxidável são conhecidos por sua alta resistência à corrosão e à oxidação, o que os torna adequados para a soldagem de peças de ferro fundido expostas a ambientes corrosivos.
Os arames mais comuns são o ER70S-6 e o ER 70S-3 (muito popular nos EUA); Existem outros tipos de arame ou processo desenvolvidos para soldagem de chapas galvanizadas, como o arame tubular metal cored (alma metálica) e o tubular autoprotegido.
Quando a chapa galvanizada está em uso por um longo período e a corrosão da camada galvanizada é severa, a base de aço perde a função protetora do zinco, conhecida como “proteção contra corrosão sacrificial”, e começa a oxidar, formando “ferrugem vermelha”. ”
Em linhas gerais, o aço galvanizado não apresenta sinais de ferrugem e pode possuir variações de cores e padrões, em virtude da camada protetora de zinco.
A vareta TIG M G FF6 comercializada pela MJV Soldas com uma formulação especial apresentando teor de 60% Níquel para atender da melhor forma possível as soldagens em ferro fundido nos tipos Cinzento, Nodular, Maleável.
A galvanização a frio é uma reação química entre o zinco e o ferro. Da mesma forma que a quente, ela oferece proteção à corrosão. No entanto, a galvanização a frio é feita por meio de sprays ou pincéis. De modo geral, chama-se de galvanização a frio o revestimento de peças metálicas com tintas ricas em zinco.
Portanto, uma vez que o aço é revestido com zinco, a corrosão do aço diminui muito, fazendo aço galvanizado com uma camada muito fina de zinco pode durar mais de 70 anos.
Na prática, a principal diferença entre o aço galvanizado e o aço inoxidável é com relação à proteção contra a corrosão. Ambos apresentam essa proteção, porém o aço inoxidável é muito mais resistente. O aço galvanizado conta com acabamento superficial de zinco, a chamada galvanização.
Para manchas, use uma solução de água e vinagre branco. Seque completamente a superfície com um pano macio e, se quiser, aplique um polidor de metais ou cera em pasta para restaurar o brilho. Essa limpeza periódica ajuda a prolongar a vida útil do aço galvanizado. Quer saber mais?
Você pode usar um eletrodo de solda de qualquer tamanho, desde que funcione com a sua máquina de solda. Lembre-se de que um eletrodo maior irá soldar uma área maior que um menor. Você não precisará de ferramentas ou materiais exclusivos ou específicos para o aço galvanizado. Use eletrodos 6013, 7018, 6011 ou 6010.
Qual tinta usar? Sobretudo, para que a pintura tenha alta durabilidade, é preciso adquirir a tinta de uma marca confiável e que entende de aço galvanizado. Aqui na ALV Tintas, temos o ALVIT, que é a tinta ideal para galvanizados e, por ser muito versátil, é ideal para multissuperfícies.
Revestimento: pode-se impedir o contato do ferro com o oxigênio do ar por muitos anos, aplicando-se uma camada de tinta protetora, como o zarcão (Pb3O4) ou outras tintas mais eficientes à base de polímeros.
Qual a diferença entre ferro fundido e ferro galvanizado?
O ferro galvanizado é o mesmo que o ferro comum, a única diferença é que ele possui uma camada de zinco. A camada adicional de zinco ajuda a proteger o ferro da ferrugem e corrosão. Sem ele, o ferro será exposto à umidade e oxigênio do ambiente circundante.
Qual o melhor eletrodo para soldar estrutura metálica?
E7018: Ele é o queridinho das construções, pois sua melhor qualidade é sua boa resistência à ruptura. Por isso, no campo da soldagem ele faz sucesso na construção civil, pois vai muito bem na fabricação das estruturas.
Qual solda é a melhor para aço inoxidável? Existem 3 métodos comuns para soldar aço inox: soldagem TIG; soldagem a ponto; e soldagem MIG. A escolha do melhor processo se resume às especificidades da tarefa e às qualidades exigidas no acabamento.
Indicado para a soldagem de revestimentos inoxidáveis sobre aço carbono (resistentes ao calor e à corrosão), vasos, recipientes, tanques, muflas, grelhas, caixas de tratamento térmico, equipamentos de banho químico, ferramentas, fornos contínuos e outros.
A corrente elétrica necessária para fundir o eletrodo e o metal de base é estabelecida por uma tensão entre 16 e 40 volts, e a intensidade entre 20 e 550 amperes, que pode ser tanto alternada quanto contínua, considerando-se para todos esses fatores as características do eletrodo empregado.