Quando nos ferimos com objetos enferrujados ou somos mordidos por animais, por exemplo, devemos tomar uma vacina que evita o desenvolvimento de uma doença grave. Essa doença bacteriana causa contrações musculares e, quando não tratada adequadamente, pode levar à morte por parada respiratória e cardíaca.
Qualquer objeto pode provocar a doença, desde que esteja contaminado. Entretanto, muitas pessoas associam a doença a objetos enferrujados, pois eles ficam muito tempo expostos e, portanto, mais sujeitos ao contato com o bacilo tetânico.
Dentro do nosso organismo, as bactérias do tétano produzem uma toxina que afeta o sistema nervoso central, causando contratura muscular generalizada e rigidez muscular progressiva. Quando é afetado o diafragma (um importante músculo respiratório) ocorre insuficiência respiratória levando à morte.
O que é Impetigo? O impetigo é uma infecção na pele causada por bactérias. A doença provoca lesões de tipos variados - a depender do agente infeccioso - e pode ocorrer devido a traumas na pele e até picadas de mosquito, aliado a um sistema imunológico debilitado e à falta de higiene.
As causas do impetigo estão relacionadas ao contágio por diferentes tipos de bactérias, que podem se infiltrar na pele por meio da picada de insetos ou mesmo de traumas, como arranhões. O impetigo, no geral, é causado por dois grupos de bactérias: Staphylococcus aureus e o Streptococcus do grupo A.
O tratamento e prevenção consiste principalmente de: Tratamento: remoção das crostas com água morna e sabão, seguida de aplicação de um antibiótico tópico como neomicina, gentamicina ou mupirocina.
É importante tratar o impetigo para prevenir possíveis complicações da infeção, como o desenvolvimento de novas lesões, a presença de bolhas durante várias semanas - com tratamento, o impetigo pode desaparecer ao fim de poucos dias (deixando de ser contagioso após cerca de 24 a 48 horas), sem tratamento pode prolongar- ...
O Tratamento consiste na remoção das crostas com água morna e sabão, ou soro fisiológico, ou permanganato de potássio 1:40.000, três vezes por dia, seguida de aplicação de um antibiótico tópico como neomicina, gentamicina ou mupirocina.
Sabofen® é um produto para uso tópico a base de iodopovidona, um complexo estável que libera gradualmente o iodo, o qual possui efeito ativo contra diversos microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus causadores de doenças.
Muito associado à ferrugem, o tétano é uma doença infecciosa causada por uma bactéria denominada Clostridium tetani que afeta o sistema neurológico do paciente como consequência da liberação de toxinas produzida pelo micro-organismo.
O que acontece se furar o dedo com prego enferrujado?
Ao pisar em um prego enferrujado existe um alto risco de tétano, porque a bactéria causadora, conhecida como Clostridium tetani, pode estar presente em objetos de metal (mesmo que não enferrujados), madeira ou vidro ou no solo e penetrar no corpo através de ferimentos.
O que acontece se eu me cortar com algo enferrujado?
É provável que ao se cortar com um objeto enferrujado você leve ao ferimento uma bactéria chamada Clostridium tetani, causadora do tétano. Devido a isso, é necessário estar com todas as doses da vacina em dia, inclusive o reforço que deve ser tomado a cada dez anos.
Febre baixa ou ausência. Alterações locais do ferimento da pele e mucosas. Contrações espontâneas ou provocadas por estímulos táteis, sonoros, luminosos ou alta temperatura ambiente.
Quanto tempo tenho para tomar antitetânica após ferimento?
A profilaxia de tétano deve ser realizada o mais breve possível após o ferimento, mesmo que o paciente se apresente tardiamente para atendimento na unidade de saúde, visto que o período de incubação do microrganismo é bastante variável (entre 3 e 21 dias) [1,2].
Impetigo consiste em bolhas rasas e cheias de líquido que se rompem, deixando crostas amarelas. O impetigo pode coçar ou doer. Abscessos (furúnculos) são acúmulos de pus sob a pele, quentes e dolorosos. Celulite é uma infecção da pele e dos tecidos que se encontram imediatamente por debaixo dela.
Penicilinas: Como a penicilina e seus derivados, como a amoxicilina, são eficazes contra muitas bactérias gram-positivas comuns. Cefalosporinas: Antibióticos como cefalexina e ceftriaxona são eficazes contra uma ampla variedade de bactérias gram-positivas e gram-negativas.
As infecções por Estafilococos aureus são tratadas classicamente com derivados da penicilina, como a Oxacilina, Cefazolina e Cefalotina. Infecções restritas a pele podem ser tratadas com antibióticos por via oral. Infecções mais graves devem ser tratadas com internação hospitalar e antibióticos venosos.
O tratamento do impetigo localizado é com o antibiótico mupirocina em pomada 3 vezes ao dia, durante 7 dias ou pomada de retapamulina 2 vezes ao dia, durante 5 dias ou creme de ozenoxacina a 1% aplicado a cada 12 horas por 5 dias.
O impetigo começa como um ponto inchado vermelho. Isto pode ocorrer na face, braços, pernas, tronco ou nas nádegas. Esta saliência ou saliências pode evoluir para uma bolha ou uma ferida aberta, que forma uma crosta amarelo-castanho. As feridas dão coceira, mas são indolores.
O tratamento de áreas pequenas de impetigo é feito com pomadas ou cremes antibióticos aplicados diretamente na pele (uso tópico). O tratamento de áreas maiores ou que não tiveram resposta com antibióticos tópicos pode exigir a prescrição de um antibiótico administrado por via oral.
O profissional que mais atende pacientes com impetigo é o pediatra, pois essa infecção é mais frequente na infância. Mas, além do pediatra, outros médicos estão habituados a diagnosticar e tratar casos dessa doença, incluindo o dermatologista, o clínico geral e o infectologista.
O mais indicado é a pomada de Mupirocina (Bactroban®) ou Retapamulin duas ou três vezes por dia. Quando as lesões forem muito disseminadas ou se houver impetigo bolhoso ou ectima, o tratamento costuma ser feito com antibióticos por via oral por 7 dias.