Quando a vírgula não é obrigatória?
A vírgula também é facultativa quando a expressão de tempo, modo e lugar não for uma expressão, mas uma palavra só.Onde não se deve colocar vírgula?
Quando NÃO usar a vírgula:1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
O que é vírgula proibida?
Caso o Objeto Direto ou o Objeto Indireto apareçam deslocados, a vírgula é facultativa; Se a frase apresentar um predicativo do sujeito, com verbo de ligação, a vírgula é proibida. Se a frase contar com predicativo do sujeito localizado antes do verbo, a vírgula será obrigatória.Quais são as regras da vírgula?
A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.VÍRGULA: USO PROIBIDO - APRENDA EM 8 MINUTOS! - Profa. Pamba
Quais são os casos em que a vírgula não pode ser usada?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separam por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.Como saber se tem que colocar vírgula?
Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.Quando o uso da vírgula é inadequado?
Feita essa recapitulação, pode-se afirmar que não é recomendável colocar vírgula entre os termos essenciais e os integrantes, principalmente se esses estiverem em ordem direta, ou seja, seguirem a estrutura sintática padrão da língua portuguesa, que se pauta, entre outros arranjos, na sequência SVO (sujeito + verbo + ...Como não errar vírgula?
Dicas para não errar na hora da fazer sua redação
- Use antes do Gerúndio. A vírgula aparece antes de verbos no gerúndio. ...
- Para separar elementos que poderiam ser listados. ...
- Antes de conectivos. ...
- Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Para separar orações independentes. ...
- Dica Bônus: Sujeito e verbo.
Quando não usar vírgula no e?
Vale lembrar que o “e” geralmente nãodeve ser precedido de vírgula quando conecta duas orações com o mesmo sujeito ou quando conclui uma enumeração, dentro de uma mesma oração. “Sílvia chegou ao cartório e logo foi atendida.” “Sara tem aptidão para aprender idiomas. Sabe falar espanhol, japonês, russo e alemão.”Como usar vírgula corretamente?
De modo geral, pode-se dizer que a vírgula é utilizada para separar termos dentro de uma oração ou de um período. É importante destacar que essa separação se refere a termos que já estão, de alguma forma, distantes. Não se pode separar por vírgulas elementos de uma oração que sejam profundamente relacionados entre si.Quando a vírgula é opcional?
A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.Como saber se a vírgula está no lugar certo?
Coloque a vírgula no lugar certo
- Para separar elementos que exercem a mesma função sintática: Mateus, Marcos, Lucas e João eram apóstolos de Cristo.
- Marcar inversões na ordem direta: Quando saímos, começou a chover.
- Isolar o vocativo: Menino, por favor, chame sua mãe!
Tem vírgula depois de pois?
1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.Tem vírgula depois de mas?
OBS: Não é necessário usar vírgula depois do "mas" quando ele aparece de forma direta, ou seja, entre orações. A conjunção "mas" nunca vem entre vírgulas, em nenhum contexto. Diferente de "entretanto", que tem o mesmo significado e permite as vírgulas.Tem vírgula depois de porém?
Ao iniciarem uma frase, as conjunções “porém”, “entretanto”, “contudo”, “todavia” e “no entanto” podem, ou não, ser seguidas de vírgula.Como saber a hora de colocar vírgula?
8 dicas para usar vírgula e não errar mais
- 1 – Para criar pausas no texto. ...
- 2 – Para separar duas frases. ...
- 3 – Para destacar modo, lugar ou tempo. ...
- 5 – Para explicar algo no meio de uma oração. ...
- 6 – Para adicionar um vocativo. ...
- 7 – Para evitar redundância na frase. ...
- 8 – Para dar consequência à ação da frase.
Estou bem e você tem vírgula.?
Sim (eu estou bem), e você (está bem)? - vírgula para marcar duas orações com sujeitos diferentes.Tem vírgula depois do amanhã?
A palavra “amanhã” é um adjunto adverbial de tempo na frase, por exemplo. A posição padrão do adjunto adverbial é ao final da frase. Nesses casos, o uso da vírgula é facultativo.Quando a vírgula é obrigatória?
A vírgula antes da conjunção e só deve ser usada se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode deixar a leitura ambígua.Como não errar mais a vírgula?
Como usar a Vírgula com 4 regras simples
- Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
- Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
- Use a vírgula para separar orações independentes.
Tem vírgula depois de "recentemente"?
A vírgula também é facultativa em advérbios de locução. Exemplo: Recentemente, comecei a estudar para o vestibular.Quando não usar vírgula?
Ela representa uma pequena pausa na fala. Também ajuda a deixar o texto mais bem organizado, separando informações. A vírgula não pode ser usada para separar sujeito e verbo ou verbo e complemento.Tem vírgula depois de te amo?
Resposta verificada por especialistasTe amo, minha princesa, aproveite seu dia." Em todas as ocorrências, a vírgula foi utilizada para isolar o vocativo, termo que revela o interlocutor, ou seja, para quem a mensagem está sendo direcionada.