Pai e mãe com olhos azuis têm grandes chances de o bebê nascer com olhos azuis; Pai e mãe com olhos castanhos, mas com um dos avós com olhos azuis, existe a chance de o bebê nascer com olhos azuis; Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos, a cor escura tem maior predominância.
Se ambos os pais tiverem olhos castanhos ou azuis, por exemplo, é possível que a criança também tenha. Entretanto, mesmo que ambos os genes sejam iguais, existe a possibilidade de o bebê ter olhos de cor diferente da de seus progenitores.
Geralmente, as cores mais escuras de olhos dominam. Então uma pessoa com um gene de olhos castanhos e um gene de olhos azuis terá olhos castanhos. A única maneira de ter olhos azuis é herdando duas cópias do gene dos olhos azuis. No entanto, pais de olhos castanhos podem transmitir um gene recessivo de olhos azuis.
Qual a possibilidade de ter um filho de olho azul?
Quase todo mundo acredita que pais de olhos azuis terão obrigatoriamente filhos de olhos azuis. Isso é verdade em 99% dos casos, mas como em tudo na genética, há sempre exceções. Pouco menos de 1% dos pais com olhos azuis têm ao menos um filho com olhos castanhos.
Uma forma bastante subjetiva de avaliar a cor dos olhos de recém-nascidos é examinar a criança em um quarto escuro e iluminar um dos olhos com uma lanterninha pela lateral, dessa forma a incidência da luz não interfere tanto na cor da íris.
Segundo o especialista, o pai, ou representante masculino, passa para o filho apenas uma das cópias dos seus genes, assim como a mãe. Então, se os genes herdados tenderem a compor a "paleta de cores" mais claras, o filho terá uma cor de pele mais clara que a dos pais.
Com o tempo, se os melanócitos secretam pouca melanina, seu bebê terá olhos azuis. Se eles secretam um pouco mais, os olhos vão ser verdes ou avelã. Quando os melanócitos secretam bastante, o órgão da visão adquire a cor marrom (a cor dos olhos mais comum).
Os melanócitos no estroma e nas camadas anteriores do olho mantêm melanina em seu citoplasma. No resto do corpo, a melanina é secretada pelas células. Isso fornece uma explicação por que alguns bebês desenvolvem a cor dos olhos, mas a pigmentação da pele muda constantemente ao longo da vida.
Quando o óvulo é fecundado, ou seja, logo no início da gravidez, essas informações se misturam, criando o DNA do seu futuro bebê. Isso quer dizer que a criança terá um DNA formado 50% pela carga genética da mãe e 50% do pai, criando informações únicas e exclusivas.
Originalmente, o homem tinha olhos castanhos. Porém, há alguns milhares de anos, nasceu a primeira pessoa com olhos azuis. Pessoas com olhos azuis herdaram o mesmo gene exatamente no mesmo ponto de sua composição, sendo assim descendentes do primeiro ser humano com olhos azuis.
Isso acontece através da produção de proteínas que delimitam a melanina que será depositada na íris. A melanina determina a cor dos olhos. As pessoas que possuem olhos azuis, por exemplo, não apresentam melanina na parte frontal da íris, mas em regiões mais profundas.
Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará - muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.
Muitas vezes, os bebês nascem com olhos claros devido à pouca quantidade de melanina, que é um pigmento natural do corpo. Quanto mais melanina uma pessoa tiver na pele, nos olhos e nos cabelos, mais escuros eles serão. Pouca melanina na íris, por exemplo, faz com que a sua aparência seja azul.
Dois pais de olhos azuis provavelmente terão um filho ou uma filha de olhos azuis, mas não é garantido. Dois pais de olhos castanhos provavelmente terão um filho ou uma filha de olhos castanhos. Mas também não é garantido. Dois pais de olhos verdes provavelmente terão uma criança de olhos verdes, mas há exceções.
É possível duas pessoas de olhos claros ter filhos de olhos escuros?
“Quem manda na cor dos olhos é a carga genética! Pais de olhos escuros podem ter filhos de olhos claros se algum antepassado tiver olhos claros, assim como pais de olhos claros podem ter filhos com olhos escuros”, afirma a especialista da CERPO Dra. Márcia Ferrari Perez.
É possível um casal de olhos azuis ter filhos de olhos castanhos?
Pai e mãe com olhos azuis têm grandes chances de o bebê nascer com olhos azuis; Pai e mãe com olhos castanhos, mas com um dos avós com olhos azuis, existe a chance de o bebê nascer com olhos azuis; Se um dos pais tem olhos azuis e o outro com olhos castanhos, a cor escura tem maior predominância.
Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai. Isso pode ser explicado pelo período durante a gestação.
Alejandro Jodorowsky diz que o DNA das avós maternas carregam mais do que apenas características físicas, também podem trazer consigo condições como doenças hereditárias, características de personalidade e também vivências de quando estava grávida de sua filha.
A cor dos olhos do bebê depende do material genético de cada um dos pais. Mas os genes dos pais podem se misturar e se combinarem de muitas maneiras diferentes. As influências de cada um dos pais não são conhecidas até que a criança nasça.
Essa chave genética que desliga a capacidade de produzir melanina foi repassada aos descendentes ao longo das gerações, tornando-se hereditária. Ou seja, todas as pessoas que têm olhos azuis estão ligadas ao mesmo ancestral, pois herdaram essa mesma chave exatamente no mesmo ponto em seu DNA.
Como saber qual vai ser a cor do olho do meu filho?
E, embora não seja possível fazer previsões exatas sobre como saber se o olho do bebê vai ficar claro, é possível fazer uma previsão aproximada com base na cor dos olhos dos pais e na herança genética. Logo, se ambos os pais têm olhos castanhos, é muito provável que o bebê também tenha olhos castanhos.
A cor da íris do bebê depende da melanina, proteína secretada por células chamadas “melanócitos”, que também dão cor à pele do bebê. Bebês de pele escura geralmente nascem com olhos castanhos, enquanto recém-nascidos caucasianos tendem a nascer com olhos azuis ou cinza.
O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá. E ainda que no início os fios sejam bem fininhos, o cabelo do bebê já vem carregado de herança genética dos pais.
Na maioria das vezes isso acontece, aproximadamente, até os 9 meses de idade. Nessa época, em que ocorre uma grande circulação de melanina pelo corpo todo, já é possível saber com mais certeza como vai ficar o olho do bebê, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.