2 de agosto de 2024 Este projeto faz parte de uma estratégia mais ampla para revitalizar a infraestrutura ferroviária do Brasil, uma rede que já foi referência na América do Sul até meados do século XX.
O Brasil anunciou a construção de sua primeira linha de trem-bala, ligando Rio de Janeiro a São Paulo, com previsão de início das operações em 2032. O projeto, estimado em R$ 50 bilhões, visa revolucionar o sistema de transporte entre as duas maiores cidades do país, reduzindo o tempo de viagem para apenas 1 hora […]
Também mundialmente conhecido, o Eurostar Class 373 interliga algumas das principais cidades europeias, como Londres e Paris, por meio do Eurotúnel, que passa sob o Canal do Mancha. O trem-bala também opera na Alemanha e Países Baixos, passando por cidades como Bruxelas e Amsterdã a uma velocidade máxima de 300 km/h.
São Paulo-Campinas: Trem-bala terá investimento de R$ 13,5 bilhões e ligará 11 municípios
Por que o Brasil não investe em ferrovia?
O principal deles é que falta continuidade nos projetos de planejamento logístico do país. Como a construção de novas ferrovias é um projeto de longo prazo, esse plano acaba sendo prejudicado pelas trocas de governo no Brasil – que normalmente significam o abandono de projetos antigos em nome de renovação da agenda.
O primeiro tal sistema começou operações no Japão em 1964 e era sabido extensamente como o trem-bala. Os trens de alta velocidade normalmente operam em trilhos de bitola padrão de trilho soldado continuamente em uma linha ferroviária separadas em graus que incorpora um grande raio de giro em seu projeto.
A nova linha marca também a superação da meta de construção de ferrovias de alta velocidade que estava prevista para 2030. Segundo informou o Conselho de Estado da China no começo deste ano, o país já possui os 45 mil km de linhas de trem-bala.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
O Brasil deu um passo significativo no setor de transportes ao anunciar a construção de sua primeira linha de trem-bala, que ligará as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, com previsão de operação a partir de 2032.
Electrodynamic Suspension (EDS): Utiliza ímãs supercondutores que criam um campo magnético forte o suficiente para elevar o trem quando ele atinge uma certa velocidade. A propulsão é feita através de um sistema linear, que empurra o trem para frente usando forças magnéticas.
Em 27 de janeiro de 2017 foi exibida a última edição do Trem Bala pela TV O Povo. A suspensão ocorreu devido à uma crise na emissora que alterou sua grade de programação, coberta pela retransmissão da TV Cultura, rede à qual era afiliada.
Quando ficar pronta, a viagem entre as duas capitais levará apenas 93 minutos (1 hora e meia). Ou seja, dezessete minutos a mais do que se formos de avião pela ponte aérea. De carro leva-se cinco horas e, de ônibus, pouco mais de seis horas.
Lançamento. Bullet Train está programado para ser lançado em 5 de agosto de 2022 nos Estados Unidos, pela Sony Pictures Releasing. Foi originalmente programado para ser lançado em 8 de abril de 2022, antes de ser adiado para 15 de julho de 2022, 29 de julho de 2022, e novamente para 5 de agosto.
Esses trens podem atingir velocidades entre 80 e 200 km/h, dependendo do país e do serviço que prestam. Por exemplo, no Brasil, a maioria dos trens de carga não ultrapassa 80 km/h, enquanto os trens de passageiros podem chegar a 160 km/h.
As razões pelas quais não há rede de trens de alta velocidade para passageiros na América Latina são variadas: as distâncias, o custo e a opção pelo carro e avião como meios de transporte principais para viajar distanciaram o continente das viagens de trem de longa distância.
Em termos de desenvolvimento ferroviário, a China está inquestionavelmente à frente. Em apenas uma década, o gigante asiático construiu quase 40 mil km de estradas de alta velocidade, mais do que o resto do mundo somado, e quer chegar aos 70 mil km até 2035.
Os trens-bala têm paradas diferentes para atender os destinos e horários dos passageiros. Por exemplo, há três tipos de Tokaido-Shinkansen, o Nozomi, o Hikari e o Kodama.
Tecnologia Hyperloop permite atingir velocidades assustadoras. A tecnologia por trás de tamanha velocidade se chama Hyperloop. O sistema de magnetismo impulsiona o trem para frente, sem que ele toque nos trilhos, diminuindo o atrito e aumentando a velocidade máxima. É quase como se o trem chinês voasse rente ao chão.
O trem português Alfa Pendular conecta todas as principais cidades de Portugal. A partir da capital Lisboa, viaje em conforto para Coimbra, Porto e Braga, no norte, ou para Faro, no extremo sul. Com velocidades de até 220 km/h, os trens Alfa Pendular são o modo mais rápido de se locomover em Portugal.
A palavra Shinkansen significa literalmente "Nova Linha Troncal" e por isso refere-se estritamente aos carris, enquanto que os comboios propriamente ditos são referidos oficialmente como "Super Expressos" (超特急 chō-tokkyū); no entanto, esta distinção é muito raramente feita, mesmo no próprio Japão.
Quando começou o sucateamento das ferrovias no Brasil? Historicamente, o sucateamento das ferrovias brasileiras teve início na década de 1950, com o plano de crescimento econômico rápido do presidente Juscelino Kubitschek, que decidiu priorizar o sistema rodoviário.
Governo projeta injeção de R$ 94 bilhões em ferrovias até 2026, com recursos do novo PAC e aprimoramento na revisão dos contratos renovados. As estradas de ferro iniciaram o ano com projetos de modernização e expansão da infraestrutura, refletindo as perspectivas de maior demanda pelo transporte de carga geral.
O Brasil tem hoje uma malha ferroviária de 28 mil quilômetros, quase toda sob o controle de empresas privadas. Desde 1996, quando FHC privatizou o setor, as ferrovias receberam investimentos de R$ 30 bilhões (parte considerável dele deve ser proveniente do BNDES, com juros subsidiados).