De forma geral, a desmama dos potros deve ser feita quando os animais estiverem com 5 meses a 6 meses de idade. Quando está na natureza, porém, a própria égua percebe o período de desmame, e nessa situação pode-se ter uma desmama mais tardia, com 8 meses ou mais.
Com o avanço da lactação a égua vai se recu- perando aos poucos; deste modo deve-se ter atenção na sua alimentação para permitir sua recuperação e uma produção adequada de leite para sua cria. Geralmente o desmame dos potros é realizado en- tre o sexto e oitavo mês de vida.
Os potros são chamados por esse nome, desde o nascimento, até completarem 36 meses de vida, idade que já apresentam condições físicas e reprodutivas, além de desenvolvimento metabólico adequado.
Ao atingir a idade de quatro anos, os cavalos geralmente são considerados adultos. Entretanto em algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, em suma a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade. Muitos começarão a ir para a pista de provas nessa idade, entre três e quatro anos.
A maioria das raças atinge a idade adulta entre 4 e 5 anos. Nesse ponto, o corpo está completamente formado, com boa coordenação e proporção física estabelecida. Durante esse período o cavalo está apto , se tiver o devido treinamento , para diversas atividades, como cavalgadas, esportes e serviços.
Muita gente gosta de montar quando o cavalo completa em torno de dois anos a dois anos e meio. De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente.
Os cavalos podem se reproduzir a partir dos 18 meses de idade. Mas, a gestação em equinos jovens não é recomendada uma vez que pode prejudicar o desenvolvimento da égua.
De forma geral, a desmama dos potros deve ser feita quando os animais estiverem com 5 meses a 6 meses de idade. Quando está na natureza, porém, a própria égua percebe o período de desmame, e nessa situação pode-se ter uma desmama mais tardia, com 8 meses ou mais.
O bom desenvolvimento do potro dependerá de diferentes fatores. Primeiro de tudo fatores genéticos, tais como raça, tamanho, período de gestação, peso ao nascer…, mas também fatores externos, tais como a produção de leite da égua, a dieta do potro, o cuidado e a atenção dada ao potro durante seu crescimento.
Um cavalo vive em média 40 anos, mas quando completa 25 anos já é considerado idoso. Por isso, para muitos animais, nada de esforços exagerados nessa fase da vida.
Pode ser necessário um ano de treinamento (ou mais) até que você possa trotar e andar a galope com o animal em questão. Não tente acelerar o processo, já que isso poderia levar o cavalo a desenvolver medos ou vícios.
Éguas gestantes: 5 cuidados necessários durante o período de gestação. Com duração de cerca de 11 meses, entre 330 e 350 dias, a gestação das éguas exige uma atenção especial por parte dos criadores.
O desmame deve ser feito entre o sexto e o oitavo mês de vida do potro, quando os nutrientes da lactação começam a deixar de ser suficientes para o seu desenvolvimento.
A distinção é simples: os cavalos de pelagem castanha têm as extremidades do corpo escuras, variando entre preto e marrom forte. Enquanto os de pelagem alazã têm as crinas e extremidades sempre mais claras.
Para calcular o equivalente da idade de um cavalo em “idade humana”, geralmente multiplicamos o ano de um cavalo por 3,5. Por exemplo, um cavalo de 10 anos de idade é equivalente a um humano de 35 anos de idade. Um cavalo que atinge 20 anos de idade é considerado “velho”, mas isso depende muito da vida que ele teve.
Uma vez que o cavalo atinge a idade de quatro anos, eles geralmente são considerados adultos. Enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade. Muitos começarão a ir para a pista de provas nessa idade, entre três e quatro anos.
Aos 18 meses, atinge-se 93% da altura de adulto (1,40 metros de 1,50 metros), aos 24 meses atinge-se 95% (1,43 metros), aos 30 meses cerca de 98% (1,48 metros), aos 36 meses cerca de 99% (1,49 metros) e alguns cavalos já alcançam a altura final aos 48 meses (no nosso exemplo, 1,50 metros).
Os potros ficam férteis a partir de 1 ano e 8 meses, tendo espermatozóides viáveis que podem emprenhar a égua, podendo variar de raça para raça. É ideal já separar os machos das fêmeas durante a desmama, ou no máximo com 1 ano e 2 meses.
Segundo Aloísio Marins, criador e treinador de equinos da Universidade do Cavalo, em Sorocaba (SP), o ideal é depois dos três anos. Muitas pessoas acham que o animal, por ser mais rústico, pode ser adestrado mais cedo, mas é um engano.
Normalmente ferram-se os cavalos pela altura do desbaste ( 2 anos e meio, 3 anos), que é quando começam a trabalhar e a ter desgaste mais significativo dos cascos.
1a MUDA – aos dois anos e meio, ocorre a erupção das pinças permanentes, com a consequente queda das pinças de leite. Elas alcançarão as opostas em 6 meses. 2a MUDA – aos três anos e meio ocorre a erupção dos médios que chegarão na altura das pinças, aos quatro anos de idade.
Geralmente as éguas só aceitam serem cobertas durante o cio, período que estão preparadas para serem fertilizadas. O cio ocorre, em média, a cada 21 dias, dura de 7 a 9 dias, e a ovulação* ocorre mais ou menos 2 a 3 dias antes do término do cio.
O ciclo estral em éguas é o período de que se estende de uma ovulação até a subsequente. A repetição dos ciclos, ou cios, é o que prepara o animal para receber a concepção. Nas éguas, o período ocorre repetidas vezes, uma vez por ano, no momento em que há maior incidência solar.