Quando há uma quantidade significativa de raiz saudável, o dentista pode inserir um pino dentro do canal radicular para fornecer suporte adicional, seguido pela colocação de uma coroa artificial. Esses pinos podem ser metálicos ou de fibra de vidro, e podem ajudar a restaurar a função natural do dente.
O que fazer quando o dente quebra e fica só a raiz?
Nos casos mais simples, pode-se realizar o posicionamento dos fragmentos da raiz fraturada e utilizar uma contenção flexível por um período estimado (aproximadamente 4 semanas, podendo durar até 4 meses). Em alguns casos, pode ser necessário realizar o tratamento de canal, quando há necrose da polpa do dente.
Uma quebra no dente pode proporcionar uma entrada para bactérias na polpa dentária, levando a uma infecção. Se não tratada, a infecção pode se espalhar para os tecidos circundantes, incluindo os ossos maxilares. Além disso, uma quebra no dente muitas vezes está associada a dor e desconforto.
Depende. A localização da fratura acima da margem óssea alveolar e manutenção da integridade estrutural do dente afetado, por exemplo, permite a recuperação da raiz dentária fraturada ou quebrada através de restaturação em resina composta.
Em caso de perfeitas condições da raiz dentária, tente reposicionar o dente em seu lugar de origem. Para prendê-lo temporariamente, pressione com a bochecha. Esse procedimento é indicado porque a saliva é capaz de conservar a estrutura por até duas horas.
Quando o dente TÁ TODO QUEBRADO ou SÓ A RAÍZ, o que é MELHOR FAZER?
O que acontece quando fica só a raiz do dente?
Quando um dente quebra e a raiz fica exposta, é crucial buscar ajuda de um dentista o mais rápido possível. A raiz exposta pode ser um ponto de entrada para bactérias, levando a infecções e outros problemas de saúde. Além disso, o desconforto e a dor podem aumentar sem tratamento adequado.
Além de dor, pode ocorrer o aumento da sensibilidade na região e também sangramentos. A mastigação fica comprometida, pois os dentes já não atuam da mesma forma, criando a possibilidade de danificar outros dentes. Não tratar um dente quebrado, pode causar infecções, sendo a mais comum o abscesso dentário.
Raiz fraturada é uma indicação de extração dentária e substituição por implante. Um dente com a raiz fraturada pode ser recuperado em alguns casos, mas na maioria das vezes precisa ser extraído e o ideal é que ele seja substituído o quando antes por implante dentário.
Raízes fraturadas não dispõem de suporte para isso. Infelizmente o tratamento envolve extração e reabilitação com implantes caso seja o desejo do paciente. Mas na duvida, consulte um especialista para avaliar a real necessidade de extração!
Geralmente o processo não é demorado. O dentista acessa a ponta da raiz do dente, levantando uma pequena parte da gengiva. Sendo assim, ele consegue ver a região infeccionada e remove todo o tecido necessário com brocas ou ultrassom. Logo após, obtura-se a ponta da raiz que sobrou.
Porém, algumas vezes acontece de o dente quebrar e sobrar apenas sua raiz. Nessa situação, não é possível extrair o dente de maneira convencional, visto que sua raiz se encontra abaixo da linha da gengiva. Deste modo, não há nenhuma parte externa que possibilite sua extração convencional.
Quando fazemos uma extração devemos tirar o dente inteiro.Se ficar um pedacinho,pode causar uma infecção,pois esse pedacinho pode ser um foco de infecção.
Olá, o ideal seria fazer um exame clínico e radiográfico para avaliar a real condição do remanescente dentário e as possíveis opções de tratamento para o mesmo. Procure seu dentista o mais breve possível para evitar que essa situação se agrave.
Quais os sintomas de uma raiz do dente fraturada? Quem tem uma dente com raiz quebrada pode experimentar dor ao mastigar, mas esse não é o único sintoma. Caso haja infecção da polpa dental, é possível que apareça um abscesso na gengiva por conta do pus acumulado.
O dentista saberá o que fazer e determinará se é possível unir o pedaço fraturado ao dente. Para isso, são utilizadas resinas especiais praticamente imperceptíveis. Uma vez que o dentista analisou o dente quebrado, ele fará o que for mais conveniente. Em muitos casos, a restauração já é suficiente.
A extração do dente quebrado é realizada por meio do fórceps dentário, procedimento que remove o dente da cavidade bucal. Logo após o procedimento, o dentista sutura o tecido gengival e passa as instruções pós operatórias.
Que consequências são geradas caso o dente quebrado não seja tratado? Como qualquer fratura, a negligência pode trazer problemas futuros para a saúde da pessoa. As principais incluem infecções, escurecimento do dente, dores, desconforto e até problemas na autoestima.
A exposição da raiz do dente pode trazer sérios riscos para a saúde bucal. Quando a raiz do dente fica exposta, a camada protetora de esmalte não está mais presente para protegê-la. Isso pode levar a uma série de complicações, incluindo cáries, infecções e até mesmo a perda do dente.
O que acontece se ficar um pedaço da raiz do dente?
Além do incômodo e da dor, a raiz residual pode causar mau hálito. Isso acontece quando há o acúmulo de alimentos no “vazio” que o dente deixou. A região tende a ser mais difícil de limpar, levando à proliferação de bactérias. Esses sintomas podem levar ainda à dificuldade para mastigar.
restauração de resina: é o tipo mais comum utilizado para restauração de dente quebrado. Basicamente, as resinas contam com a mesma coloração do dente, sendo ideais para o resultado estético. Com esse material, a recuperação deve ser feita no mesmo dia.
Um dente quebrado pode causar sensibilidade, sangramento, dor e desconforto na gengiva. Se o dente quebrado não for tratado, pode levar a infecções e afetar a saúde geral. Em casos de quebra por trauma, podem ocorrer alterações na cor, mobilidade e reabsorção do dente e do osso.
Quando o resto de raiz é menor ou igual a 3mm e o dente não apresenta cárie ou infecção, o dentista pode optar por deixar o resto, especialmente quando a tentativa de remoção possa resultar em uma lesão de nervo.