Apesar de os gatinhos beberem o leite materno, até ao desmame que ocorre pelas quatro semanas de idade, eles ainda assim necessitam de água. Após o desmame, a maioria dos gatinhos perde a capacidade de digerir o açúcar do leite de forma eficaz, pelo que a sua principal fonte de hidratação é a água.
Pra gatinhos até 10 dias de idade, amamente a cada 2 horas; entre 11 e 18 dias, a cada 3-4 horas; até 4 semanas a cada 5-6 horas; e a partir de 4 semanas de vida alimente 2 a 3 vezes por dia com comida úmida misturada com o sucedâneo comercial, e comece a oferecer água.
O que também pode ser feito é oferecer sachês de ração úmida, além da seca, para aumentar o aporte de água do animal, porque esse tipo de alimento é mais atrativo para o pet. Além disso, os gatos adoram subir na pia para beber água da torneira, mas não é indicado que o tutor acostume o gato a ter esse hábito.
“O meu gato não bebe água, será que há algum problema?”. É muito provável que sim. Os gatos são mais propensos a sofrer doenças do trato urinário, que podem piorar quando têm a urina muito concentrada. Por isso, é essencial que o teu felino se mantenha hidratado.
As primeiras refeições devem ser feitas com ração umedecida com água morna para que fiquem bem pastosas e fáceis de comer. A ração deve ser específica para gatos filhotes, e se o bichano não comer toda a porção, a ração úmida deve ser descartada.
Quando Filhote Começa A Beber Agua? Desmamar e Fazer Papinha e Ração Seca para Cão
O que dar para gatinho com 30 dias de vida?
Nos seus primeiros 30 dias de vida, o aleitamento materno deve ser priorizado. Mas, caso isso não seja possível, você pode recorrer aos chamados leites artificiais. Passado esse período, é chegada a hora de fazer o desmame com a papinha, ou seja, dar início a introdução da ração na dieta do animal.
A partir de três semanas de vida, o gato filhote já pode comer ração umedecida com água - contudo, o leite materno ainda é o principal alimento, e o desmame completo só pode ser feito depois de seis semanas.
Se tiver vários animais na casa, ela recomenda colocar diversos pontos de água espalhados pelos cômodos. Além disso, o bebedouro nunca deve estar junto com a comida e, sim, a pelo menos um metro de distância. “Na natureza, se cai comida na água, ela fica estragada.
Por que o gato não quer comer? Se o gato não quer comer ou beber água e também apresenta outros sintomas, como tristeza, vômito ou diarreia, certamente está com alguma doença. Nesse caso, deve-se procurar um médico-veterinário logo que notar qualquer alteração.
Quando falo de dieta úmida comercial, me refiro aos sachês, patês e caldos desenvolvidos especialmente para os felinos. Se o seu gatinho é aquele que ama lamber o caldinho, outra dica é colocar um pouco de água dentro do sachê e deixá-lo mais diluído.
A quantidade ideal de água que um gato deve beber por dia varia de acordo com alguns fatores, como peso, idade, nível de atividade e até mesmo o clima. Em média, estima-se que um gato adulto deva consumir entre 20 e 40 ml de água por kg de peso corporal diariamente.
Os filhotes de gato devem ser alimentados exclusivamente com ração para filhotes até atingirem um ano. Isso porque elas possuem o balanço ideal de nutrientes para o seu crescimento e desenvolvimento saudável.
Os gatos que acabam de nascer não são capazes de urinar e defecar por si mesmos. Apenas começarão a controlar os seus dejetos às três semanas de vida. Até esse momento é a sua mãe que os estimula, lambendo a zona genital e anal.
Porém, não é recomendado tocar no pet caso não seja necessário. Isso porque o odor humano pode fazer com que a mãe felina desconheça os seus próprios filhotes. Inclusive, esse é um dos motivos que levam uma gata a rejeitar seus filhotes e, consequentemente, parar de cuidar e oferecer alimento a eles.
Ofereça comidas úmidas: alimentos como sachês de rações úmidas também são formas de hidratar o felino, caso ele não consiga beber a quantidade de água necessária. Aumente o número de bebedouros pela casa: isso vai estimular o felino a beber água independente do ambiente da casa que ele estiver.
Apesar de os gatinhos beberem o leite materno, até ao desmame que ocorre pelas quatro semanas de idade, eles ainda assim necessitam de água. Após o desmame, a maioria dos gatinhos perde a capacidade de digerir o açúcar do leite de forma eficaz, pelo que a sua principal fonte de hidratação é a água.
Quanto tempo um filhote de gato pode ficar sem comer?
De acordo com a WSAVA (Associação Mundial de Médicos-Veterinários de Pequenos Animais), o tempo máximo que podemos esperar para que o paciente volte a comer de forma espontânea é 5 dias, ou seja, antes disso é recomendado usar estratégias para tornar a comida mais atrativa, por exemplo.
O que também pode ser feito é oferecer sachês de ração úmida, além da seca, para aumentar o aporte de água do animal, porque esse tipo de alimento é mais atrativo para o pet. Além disso, os gatos adoram subir na pia para beber água da torneira, mas não é indicado que o tutor acostume o gato a ter esse hábito.
A água da torneira faz mal e pode causar problemas de saúde como esquistossomose, hepatite A, cólera, gastroenterites, leptospirose, e outras causadas por vírus, bactérias e parasitas, como a giárdia, que pode causar cólicas abdominais e diarreia graves nos gatos, e nas pessoas podem causar cólicas abdominais, gases, ...
Para treinar o seu gato para usar uma fonte de água, crie o ambiente ideal colocando a fonte longe das caixas de areia ou tigelas de ração. Deixe o seu gato se acostumar com a fonte apresentando-a para ele ainda desligada. Depois que o seu gato ficar confortável com ela, ligue a fonte na potência mais baixa.
Feito com ingredientes naturais de alta qualidade e produzido sem qualquer conservante, aromatizante ou corante artificial, o WHISKAS® Sachê é uma ótima fonte de hidratação para o seu gato, que ajuda a manter a saúde do trato urinário.
Já o filhote dos quatro aos seis meses consegue ficar sozinho por mais tempo, em torno de 8h. Quando o felino tiver oito meses, o tutor pode se ausentar por cerca de 12h sem problemas para o bichano. Então, por enquanto, a resposta para a pergunta “o gato pode ficar 5 dias sozinho?” ainda é não.
Quantas vezes um filhote de gato deve comer por dia?
O gato filhote, necessariamente, precisa comer entre 3 e 4 vezes por dia. Isso porque eles não conseguem ingerir grandes quantidades de alimento, e, por estarem em fase de crescimento, têm que comer com frequência para suprir a alta demanda energética.