Geralmente, pode-se considerar que o grau estabilizou quando ele não muda em intervalos de 6 meses a 1 ano. É importante ressaltar que a estabilização do grau não garante que o distúrbio nunca mais volte a ocorrer.
Quando o grau da miopia se estabiliza? O surgimento da miopia é mais comum na adolescência, sendo, também, quando mais há progressão da doença. Geralmente, por volta dos 18 a 21 anos de idade, o grau se estabiliza.
Vale lembrar também que estabilizar o grau não significa que o distúrbio está resolvido. É tido como grau estabilizado, quando o grau não muda em um período de seis meses a 1 ano.
Como saber se meu grau estabilizou? Quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo, deve ir ao oftalmologista pelo menos uma vez por ano para verificar possíveis modificações no grau. Geralmente, pode-se considerar que o grau estabilizou quando ele não muda em intervalos de 6 meses a 1 ano.
Aumentar o tempo em ambientes abertos, fora de casa e longe de 4 paredes. Quanto mais tempo em ambientes abertos, menos chance de aumentar o grau. Os estudos recomendam que, idealmente, as pessoas fiquem pelo menos 2 horas por dia nesses locais. Seja para fazer uma atividade física, caminhar, brincar, o que for.
Então, se o seu grau não está estabilizado por pelo menos 1 ano e ainda estiver em progressão, com o passar do tempo, ele vai voltar mesmo após a realização do procedimento.
Hoje, sabemos que o grau, tanto da Miopia como de outros Erros de Refração, costuma sofrer uma leve variação, para mais ou para menos, com o passar da idade. Isso está relacionado a uma série de fatores, desde estresse até esforço ocular excessivo e outras variáveis.
Embora os graus dos erros de refração comecem a se estabilizar entre 18 a 21 anos, alguns fatores podem contribuir para que o grau continua em mudança.
Na medicina, uma pessoa é considerada cega se corresponde a um dos critérios seguintes: a visão corrigida do melhor dos seus olhos é de 20/200 ou menos, isto é, se ela pode ver a 20 pés (6 metros) o que uma pessoa de visão normal pode ver a 200 pés (60 metros), ou se o diâmetro mais largo do seu campo visual subentende ...
Precisa esperar o grau estabilizar para fazer cirurgia?
O ideal é que o grau esteja estabilizado há pelo menos 6 meses antes do procedimento, o que acontece normalmente no início da idade adulta, por volta dos 21 anos.
É possível o grau de miopia diminuir naturalmente?
A regressão da miopia pode ser natural, mas, às vezes, pode mascarar alguma mudança no organismo. Segundo Bechara, pode indicar erro de diagnóstico numa consulta anterior, sinal de alguma doença, como diabetes, ou gravidez.
O globo ocular passa pelo processo de crescimento desde o nascimento, até por volta dos 20 anos de idade, que é quando atinge a maturidade. É por esse motivo que os oftalmologistas costumam indicar as cirurgias refrativas a partir dessa idade.
O grau da miopia também pode regredir no caso de pessoas jovens que nunca fizeram exame de vista com a pupila dilatada. Neste tipo de exame, o oftalmologista consegue avaliar com maior nitidez o fundo da retina, assim como o nervo óptico e as artérias oculares.
Mesmo que sua Miopia tenha um grau pequeno, como -0,25 D ou -0,5 D (“meio grau”), a necessidade de usar óculos nesta situação atrapalha-o no desempenho da sua profissão.
A hipermetropia tende a diminuir com o crescimento natural dos olhos na infância, por isso é muito comum que o grau reduza nas crianças. A miopia pode ter uma redução quando chegamos perto dos 40 anos. Alterações oculares como a catarata também podem causar redução da hipermetropia.
A Miopia pode aumentar pouco (menos que 0,5 grau por ano), ou muito (mais que 1 grau por ano). E sendo assim, quanto antes a miopia iniciar e mais aumentar na infância, maior grau de miopia essa pessoa terá na vida adulta.
Pesquisas indicam que o estilo de vida moderno, com maior permanência em espaços fechados, contribui para o aumento no grau dos olhos. Crianças, em especial, que passam mais tempo sob luz artificial em detrimento da luz solar natural têm maior risco.
A presbiopia não é uma doença, mas um processo natural de envelhecimento dos olhos, que traz essa dificuldade de enxergar. Ela ocorre porque o cristalino, que é a lente dos nossos olhos, vai perdendo elasticidade e isso impacta no modo de enxergar, as imagens vão se apresentando com menos nitidez.
Hoje em dia o aumento do grau significamente está ligado aos aparelhos digitais. O longo tempo que as pessoas passam em frente das telas prejudica consideravelmente a visão. Isso gera o cansaço visual e depende de um grande esforço na hora de ler e digitar.
A melhor forma de melhorar naturalmente a sua visão consiste em dar aos seus olhos aquilo de que necessitam para serem saudáveis. Um fornecimento regular de alimentos nutritivos e vitaminas mantém os seus olhos — e o seu organismo em geral — no seu máximo.