Não se pode criar um animal selvagem como doméstico, isso, além de ilegal, é prejudicial ao desenvolvimento do animal, causando intenso sofrimento, além do desequilíbrio ambiental.
Roberto Citelli explica que os grandes felinos se adaptam bem ao convívio doméstico, mas como são animais que podem causar grande estrago com uma simples mordida ou arranhão, necessitam de muito espaço e do cuidado de alguém com experiência.
A única forma de possuir um animal silvestre legalizado é adquirir o animal de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.
A única forma de ter um animal silvestre legalizado é adquiri-lo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.
Ou seja, a espécie pantera negra não existe. A pantera é, na verdade, o grupo de felinos em que se encontram o leão, o tigre, a onça e o leopardo. "É uma variedade da onça-pintada (panthera onca), apenas possui uma variedade melânica", explica Vincent Kurt, biólogo da divisão técnica e de fauna do IBAMA.
Por ser um animal silvestre e de espécie ameaçada de extinção, o puma só poderia ser mantido com autorização do Ibama. O responsável pelo cativeiro do animal foi autuado em R$ 5.000,00.
No Brasil, a nossa pantera-negra pertence à espécie da onça-pintada (Panthera onca), o maior felino das Américas, que pode ser encontrada na Amazônia, no Cerrado, no Pantanal, na Caatinga e na Mata Atlântica. Curiosamente, as panteras-negras não ocorrem no Pantanal.
Auto de infração ambiental aplicado por criar animal silvestre em casa é nulo por atipicidade, porque “criar” não consta no rol do art. 29 da Lei 9.605/98, tão pouco no art. 24 do Decreto 6.514/08.
É considerado animal silvestre, então é necessário ter autorização do IBAMA para ter em casa, além dos criadouros também serem obrigados a ter registro no IBAMA.
Se você pensa em criar um animal silvestre como animal de estimação, saiba que é possível. Contudo, é necessário adquiri-lo em um criadouro ou estabelecimento legalizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), uma vez que são protegidos por legislações ambientais.
Entre os exóticos e silvestres autorizados pelo IBAMA, há cacatua, jabuti, calopsita, iguana, furão, sagui, tartaruga tigre d'água, tarântula e algumas espécies de serpentes. Dentre elas, a jiboia, a falsa coral e a cobra-do-milho.
Quanto custa para ter uma autorização do Ibama? A autorização do Ibama para criar aves silvestres custa R$144,22 e está sujeita a reajuste. Todos os anos é importante renovar o cadastro, pagando as taxas necessárias para manter a documentação completamente legalizada.
Seja qual for a espécie de animal silvestre que você queira ter de estimação, é preciso obter licença ambiental, senão, isso se configura como crime ambiental. Os locais autorizados pelo IBAMA e regulamentados pelo Ministério do Meio Ambiente são confiáveis.
Segundo a ONG internacional, onças negras podem habitar muitos lugares, mas sabe-se que a maioria das panteras negras está na Amazônia, na floresta tropical profunda. Já os leopardos negros habitam tanto a Ásia quanto a África.
– Ao nascer, os filhotes pesam pouco mais de 200 gramas. Isso é menos do que um gato doméstico com um mês de idade; – Porcos selvagens, veados-de-cauda-branca e guaxinins constituem 70% da dieta de uma pantera; – Apenas 12 a 20 panteras existiam no início dos anos 1970 na Flórida.
Não se pode criar um animal selvagem como doméstico, isso, além de ilegal, é prejudicial ao desenvolvimento do animal, causando intenso sofrimento, além do desequilíbrio ambiental.
É preciso ter condições financeiras para arcar com ração e areia de boa qualidade e idas ao veterinário (vacinas/tratamento de doenças que possam surgir). É preciso morar dentro da Cidade de São Paulo ou no ABC (Santo André, São Bernardo e São Caetano), pois as entregas são feitas pessoalmente nas casas dos adotantes.
🐆🐾 Ao contrário do que muitos pensam, a pantera e a onça -pintada não são apenas primas distantes. Elas são exatamente a mesma espécie, o que difere a coloração da pelagem é uma mutação em um gene de produção de melanina.
O zoológico "Selva Viva", no interior de São Paulo, começou a exibir, a partir do dia 23 de março, Zulu, um exemplar macho de pantera negra do cerrado, em parceria com o Instituto Onça Pintada, de Goiás.