Os rebaixamentos do Grêmio em 1991 e 2004 e as semelhanças com 2021. Em 118 anos de história, o Grêmio foi rebaixado três vezes para a Série B do Brasileirão.
Para o Tricolor, na era dos pontos corridos, essa marca só foi registrada na edição de 2004, que terminou com o rebaixamento do clube para a Série B. A atual arrancada, embora melhor, também remete ao início de 2021, quando o Tricolor caiu recentemente.
Já em Porto Alegre, o Grêmio amarga três rebaixamentos (1991, 2004 e 2021), enquanto o Internacional só caiu em 2016. Das quatro equipes de São Paulo, o atual campeão Palmeiras é o que mais vezes foi rebaixado.
Foto: Lance! Está é a segunda vez que o Grêmio faz esse feito. Rebaixado em 2004, o Tricolor foi campeão da edição da série B em 2005 e ficou em quinto no Brasileirão de 2006, garantindo a vaga para a Libertadores em 2007.
Cumpriu três ainda na Série A e mais dois na Série B, quando atuou contra Avaí e Ituano no Beira-Rio. Em um desses jogos jogando longe do Olímpico, à época, o time gaúcho foi rebaixado para a Segunda Divisão. Ao final da 46ª rodada, o Grêmio caiu como lanterna, com 39 pontos.
ª edição da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol naquele ano. Vencido pelo Atlético Mineiro, que conseguiu o acesso a Série A após ter sido rebaixado em 2005. Os outros clubes que galgaram o acesso à primeira divisão de 2007 foram o Sport Recife, Náutico e América de Natal.
ª edição da segunda divisão do futebol brasileiro, disputado por 20 equipes. Iniciou-se no dia 11 de maio e encerrou-se em 24 de novembro. O Coritiba sagrou-se campeão na última rodada após uma vitória por 3–2 sobre o Santa Cruz e obteve o direito de disputar a Série A em 2008 ao lado de Ipatinga, Portuguesa e Vitória.
Dessa forma, nossa contagem de “quem tem mais títulos: Grêmio ou Internacional” sofre uma virada: o Grêmio agora soma 14 títulos oficiais e o Inter conta 12 conquistas. O Grêmio conta em sua lista também duas conquistas regionais.
América-MG, Coritiba, Goiás, Sport e o Vitória são os nomes que caíram mais vezes para a segunda divisão, contando com 6 rebaixamentos. Entre os principais clubes brasileiros, o Vasco, com 4 rebaixamentos, é o time que com mais idas a série B.
O Corinthians viveu o pior ano de sua história em 2007. Um empate por 1 a 1 com o Grêmio, no Estádio Olímpico, selou a queda do time para a Série B do Campeonato Brasileiro.
São Paulo conquistou cinco vezes a Série B na história, sendo o maior campeão entre as cidades. Colocou a faixa com Palmeiras (duas vezes), Corinthians, Portuguesa e Juventus. Ninguém bateu mais na trave da Série B do que o CSA.
O Brasiliense sagrou-se campeão e conquistou o direito de disputar a Série A em 2005 ao lado do Fortaleza. Seis clubes foram rebaixados para a Série C do ano seguinte: América de Natal, Remo, América Mineiro, Joinville, Mogi Mirim e Londrina.
O Criciúma foi o campeão e o Fortaleza ficou com o vice; os dois clubes garantiram a vaga para a Série A em 2003. Rebaixados para a Série C em 2003: Americano, Botafogo-SP, Sampaio Corrêa, Guarany de Sobral, XV de Piracicaba e Bragantino.
Após ser o primeiro clube a garantir o acesso antecipadamente, o Coritiba sagrou-se campeão da Série B faltando uma rodada para o término do campeonato, ao empatar com o Icasa por 2–2 na casa do adversário.