Matthew de novo: “O nível de hCG deve dobrar a cada 48 horas entre a quarta e a sexta semana completa [de gravidez]. Se isso não acontecer, verifique novamente após dois dias, pois isso pode indicar uma gestação inviável ou GLD (gravidez de localização desconhecida)”, explica ela.
Obs.: A BHCG pode ser identificada com precisão por imunoensaios específicos, a partir da implantação do ovo, de 6 a 12 dias (média +) após a fecundação. Na gravidez normal, o nível de BCHG dobra a cada 2 a 3 dias indicando com alta probabilidade a implantação intra uterina do ovo fertilizado.
O exame consegue identificar a gravidez entre o 8º e o 11º dias após a fecundação ou no 1º dia de atraso menstrual. A partir daí, os níveis do hormônio aumentam progressivamente até, em média, a 12ª semana de gestação. Depois, a tendência é de que eles se estabilizem.
Mesmo quando eles são positivos, é preciso confirmar o resultado através do exame de sangue, que é o teste de gravidez mais confiável. A maioria dos exames de sangue consegue detectar níveis mínimos de hCG de 5 mUI/ml, porém já existem testes supersensíveis que detectam a presença de até 1ou 2 mUI/ml.
O exame Beta hCG é indicado quando há suspeita de gravidez, logo após o atraso da menstruação. Vale destacar que os valores de Beta hCG aumentam entre o sexto e oitavo dia de fecundação. Em alguns casos, o médico poderá optar por aguardar até 10 dias da fecundação para ter um resultado mais seguro.
Quando dias começa aparecer hCG no corpo depois que fecunda?
Os níveis de hCG aumentam rapidamente nos primeiros dias de gravidez e, com os métodos laboratoriais mais precisos, podem ser detectados no sangue cerca de oito dias após o dia estimado da concepção. Os testes de gravidez caseiros podem detectar o hCG alguns dias depois na urina, dependendo de sua precisão.
O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.
“O nível normal de hCG no sangue na data esperada da menstruação (14 dias após a ovulação) é de 40 a 120 mIU/ml”, diz a Dra. Matthews. Esse valor deve dobrar a cada 48 horas a partir da quarta semana completa até a sexta, mas isso não acontece com todo mundo.
Em geral, valores de beta hCG entre 0 e 25 mlU/ml indicam resultado negativo. Porém, mulheres que estão na 1º ou 2º semana de gestação podem apresentar valores menores que 25. Por isso, se o exame deu negativo, é indicado aguardar mais 10 a 15 dias. Se a menstruação continuar atrasada, recomenda-se repetir o exame.
A melhor forma de saber se a gestação está evoluindo de modo normal é mesmo com a realização de uma ultrassonografia obstétrica trans-vaginal onde poderá ser visualizado o embrião com batimentos cardíacos presentes em torno da sétima semana de gestação, ou seja, após um atraso menstrual de 3 semanas, 21 dias.
Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.
Os exames de sangue que dosam a quantidade de HCG são chamados de beta quantitativos. Eles mostram a quantidade e também podem indicar de quanto tempo é a gravidez. Esses exames quantitativos podem indicar precisamente se há gravidez ou se o hormônio está evoluindo ou não.
A gravidez anembrionária é considerada uma gravidez “inviável”, pois não há possibilidade de o bebê nascer vivo. A maioria das mulheres apresenta sintomas típicos da gestação nas primeiras semanas da gravidez, inclusive com um aumento (temporário) nos níveis de hormônio beta hCG.
Beta hCG ou BhCG é a sigla para um hormônio chamado Gonadotrofina Coriônica Humana, e sua dosagem no sangue é utilizada como referência em testes de gravidez. De forma geral, os valores do Beta hCG aparecem: Sem gestação ou com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml.
Em uma gestação normal, a taxa do Beta HCG costuma dobrar a cada 24 ou 48 horas. Quando isto não acontece pode ser indicio de que a gravidez não irá progredir. E nos caso de um pequeno aumento pode ser que tenha alguma complicação.
Se temos uma gestação em que o Beta-HCG está subindo devagar, não subindo como o esperado, podemos realmente precisar do ultrassom para confirmar a gravidez. A imagem de ultrassom também pode ser traiçoeira. Ela varia muito, tem muita imagem diferente de ultrassom que indica gravidez na trompa.
O hCG começa a ser produzido cerca de uma semana a 10 dias após a fertilização e após este intervalo, o teste já é capaz de detectar a gravidez. Os níveis do hormônio aumentam com o passar das semanas, alcançando nível máximo entre a décima e décima segunda semana de gravidez.
Geralmente, os valores de Beta HCG aumentam a partir do sexto dia de fecundação. Em alguns casos, o médico poderá optar por aguardar até 10 dias da fecundação para ter um resultado mais seguro.
Quantas semanas para dar positivo o teste de gravidez?
Dá para saber se a mulher está grávida a partir do décimo dia de fecundação, mas os especialistas recomendam que o teste de farmácia seja feito somente depois que a menstruação atrasar.
Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.