Ciência explica por que o mar ajuda a relaxar As ondas dos oceanos, segundo a pesquisa, geram íons negativos que, absorvidos, promovem alterações moleculares no corpo, gerando sensação de paz e equilíbrio.
Segundo os estudos, as ondas dos oceanos geram íons negativos. Quando absorvidos, ocorrem alterações moleculares no corpo, causando uma sensação de paz e equilíbrio. Além disso, o cortisol, nome dado ao hormônio do estresse, tem seus níveis reduzidos no organismo com o barulho das ondas do mar.
Isso acontece porque estes íons têm a capacidade de equilibrar nossos níveis de serotonina, substância relacionada ao nosso humor. Além disso, o magnésio presente na água do mar ajuda o corpo a relaxar, aliviando a tensão.
Respirar o ar marinho, rico em íons negativos, por exemplo, ajuda a melhorar a qualidade da nossa respiração. O som das ondas ativa o córtex pré-frontal do cérebro, promovendo um estado mais relaxado e meditativo, o que também contribui para uma boa noite de sono.
No período de lua cheia e de lua nova encontramos as marés mais baixas, portanto essa é a melhor época para viajar para várias cidades do Nordeste, como Porto de Galinhas, Maceió, Maragogi e João Pessoa.
Ressaca marítima é um fenômeno marcado pela elevação anormal do nível do mar e forte agitação de suas águas. Ciclones e marés astronômicas podem causar a ressaca marítima.
Até mesmo visualmente o mar é capaz de transmitir calma e sensação de segurança, uma vez que sua superfície plana transmite estabilidade, afastando a preocupação e o estresse causados pela imprevisibilidade do ambiente.
A proximidade com o mar tem sido associada a uma redução nos níveis de estresse e ansiedade. Para fomentar ainda mais a sensação de tranquilidade e conexão com a natureza, faça uma caminhada pela praia e explore todos os efeitos positivos na saúde mental.
Um fim de semana na praia costuma estar ligado a momentos de descanso e diversão, mas eles também podem ser benéficos para a sua saúde. Estudos e pesquisadores apontam que o contato com o litoral pode ajudar a controlar o estresse e melhorar a saúde do seu cérebro.
O mar e toda sua imensidão, tem o poder de nos reconectar com nossa essência. Mas além dos benefícios metafísicos, é importante citar também os benefícios físicos que o contato com o oceano, nossa maior fonte natural, pode nos proporcionar.
A sensação de paz que temos na praia pode ser um resultado de alterações moleculares em nossos corpos. As ondas do oceano produzem íons negativos. Íons negativos aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio.
Por um lado, a água salgada é mais densa que a água doce. Isto requer menos esforço muscular para nos manter à tona. Ou seja, nadamos mais relaxados no mar porque flutuamos mais. Por outro lado, os sais são absorvidos pela pele.
"O mar é uma expressão de liberdade, as ondas são suas palavras." Essa frase nos lembra que o mar é um símbolo de liberdade inigualável. Assim como as ondas dançam livremente na superfície, somos lembrados de abraçar a liberdade em nossas próprias vidas e permitir que nossas palavras e ações fluam livremente.
A brisa do mar é um vento suave e fresco que vem do oceano. Ele se forma quando o ar quente que está sob a Terra se eleva e é substituído pelo ar mais frio que vem do mar.
Estudos mostram que observar locais com água diminui a frequência cardíaca e aumenta a sensação de relaxamento. Nada melhor do que sair da cidade e ir para a praia para se sentir mais calmo e relaxado.
A água do mar é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que a torna uma excelente opção para combater diversas doenças de pele, como acne, psoríase e eczema.
O mar ensina. Paciência aos que tem pressa. Equilíbrio para os que já caíram mas não deixaram de remar. Para ganhar o mar é preciso perder o medo e manter o respeito.
Devido à sua composição em magnésio, que tem uma ação relaxante, a água do mar ajuda a aliviar a tensão muscular, o estresse e a ansiedade. Assim, uma forma de diminuir o estresse e promover a sensação de bem estar é através da prática de exercícios ou de atividades no mar, como o nado, por exemplo.
No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar. Quando o mar está calmo, a tendência é que sua superfície siga o mesmo caminho.
À noite, os peixes maiores saem à caça e a maioria das espécies executa seus rituais de acasalamento, da cópula à desova. Algumas delas, inclusive, só podem ser vistas em um mergulho noturno, pois se escondem durante o dia: polvos e lagostas, por exemplo.