Dor muscular faz parte do processo de hipertrofiaQuando o músculo é trabalhado em exercícios, ainda mais nos de alta intensidade, como a musculação, ele naturalmente se desgasta, o que gera rupturas microscópicas nas fibras musculares.
É verdade que o músculo tem que doer para crescer?
Não é necessário sentir dor muscular para o ganho de massa muscular. No entanto, muitas vezes essa é uma consequência de um exercício físico que leva a fadiga muscular. O intervalo entre os treinos deve ser programado junto com seu educador físico, muitas vezes o descanso se dá treinando grupos musculares diferentes.
As dores geralmente começam a aparecer oito horas após o treino. É comum que fiquem mais intensas nas primeiras 24 horas e atinjam seu pico até três dias depois. Passado esse período, o desconforto começa a diminuir aos poucos, desaparecendo completamente entre cinco e sete dias3.
Afinal, posso treinar se estiver sentindo dor? Se for apenas um desconforto tolerável, aquela sensação de que os músculos “trabalharam”, sim. Caso a dor esteja incapacitante, dê mais um tempo de repouso e evite voltar ao exercício em máxima intensidade antes de diminuir as dores.
Dor Muscular No Dia Seguinte: Você Treinou Corretamente?
Porque o músculo fica tão dolorido depois de malhar?
“Do ponto de vista molecular, a dor acontece porque a atividade física gera uma inflamação muscular 'benéfica' ao organismo. Uma das reações químicas da inflamação é a produção de ácido lático.
Com o movimento durante o exercício, as membranas dos tecidos dos músculos se rompem, então, se forma um processo inflamatório. Com isso, a dor muscular pós-treino é apenas um alerta do organismo.
Aumento da força, resistência e desempenho em exercícios
Caso você perceba que tanto o treino quanto a execução de atividades do dia a dia, como carregar sacolas de mercado ou qualquer outro objeto consideravelmente pesado, estiverem muito mais fáceis, é bem provável que você esteja atingindo a hipertrofia muscular.
Uma de suas principais prioridades é proteger o corpo de danos aos tecidos causados por quedas, acidentes ou outros movimentos que possam agravar ou causar lesões, como estiramentos ou distensões. Dor e rigidez são essencialmente mecanismos de proteção. Isso acontece para você NÃO alongar.
sentir dor muscular tardia — costuma ocorrer cerca de 8 horas após o treino, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e podendo durar até 72 horas;
apresentar maior facilidade na execução dos exercícios;
observar mudanças na forma corporal ou redução de medidas;
No entanto, um músculo que se desenvolve facilmente é o quadríceps - parte da frente da coxa. “Como usamos bastante, temos a facilidade de conseguir a hipertrofia”, disse.
Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.
Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão “crescer” tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.
Educadores físicos ouvidos pelo Metrópoles explicam que três grupos musculares dividem o posto de mais difíceis de malhar: o tríceps, a parte interna das coxas e a panturrilha.
Esta é a dor do esforço muscular e ela é positiva. Principalmente para pessoas que querem ter hipertrofia, ou seja, aumento da massa muscular, as micro lesões e a inflamação muscular são parte do processo normal, e pode haver dor no ventre (no meio, na parte mais volumosa do músculo), principalmente.
Esse trabalho de alta intensidade provoca o estresse mecânico dos músculos, que resulta no processo inflamatório responsável pela dor3. “Quando se trabalha com alta intensidade principalmente, os músculos, não só gastam energia para contrair, mas também para relaxar.
A principal estratégia é o repouso. Evite trabalhar/recrutar novamente o grupo muscular enquanto ele estiver dolorido, o que vai representar um período de no mínimo 48h. Outras estratégias são a realização de massagem e gelo local.
Exercícios aeróbicos são interessantes, nesses casos, porque ajudam a amenizar a dor e a inflamação. Mas se você perceber que nem assim a dor aliviou, o melhor a fazer é respeitá-la e dar mais um tempo de descanso antes de treinar aquela região novamente.
Toda vez que a gente faz um trabalho muscular intenso, de acordo com a literatura, o ideal é que você dê 48 horas de descanso para essa regeneração muscular”, explica Carina. Esse descanso vale para qualquer esporte. “Mas, infelizmente, atletas de alto rendimento praticamente não têm esse descanso de 48 horas.
Um prazo esperado para a definição do corpo, por exemplo, pode variar entre 3 e 6 meses. Definir as suas estratégias, bem como as suas metas, vai ajudar você a manter-se no plano e não desistir, tanto dos treinos quanto da alimentação.
No pain, no gain (sem dor, sem ganho) é uma frase comum entre quem faz musculação, pois o dano é considerado essencial para o aumento de massa muscular. Porém, uma pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP mostra que não há relação entre lesões no treino e crescimento dos músculos.
Ela pode se manifestar até cerca de oito horas após o treino e alcançar o máximo de sua intensidade entre 24 e 72 horas depois das atividades realizadas ¹. Ou seja: é normal sentir dores musculares depois da academia.
A resposta é não: o melhor é deixar o remédio para lá e sentir a dor muscular como uma vitória por ter treinado. Isso porque o medicamento pode enganar seu corpo e favorecer uma lesão.