Isso acontece quando existe suspeita de fraude. Nesse caso, no momento do recebimento do Pix, os recursos são bloqueados por até 72 horas pela instituição do recebedor, que fará uma avaliação. Se houver fraude, o dinheiro é devolvido ao pagador. Se não ocorreu fraude, o recurso é devolvido ao recebedor.
Você aguardou o tempo necessário, verificou se todos os dados estão corretos e o Pix enviado não caiu na conta? Chegou a hora de entrar em contato com seu banco. Você pode ligar para seu banco a fim de verificar as informações ou ir pessoalmente até sua agência bancária.
Pix é um novo meio de pagamentos do Banco Central que permite a realização de transferências e pagamentos de valores financeiros em tempo real, 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano. Com o Pix, o dinheiro cai na hora!
O Pix pode ficar em processamento em até 10 segundos, segundo determinado pelo próprio Banco Central. Mas há casos em que pode ocorrer algum erro na transação e pode demorar um pouco mais para que ela seja concluída. Isso depende da causa da falha e da solução adotada pelo sistema do Pix ou pela instituição financeira.
Significa que o sistema não pôde concluir o envio do dinheiro para o destinatário. Isso quer dizer que, em alguma etapa do processo, houve um erro de conexão que impediu que as informações seguissem e a transação fosse concluída.
Isso porque muitas vezes o pagamento instantâneo demora a cair na conta exatamente por quedas no sistema dos bancos. Entretanto, se após esse período o Pix não tiver caído na conta bancária, a pessoa deve entrar em contato com o banco emissor ou receptor.
Por motivos de segurança, algumas transferências Pix recebidas ficam pendentes por até 72 horas para que sejam analisadas. Após esse período, a transação pode ser: Aprovada: E seguirá o fluxo normal de recebimento do saldo em conta.
A mensagem “Pix em processamento” aparece quando a transação não foi concluída no prazo estipulado pelo Bacen (que como comentamos é de 10 segundos). Em outras palavras, quer dizer que o valor ainda não foi enviado e que, portanto, não chegou ao destinatário.
Antes de tudo, dê uma olhada em seu extrato para validar se o valor saiu de sua conta. 👉🏻 Se após essa validação, o valor tiver sido debitado de sua conta significa que o Pix foi efetivado.
Transferências Pix com a situação Em análise são verificadas pelo Asaas para se certificar que as partes envolvidas estão seguras, evitando fraudes e perdas.
Caso o dinheiro enviado pelo Pix não seja depositado na conta de destino ou surja a mensagem de Pix em processamento, é recomendado esperar cerca de uma hora, pois muitas vezes os problemas são resolvidos automaticamente.
Estorno do Pix: É simples, pois no aplicativo do seu banco existe a opção de estornar o Pix. Mecanismo Especial de Devolução (MED): É acionado em casos de fraudes no Pix, golpes ou roubo do celular. Pra acioná-lo, basta entrar em contato com seu banco.
O Pix é uma forma rápida de enviar e receber dinheiro na conta, e funciona 24h por dia, todos os dias da semana. Embora não seja comum, às vezes o Pix passa por instabilidades momentâneas que fazem com que a transferência não seja instantânea.
👉🏻 Confira se o comprovante é de agendamento ou a transação está “em processamento/andamento”. Quem agendou este Pix pode ter cancelado o agendamento ou, caso essa pessoa não tenha saldo suficiente em conta na data agendada, a transação não será concluída pela instituição financeira.
Qual o prazo pra devolução de um Pix? Através do Mecanismo Especial de Devolução, o prazo pra solicitação é de 80 dias. Após a solicitação, se o caso realmente se enquadrar no MED, se inicia uma análise com prazo de 7 dias, que vai determinar se o pagamento deverá ou não ser devolvido.
Isso pode acontecer porque o seu cliente pode pagar o Pix com qualquer conta. Isto é, pode ser que ele pague através da conta empresarial, mas pode ser também que ele pague através de sua conta pessoal, ou a do sobrinho, da esposa ou do colega de trabalho, por exemplo.
A maneira mais fácil e certeira de identificar um Pix falso é por meio do extrato. Não esqueça que as transações via Pix ocorrem quase que instantaneamente, significando que, se o dinheiro ainda não tiver caído na sua conta, pode ser um sinal de problema.
O que fazer quando o Pix estiver em processamento?
Se o Pix estiver em processamento há mais de 1 dia, tente reiniciar o seu app para liberar a memória, ou então desinstalar e reinstalar o aplicativo do banco. Se ainda assim o problema não for resolvido, entre em contato com a instituição bancária para saber a melhor forma de proceder nessa situação.
Saiba o que fazer quando a fatura da sua assinatura estiver com a descrição "Em processamento". Sua assinatura fica "Em Processamento" quando estamos aguardando retorno do seu banco ou administradora do cartão sobre o pagamento. Neste caso, é preciso aguardar até que o período de processamento da cobrança termine.
Nesse caso, o problema pode estar relacionado com a configuração do código QR, que pode estar mal configurado ou ter perdido a validade, caso seja um código dinâmico. Outra possibilidade é que o código visual esteja incorreto ou ilegível, o que também pode impedir o pagamento via Pix.
O principal motivo que leva o Pix a ficar fora do ar é um problema de instabilidade no app da instituição financeira, ou então, até mesmo a oscilação do sistema do Banco Central.
O bloqueio cautelar do Pix acontece nos casos em que a instituição bancária suspeitar de fraude. Nesses casos, o recebedor é notificado no ato do bloqueio. O próximo passo é o banco do recebedor investigar a operação. Com o resultado dessa avaliação, se houver fraude, os recursos serão devolvidos ao pagador do Pix.