A maturidade do sistema respiratório fetal ocorre por volta da 35ª semana gestacional, quando as adaptações anatômicas e funcionais permitem ao recém-nascido prematuro sobreviver no ambiente extrauterino3,4. A média da idade gestacional dos recém-nascidos com SDR foi de 30,3 semanas (dados não mostrados).
Se considerarmos que o bebê está completamente formado e com o pulmão maduro (último órgão a amadurecer), conforme a literatura, são necessárias 37 semanas.
O surfactante é produzido por células dos alvéolos pulmonares e reduz a tensão superficial. Ele é produzido à medida que os pulmões do feto amadurecem, freqüentemente em torno da 34a semana e quase sempre em torno da 37a semana de gestação.
Como se dá o “amadurecimento” pulmonar? A partir da 4ª semana de gestação, o broto pulmonar é formado e vai desenvolvendo as vias aéreas, os vasos sanguíneos e outros componentes, culminando na formação dos alvéolos e a complexa estrutura do aparelho respiratório perto do momento do nascimento.
Caso exista o risco eminente de um parto prematuro, o seu médico poderá prescrever injeções de corticoide. Dessa forma irá amadurecer o pulmão do bebê mais rapidamente.
BEBÊ PREMATURO | COMO É O PULMÃO DO BEBÊ PREMATURO? O que é pulmão imaturo? | Boa Gravidez
Em qual semana os pulmãos do bebê estão prontos?
Na 34ª semana de gestação, os pulmões do bebê já estão completamente formados, mas ainda estão na fase de amadurecimento, produzindo o surfactante pulmonar, que é uma substância importante para facilitar a troca dos gases respiratórios nos pulmões do bebê após o nascimento.
Quantas injeções para amadurecer o pulmão do bebê?
Os corticosteroides são medicamentos anti-inflamatórios que ajudam os pulmões do bebê a amadurecer enquanto ele ainda está dentro do útero. Normalmente, os corticosteroides (duas injeções) são dados a gestantes em risco de entrar em trabalho de parto prematuro.
Quando tomar a vacina para amadurecer o pulmão do bebê?
A partir da 35ª semana, no caso de haver risco de parto prematuro, não se administra mais medicação para amadurecer os pulmões (os corticoides), uma vez que se presume que o pulmão fetal está maduro o suficiente para ser capaz de respirar por conta própria se nascer.
Porque tem que tomar injeção para amadurecer o pulmão do bebê?
A administração de corticóides para amadurecimento pulmonar fetal se constitui na principal estratégia para a redução da morbidade e mortalidade perinatal associadas à prematuridade.
O prematuro é a criança que nasceu pré-termo, ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação, podendo ser classificado de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 36 e 37 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e ...
Costuma-se ensinar que o pulmão humano inicia a septação entre 32-36 semanas de gestação, formando alvéolos, e que esse processo continua até que a criança tenha vários anos.
Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.
A maturidade do sistema respiratório fetal ocorre por volta da 35ª semana gestacional, quando as adaptações anatômicas e funcionais permitem ao recém-nascido prematuro sobreviver no ambiente extrauterino3,4. A média da idade gestacional dos recém-nascidos com SDR foi de 30,3 semanas (dados não mostrados).
Quanto tempo leva para o pulmão amadurece do bebê prematuro?
Com 30 semanas, o pulmão encontra-se no estágio sacular. Esse período desenvolve-se entre 26-28 a 32-36 semanas de idade gestacional e caracteriza-se pelo aumento desses sáculos e diminuição do espaço intersticial. O estágio alveolar estende-se de 32-36 semanas de idade gestacional até mais ou menos 2 anos de vida6.
O desenvolvimento alveolar geralmente é concluído até os 3 anos de idade, mas novos alvéolos podem ser adicionados até aproximadamente 8 anos de idade.
“Atualmente, a terapia com corticoide é a única ferramenta que temos para amadurecer os pulmões antes do parto prematuro, ela tem sido empregada desde 1972 e atribuída como um tratamento que salva vidas de bebês que, de outra forma, desenvolveriam doença pulmonar grave”, segundo o autor Marjo-Riitta Jarvelin, MD, PhD, ...
Quando o pulmão do bebê está pronto, ele libera o chamado surfactante pulmonar. Essa substância é uma lipoproteína que vai para a corrente sanguínea materna. É ela que "avisa" que o trabalho de parto já pode começar.
Qual injeção tomar para fortalecer o pulmão do bebê?
A injeção de palivizumabe é usada para ajudar a prevenir o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças com menos de 24 meses de idade que apresentam alto risco de contraí-lo.
Bebês nascidos com 23 a 24 semanas podem sobreviver, mas a maioria tem algum problema neurológico. A maioria dos bebês nascidos após 27 semanas de gestação sobrevive sem problemas neurológicos.
Se ele for do grupo que nasceu com idade gestacional acima de 34 semanas, pode ficar de três dias a até uma ou duas semanas se não tiver nada muito grave.
A corticoterapia para maturação pulmonar fetal está recomendada entre as 24 e as 33 semanas e 6 dias, independentemente da integridade das membranas amnióticas ou do número de fetos, em todas as situações em que existe risco de PPT nos 7 dias seguintes.
Concluímos que o corticoide antenatal induz mudanças na hemodinâmica fetal, sendo observada a redução significativa no índice de pulsatilidade da artéria umbilical, sem alterar a vascularização cerebral.
As injeções de corticóides são injeções que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação em uma área específica do corpo. Eles são mais comumente injetados nas articulações – como tornozelo, cotovelo, quadril, joelho, ombro, coluna cervical, torácica, lombar, articulação sacro-ilíaca, púbis ou punho.