O sujeito da oração é o termo com o qual o verbo concorda em número e pessoa. Quando ele aparece na oração, é chamado de determinado, mas quando está implícito (escondido), ele denomina-se indeterminado.
Esse tipo é aquele que não poderá ser identificado na frase, por não conseguirmos encontrá-lo pelo contexto ou verbo que está o acompanhando na oração. Ou seja, não podemos encontrar quem executou ou sofreu a ação, ao contrário de um sujeito determinado.
Enquanto o sujeito oculto é aquele que existe e pode ser determinado pelo contexto, o indeterminado também existe, porém, não consegue ser determinado.
Quais as condições para que o sujeito seja indeterminado?
Gramaticalmente, o sujeito indeterminado é marcado pela presença do verbo na 3ª pessoa do plural, mas, cuidado, o verbo precisa estar na 3ª pessoa do plural sem sujeito expresso na oração.
A indeterminação do sujeito ocorre com o verbo na 3ª pessoa do plural, sem o agente exposto: Ouviram belas canções de Erasmo e Roberto. Note que não há como acusar um determinado ser ou grupo, por “ouvir” belas canções.
Gramaticalmente, é muito simples classificar o sujeito como indeterminado. Essa classificação ocorre em duas situações: Verbo na terceira pessoa do plural sem sujeito explícito.
O certo é "PRECISA-SE de operários". Neste caso, a partícula "SE" tem a função de tornar o sujeito indeterminado. Quando isso ocorre, o verbo permanece obrigatoriamente no singular: "Necessita-se de profissionais competentes"; "Acredita-se em discos voadores"; "Aspira-se a grandes vitórias".
-, o sujeito indeterminado ocorre quando a atribuição feita pelo predicado não se endereça a um elemento bem marcado entre vários, como em: "Trabalha-se muito por aqui".
Os quatro tipos de sujeito são o sujeito simples, o sujeito composto, o sujeito oculto e o sujeito indeterminado. Há quatro tipos de sujeito: simples, composto, oculto e indeterminado.
O sujeito, assim como o predicado, é um termo essencial da oração. É o termo sobre o qual se declara alguma coisa. Ele também é o elemento que concorda com o verbo. Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado.
Os verbos de ligação são os verbos que indicam um estado (permanente, transitório ou aparente), ligando o sujeito do enunciado a uma característica: o predicativo do sujeito. O verbo de ligação expressa um estado permanente ou transitório.
Indeterminado é um termo utilizado para descrever algo que não possui uma definição precisa ou clara. Pode ser aplicado a diversas situações e conceitos, tanto na matemática quanto na linguística, por exemplo.