Quando o verbo fazer vai para o plural?
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.Quando o verbo não vai para o plural?
Se o verbo pede preposição, aí ele não muda, não flexiona para o plural, porque há um sujeito indeterminado e a preposição torna o substantivo da frase um objeto direto.Quando o verbo ser vai para o plural?
1) Quando o sujeito é formado por uma expressão de sentido partitivo ou coletivo, o verbo ficará no singularse o predicativo estiver no singular. Quando o predicativo estiver no plural, o verbo também será flexionado no plural. “A maioria é pessoa responsável, que age de forma solidária e cooperativa.”Qual verbo deve ir para o plural?
Portanto, o verbo “dever”, que acompanha o verbo “haver”, permanece no singular. Entretanto, o mesmo não ocorre quando se trata do próprio verbo “existir”. Neste caso, o verbo “existir” flexiona o número para concordar com o sujeito no plural, então o verbo “dever” fica no plural.O VERBO HAVER PODE IR PARA O PLURAL? - Dicas para Concursos Públicos
Como saber se o verbo está no plural?
- Quando o verbo está antes dos sujeitos, ele pode concordar com o núcleo mais próximo ou ir para o plural. ...
- Quando o verbo está depois dos sujeitos, ele vai para o plural. ...
- Quando os núcleos forem ligados pela conjunção nem: ...
- Quando os núcleos forem ligados pela conjunção ou... ou:
O que é verbo no plural exemplos?
b) O verbo ficará no plural se o sujeito for representado por um dos pronomes (isso, aquilo, tudo) e se o predicativo estiver no plural. Exemplos: Isso são idéias concretizadas. c) Se o sujeito for uma expressão que indica quantidade, medida, preço, peso, o verbo ficará no singular.É 10 reais ou são 10 reais?
A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.Qual o correto ser ou serem?
A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado.Quais palavras não vão para o plural?
Substantivos como água e paciência não admitem plural — são os chamados não-contáveis.Qual é o correto: eu e Maria ou Maria e eu?
Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»Faz 4 anos ou faz 4 anos?
Fazem dois anos ou Faz dois anos? Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.Vai fazer 10 anos ou vai fazer 10 anos?
A construção correta é faz dez anos.Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo. O verbo fazer pode ser substituído pelo verbo haver na sua forma impessoal: – Há dez anos que não vou a Paris.