Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem. Nestes casos, a taxa de falso-positivo é muito pequena, e a especificidade do teste é elevada. Em menos de 2% dos pacientes com VHS muito elevada nenhuma causa é encontrada.
Dessa forma, esse teste é um grande aliado no diagnóstico de várias condições, que possuem diferentes gravidades. No geral, os valores de referência de VHS são de até 15 mm para homens e até 20 mm para mulheres.
A sigla VHS corresponde à Velocidade de Hemossedimentação, um teste de análise do sangue amplamente utilizado na identificação de inflamações ou infecções no corpo, podendo auxiliar no diagnóstico de condições inflamatórias diversas.
O VHS é a sigla para Velocidade de Hemossedimentação, um tipo de exame de sangue muito utilizado para detectar inflamações ou infecções no organismo, podendo diagnosticar desde resfriados até pancreatite aguda, por exemplo. Este exame não necessita de agendamento.
Exame de VHS (Velocidade de Hemossedimentação): o que é, para que serve? | Prof. Dr. Victor Proença
Qual câncer altera o VHS?
Entre os tipos de câncer que alteram o VHS, deixando-o elevado, estão os linfomas, como o linfoma de Hodgkin, e os cânceres hematológicos, como a leucemia. Além disso, cânceres de pulmão, mama e rim também podem causar esse aumento nos índices.
Qual exame de sangue detecta inflamação nas articulações?
O Fator Reumatoide (FR) é um exame de sangue utilizado para ajudar a diagnosticar doenças reumáticas e autoimunes e, em especial, a artrite reumatoide. O teste detecta a presença de um tipo específico de autoanticorpo, um anticorpo que ataca o próprio organismo.
Para análise do resultado, considere que para homens com menos de 50 anos o valor normal de VHS é de até 15mm/h e para homens acima de 50 anos o valor de referência é de até 30mm/h.
Uma importante dica é que quando o fator reumatóide é fortemente positivo (acima de três vezes o valor normal), a maior chance é de se tratar de doença reumática autoimune, especialmente Artrite Reumatóide, Síndrome e Sjögren e Crioglobulinemia Mista.
Um aumento importante da VHS também é observado na arterite temporal. O valor médio da VHS supera os 90mm/h, e em cerca de 99% dos pacientes é maior que 30mm/h.
Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem. Nestes casos, a taxa de falso-positivo é muito pequena, e a especificidade do teste é elevada.
Quando se apresenta moderadamente elevada ocorre com inflamação, mas também em anemia, infecção, gravidez e idade avançada. A VHS muito elevada geralmente tem uma causa óbvia, como infecção grave, marcada por aumento de globulinas, polimialgia reumáticaou arterite temporal.
Valores acima do valor de referência são considerados indicativos de infecção ou inflamação, sendo então necessário que outros exames como hemograma e dosagem da proteína C reativa (PCR) sejam realizados para que seja possível identificar com mais precisão a causa da alteração.
Idade avançada, gravidez, período menstrual, obesidade, erro de coleta ou diluição, entre outros, podem causar alteração no resultado do exame. Alguns medicamentos e suplementos têm sido descritos como responsáveis pela elevação deste exame.
Nota: VHS elevado com PCR normal provavelmente é falso positivo (excessão clássica: Lúpus Eritematoso Sistêmico). Mais recentemente, um terceiro marcador, a Procalcitonina, tem se destacado como biomarcador de diagnóstico e prognóstico em sepse grave e choque séptico, com maior sensibilidade.
Quando o fator reumatoide é considerado preocupante?
No caso de ter sido feito o teste de Waaler-Rose ou a prova do látex, o resultado é dado em forma de título, sendo considerado normal um título de até 1:20. No entanto, resultados superiores a 1:20 não indicam necessariamente artrite reumatoide, devendo o médico solicitar outros exames.
O exame FAN mostra se há autoanticorpos no sangue de uma pessoa, revelando se estão presentes em grande quantidade. Ele geralmente é solicitado para investigar doenças autoimunes (condições nas quais o próprio sistema de defesa do indivíduo ataca o corpo).
Doenças inflamatórias: doenças como a doença de Crohn e a colite ulcerativa, que causam inflamação crônica no trato gastrointestinal, também podem aumentar o VHS. Câncer: alguns tipos de câncer, especialmente aqueles que causam inflamação ou invasão de tecidos, podem ser acompanhados por um VHS elevado.
De acordo com o Comitê Internacional de Padronização em Hematologia (ICSH), abaixo dos 50 anos, o valor de referência do VHS nos homens é de até 15 mm/h e nas mulheres, 20 mm/h. Acima dos 50 anos, o resultado sobe respectivamente para 20 mm/h em homens e 30 mm/h em mulheres.
De acordo com o Comitê Internacional de Padronização em Hematologia (ICSH), abaixo dos 50 anos, o valor de referência do VHS nos homens é de até 15 mm/h e nas mulheres, 20 mm/h. Acima dos 50 anos, o resultado sobe respectivamente para 20 mm/h em homens e 30 mm/h em mulheres.
A hemossedimentação ou VHS é um exame que mede a velocidade com que os glóbulos vermelhos (ou hemácias) se depositam no fundo de um tubo de ensaio após uma hora.