Quando pode ser alegada a litispendência?

A litispendência ocorre quando duas causas são idênticas quanto às partes, pedido e causa de pedir. Ou seja, quando se ajuíza uma nova ação que repete outra já ajuizada, com as mesmas partes, conteúdo e pedido formulado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advbox.com.br

Quando alegar litispendência?

A litispendência não ocorre apenas no Processo Civil. No Processo Penal, se houver denúncia ou queixa sobre o fato que já está sendo apurado em uma ação, basta a simples arguição de litispendência. Isso porque não se concebe duplicidade de processo contra o mesmo réu pelo mesmo fato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quando se configura a litispendência?

Encontram-se definidos pela lei processual civil nos três primeiros parágrafos do artigo 301. Com efeito, “verifica-se a litispendência ou a coisa julgada, quando se reproduz ação anteriormente ajuizada”, sen- do que “uma ação é idêntica à outra quando tem as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em emerj.tjrj.jus.br

Quem pode pedir litispendência?

Se for identificado que uma ação trata das mesmas partes, da mesma causa e dos mesmos pedidos de outra que já está sendo apurada, pode-se pedir a litispendência da última, pois uma pessoa não pode ser duplamente julgada por um mesmo fato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quando não há litispendência?

Não há litispendência quando duas ações, apesar de possuírem mesmas partes e mesma causa de pedir, apresentam pedidos diversos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Tomei uma LITISPENDÊNCIA, e agora?

O que afasta a litispendência?

Jurisprudência que cita Decisão que Afasta a Litispendência

Havendo identidade total, será o caso de litispendência - Confrontando as ações de execução verifica-se que ambas possuem as mesmas partes e a mesma causa de pedir, porém, o pedido é diverso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual ação é extinta na litispendência?

Constatada a litispendência, deve ser extinto o processo sem julgamento de mérito, nos termos do art. 485 , V , do CPC .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a diferença entre litispendência e conexão?

Reunião de ações: Na conexão, pode ocorrer a reunião das ações. Na litispendência, a extinção de uma das ações é obrigatória, e não há possibilidade de reunião das ações para julgamento conjunto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advbox.com.br

O que diz o artigo 337 do CPC?

§ 1º Verifica-se a litispendência ou a coisa julgada quando se reproduz ação anteriormente ajuizada. § 2º Uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. § 3º Há litispendência quando se repete ação que está em curso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O que é inexistência de litispendência?

LITISPENDÊNCIA INEXISTENTE. A litispendência ocorre quando se reproduz ação idêntica anteriormente ajuizada, possuindo as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido, repetindo-se ação que está em curso - art. 337 , §§ 1º , 2º , 3º e 4º do NCPC .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é preliminar de litispendência?

Preliminar de Litispendência

“Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o valor de uma certidão de litispendência?

Atualmente, o valor do documento é de R$ 66,14.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rotajuridica.com.br

Qual artigo da litispendência?

Conforme ·art. 337, §§§ 1º, 2º e 3º1, do CPC/2015, a litispendência ocorre quando se repete ação que está em curso, isto é, quando se propõe uma segunda ação com identidade de partes, causa de pedir e pedido com relação a outra já ajuizada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www4.tjmg.jus.br

Como configurar litispendência?

Conforme leciona Nelson Nery Junior¹, para configurar a litispendência, é necessário que exista a pendência da mesma lide, por meio de institutos da mesma natureza jurídica, havendo entre eles a tríplice identidade, consubstanciada nas mesmas partes, na mesma causa de pedir e no mesmo pedido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.livrariart.com.br

Como identificar a causa de pedir?

A causa de pedir se relaciona com pontos relevantes do processo civil, entre eles o contraditório. O juiz deve analisar, segundo seu próprio convencimento, se baseando estritamente nos fatos alegados no processo, pois só assim haverá a possibilidade de pleno exercício de defesa pelas partes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como consultar a litispendência?

Ao clicar na atividade litispendência, o sistema exibe a tela de Consulta de Litispendência com alguns filtros já preenchidos e selecionados. Por exemplo, no quadro Localizar processos, é possível visualizar o nome da parte contrária já preenchido e, por padrão, todas as partes já vêm selecionadas para a pesquisa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sajajuda.procuradorias.softplan.com.br

O que diz o artigo 513 do CPC?

513. O cumprimento da sentença será feito segundo as regras deste Título, observando-se, no que couber e conforme a natureza da obrigação, o disposto no Livro II da Parte Especial deste Código.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 774 do CPC?

Parágrafo único.

Nos casos previstos neste artigo, o juiz fixará multa em montante não superior a vinte por cento do valor atualizado do débito em execução, a qual será revertida em proveito do exequente, exigível nos próprios autos do processo, sem prejuízo de outras sanções de natureza processual ou material.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em modeloinicial.com.br

O que diz o artigo 274 do Código de Processo Civil?

O atual parágrafo único do art 274 prevê que as intimações enviadas ao endereço da parte constante do processo seja considerada válida, pois é dever da parte informar eventual mudança de endereço durante a tramitação processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

O que descaracteriza a litispendência?

DESCARACTERIZAÇÃO. Caracteriza-se a litispendência apenas nas hipóteses em que configurada a tríplice identidade prevista no art. 337 , §§ 1º , 3º e 4º , do CPC , qual seja, identidade de partes, de pedidos e de causa de pedir. Não sendo idênticos o pedido e a causa de pedir, não há falar em litispendência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando não ocorre litispendência?

Ocorre quando ações judiciais são ajuizadas, mas não se configuram como litispendência. Isso se dá quando não há coincidência entre as partes, a causa de pedir e o pedido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advbox.com.br

O que diz a súmula 235 do STJ?

A competência absoluta da Justiça Federal, fixada na Constituição, é improrrogável por conexão, não podendo abranger causa em que a União, autarquia, fundação ou Empresa Pública Federal não for parte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ww2.stj.jus.br

O que é litispendência parcial?

LITISPENDÊNCIA PARCIAL. 1. A litispendência ocorre quando forem propostas ações com as mesmas partes litigantes, o mesmo pedido e a mesma causa de pedir, consoante dispõe o art. 301, § 1º, do CPC.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual a diferença entre litispendência e continência?

Ocorrerá a continência quando as ações têm as mesmas partes e a mesma causa de pedir, mas o pedido, embora diferente, de uma delas engloba o da outra. Nos termos do § 3º , do art. 337 do CPC , há litispendência quando se repete ação que está em curso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quantas vezes o autor pode entrar com a mesma ação?

A perempção ocorre quando há abuso do direito de ação. Conforme previsto pelo art. 486 § 3º do Novo CPC, a parte autora que der causa, por 3 vezes, à extinção do processo por abandono, não poderá propor nova ação contra o réu. Tal como a litispendência, a perempção é um requisito processual negativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br