Em termos de venda, o time comercial pode usar o rapport para criar um relacionamento com os leads e clientes para estabelecer a sensação de confiança.
Dentro de vendas, a técnica rapport é usada para “quebrar” a resistência inicial do prospect, criar uma conexão e tornar ele muito mais propenso a ouvir o que você tem a falar. Isso não quer dizer que esse prospect vai concordar com a sua oferta, mas amplia as chances de você ser ouvido com menos resistência.
Rapport é uma palavra de origem francesa (rapporter), que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”. O conceito de Rapport é originário da psicologia, e é utilizado para designar a técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa, para que se comunique com menos resistência.
Os 3 elementos do rapport são atenção, positividade e coordenação. Atenção significa expressar interesse pelo que o outro diz, enquanto positividade consiste em ter uma postura amigável e otimista com a pessoa. Por último, coordenação se refere à forma como você se expressa, seu tom de voz e postura corporal.
No ambiente de trabalho, o rapport é fundamental para o bom funcionamento da empresa. Ele contribui para melhorar a comunicação, reduzir o estresse e os conflitos e facilitar a resolução de problemas. Pensando na importância desse tema, neste artigo, vamos explicar o que é rapport e como aplicá-lo no cotidiano.
Uma das mais conhecidas técnicas de rapport é o espelhamento. Consiste em imitar os gesto e a postura da pessoa com quem está falando. Como isso não é possível por telefone, a solução e tentar espelhar a maneira de falar e o vocabulário do comprador.
Quais os passos para o atendimento usando o rapport?
A base fundamental do Rapport é o acompanhamento. Você deve seguir o ritmo do cliente, depois ele passará a seguir o seu. Se conseguir atingir um alto nível na técnica, provavelmente o consumidor é quem passará a se espelhar e, nessa fase, estará mais propenso a aceitar sugestões.
Qual a importância do rapport na avaliação psicológica?
Através da escuta ativa, comunicação clara, empatia, acolhimento, ética e respeito, o rapport permite a criação de um ambiente seguro e propício para o diálogo e a troca de informações. Em uma relação médico-paciente, por exemplo, o rapport é essencial para construir uma base sólida de confiança e compreensão mútua.
Entre no mundo da pessoa. Essa é a técnica mais importante no rapport. Aí que entra o que é mais observado nessa habilidade, a empatia. Você precisa realmente se interessar pelo o que a outra pessoa tem a dizer e ouvi-la com paciência, é essencial demonstrar esse comprometimento.
“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele”.
Rapport é uma técnica usada para fortalecer o vínculo entre duas ou mais partes. E, no relacionamento com o cliente, isso traz uma série de benefícios. Aprenda a aplicar o rapport no WhatsApp adaptando os pilares de atenção mútua, atitude positiva e coordenação.
O rapport é uma técnica constantemente utilizada por terapeutas, psicólogos, coaches e também vendedores. Esse conceito é extremamente valorizado no mundo das vendas, em que é possível utilizar esse tipo de técnica para gerar empatia entre o vendedor e o cliente, aumentando as chances de uma venda bem sucedida.
Na Psicologia Clínica, o rapport é utilizado na entrevista para estabelecer uma relação harmônica e empática com o paciente, também chamada de aliança terapêutica (HORVATH et al., 2011). Foi nesta área que se vislumbrou a necessidade de serem conduzidos estudos sobre a relevância do vínculo entre terapeuta e paciente.
Geralmente relacionada à Programação Neurolinguística, nos contextos de vendas e de posicionamento no mercado de trabalho, a palavra de origem francesa, Rapport, se refere ao desenvolvimento de uma relação de confiança, onde locutor e interlocutor têm empatia um pelo outro e trabalham em cooperação.
O objetivo do rapport é gerar confiança e empatia durante a comunicação, fazendo com que o outro, o seu interlocutor, seja mais receptivo e aberto. Esse é um esforço que todos fazemos nas nossas relações.
Com o uso do rapport, a interação se torna mais espontânea e receptiva. Dessa forma, é possível oferecer ao cliente uma experiência única e personalizada.
Rapport, em PNL, é o processo que leva à sintonização ou equalização dos estados internos das pessoas, por meio do acompanhamento dos diversos elementos da fisiologia e do comportamento, produzindo como resultado uma intensa sensação recíproca de confiança, permitindo, desta forma, entreabrir, abrir e, até mesmo, ...