Quando posso cobrar em dobro?

A devolução em dobro só se aplica quando o consumidor já pagou a conta cobrada indevidamente ou com valor excedente. Assim que perceber o erro, o consumidor tem direito à reparação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando cabe o pagamento em dobro?

42, parágrafo único, do CDC, para que haja a devolução em dobro do indébito, é necessária a comprovação de três requisitos: a) que a cobrança tenha sido indevida; b) que haja efetivo pagamento pelo consumidor; c) e a ausência de engano justificável do fornecedor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando o consumidor tem direito de receber em dobro?

→ Entenda: Quando o consumidor recebe uma fatura ou cobrança indevida e paga, tem direito a receber aquele valor em dobro. Se o lojista ou a empresa não atenderem o ressarcimento, o consumidor é orientado a recorrer ao Procon ou ao sistema judiciário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.df.gov.br

Quem cobra errado paga em dobro?

"Art. 940. Aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais são as 3 exceções em que no pagamento indevido não terá direito à repetição?

Não se pode repetir o que se pagou para solver dívida prescrita, ou cumprir obrigação judicialmente inexigível. Não terá direito à repetição aquele que deu alguma coisa para obter fim ilícito, imoral, ou proibido por lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

COBRANÇA INDEVIDA AO CONSUMIDOR | DEVOLUÇÃO EM DOBRO | Direito do Consumidor

Quando cabe repetição de Indebito em dobro?

Tema atualizado em 21/9/2020.

O pagamento de valores decorrentes de cobrança indevida ao consumidor gera o direito à repetição do indébito em dobro, salvo se demonstrado erro justificável pelo fornecedor, na forma do parágrafo único do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem paga mal paga duas vezes Código Civil?

- "O devedor que paga a quem não é o detentor do título, contentando-se com simples quitação em documento separado, corre o risco de ter de pagar segunda vez ao legítimo portador. Quem paga mal paga duas vezes" (STJ - REsp 596/RS , rel. Min.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a cobrança indevida gera dano moral?

A cobrança indevida de dívidas gera dano moral quando a empresa promove a cobrança excessiva de valor não devido pelo consumidor. A indenização por danos morais deve ser fixada de acordo com os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em que situações posso pedir meu dinheiro de volta?

Por exemplo, em caso de produtos com defeitos, vícios ocultos, fraudes, prazos de entrega não cumpridos, cancelamento indevido de serviços, entre outros. Mesmo em situações em que o consumidor desiste da compra, é possível que ele seja ressarcido integralmente, desde que o prazo para desistência tenha sido respeitado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é repetição em dobro?

Assim, repetição do indébito em dobro é uma medida na qual é solicitada a devolução de um valor pago desnecessariamente, de forma que esse valor deva ser multiplicado por 2. Por exemplo: um consumidor adquire em um e-commerce um celular que custa R$500,00, mas no seu cartão de crédito são cobrados R$800,00.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o cliente pode acionar o Procon?

O prazo para o consumidor reclamar do problema é de: • 30 dias para produto ou serviço não durável (por exemplo, alimentos, serviços de manicure, transporte público etc.).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em procon.sp.gov.br

Como funciona o dobro?

Para saber quanto é o dobro de um número basta multiplicar esse número por 2, e para saber quanto é o triplo, basta multiplicar esse número por 3.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em escolakids.uol.com.br

O que significa pagar em dobro?

O valor do salário, para esse período, recebe adição de 1/3 do valor. Quando o pagamento é em dobro, paga-se 2,6 salário e não 1,3. Abaixo, conheça quando o pagamento do período de descanso é necessário em dobro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

O que é uma cobrança abusiva?

"Se as cobranças se repetem por vários dias sucessivos, com várias chamadas por dia acompanhadas do envio de inúmeros e-mails, inevitavelmente haverá exposição do consumidor a situação vexatória, configurando a cobrança abusiva a teor do art. 42, caput, do CDC".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

É preciso provar dano moral?

2007.83.02.50.5353-5 e 2005.83.00.52.6048-4 O dano moral não necessita ser provado. Ele resulta da simples comprovação do fato que acarretou a dor, o sofrimento, a lesão aos sentimentos íntimos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cjf.jus.br

O que comprova o dano moral?

Dano moral in re ipsa não precisa de prova, pois é presumido . Como regra geral de reparação de danos, em nosso ordenamento jurídico, quem ajuiza ação solicitando indenização ou reparação deve provar o prejuízo que sofreu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

É preciso provar o dano moral?

A verdade é que, por se tratar de algo imaterial, o dano moral, ao contrário do dano material, não se prova, uma vez que a dor física, o sofrimento emocional, a tristeza, a humilhação, a desonra e a vergonha são indemonstráveis por meio de documentos, de depoimentos, de perícias ou quaisquer outros meios de prova e, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

O que diz o artigo 247 do Código Civil?

Art. 247. Incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que recusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exequível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fdsm.edu.br

O que significa o artigo 274 do Código Civil?

274. O julga- mento contrário a um dos credores solidários não atinge os demais, mas o julgamento favorável aproveita-lhes, sem prejuízo de exceção pessoal que o devedor tenha direito de invocar em relação a qualquer deles”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bdjur.stj.jus.br

O que diz o artigo 1.589 do Código Civil?

“Art. 1.589. O pai ou a mãe, em cuja guarda não estejam os filhos, poderá visitá-los e tê-los em sua companhia, segundo o que acordar com aquele que detiver a guarda, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manutenção e educação. Parágrafo único.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que diz o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor?

51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

O que diz o artigo 40 do Código Defesa do consumidor?

O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em idec.org.br

O que diz o artigo 101 do Código de Defesa do Consumidor?

101 do CDC diz respeito à ação de reparação de danos de que é titular o consumidor individual, com fundamento nos arts. 12 a 14, em relação à responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço (acidentes de consumo), e 1...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br