Quando quebra algo no trabalho, tenho que pagar?

O dano causado pelo empregado por culpa (negligência, imprudência ou imperícia) autoriza o empregador a efetuar desconto salarial se estiver previsto no contrato de trabalho (§ 1º do artigo 462 da CLT).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em spadonicarvalho.com.br

Quando o funcionário quebra algo na empresa, ele tem que pagar?

O empregador poderá descontar os valores referentes ao dano causado pelo empregado no limite máximo de 70% da remuneração do funcionário, por analogia ao § único, do art. 82, da CLT.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tamiresluzadvocacia.com.br

Pode descontar salário por objetos quebrados?

Desconto no salário por danos causados só pode ser realizado com prova de culpa ou dolo do empregado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Sou obrigado a pagar algo que quebrei.?

Isso significa que, se você for induzido a quebrar algo, não deve automaticamente ser obrigado a pagar por isso. A legislação, especialmente o artigo 51, Inciso 4, do Código de Defesa do Consumidor, protege o consumidor de cláusulas abusivas, tornando nulas aquelas que criam uma desvantagem exagerada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facebook.com

Sou obrigado a pagar prejuízo na empresa?

Isso significa que, para que o empregador possa descontar o prejuízo do salário do empregado: a) Deve haver previsão no contrato de trabalho; ou b) O dano deve ter sido causado por dolo ou culpa do empregado. O ônus da prova recai sobre o empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ddlassociados.com.br

Quebrei algo no trabalho. Sou obrigado (a) pagar? Advogado responde

Pode descontar do empregado danos materiais?

O que fazer em caso de dolo? Quando se trata dos prejuízos causados por dolo, ou seja, quando o empregado teve a intenção de causar o dano, a empresa pode fazer o desconto sem autorização prévia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em terra.com.br

Pode descontar prejuízo do funcionário na rescisão?

Caso o dano tenha sido doloso (com intenção), podem ser descontados os prejuízos na rescisão independente de previsão no contrato de trabalho (462§ 1º).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como funciona a lei do quebrou pagou?

A regra do “quebrou, pagou não está amparada em nenhuma lei. Portanto, se uma pessoa deixar um produto cair por acidente, ela não é obrigada a pagar. De acordo com advogado direito do consumidor, que se baseia no Código do Consumidor, o risco de danificar alguma mercadoria é inerente à própria empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em habibadvocacia.com.br

Quem quebra tem que pagar?

Dessa forma, toda vez que, por acidente, de forma involuntária, ou até mesmo por descuido, você derrubar algo em uma loja ou supermercado você não está obrigado a pagar. É importante mencionar que grandes redes de varejo já embutem na composição de preço dos produtos um valor referente às perdas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode colocar quebrou pagou?

O Código de Defesa do Consumidor prevê que em ambientes propícios a acidentes, imputa-se a culpa da ação à empresa. Portanto, avisos fixados em estabelecimento comerciais com os dizeres “quebrou, pagou” não respeitam a legislação vigente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em que hipóteses é possível descontar do empregado os danos causados?

Desta forma, será permitido que o empregador desconte o prejuízo da remuneração do empregado em duas hipóteses: quando o dano foi causado por dolo ou culpa do empregado. Provavelmente, tenha surgido a dúvida de qual é a diferença entre culpa e dolo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em firlanadvogados.com.br

O que acontece se eu quebrar o notebook da empresa?

Na prática, o empregador só pode descontar do salário do funcionário algum aparelho ou objeto danificado se o profissional o tiver quebrado intencionalmente. No caso dos computadores, por exemplo, “se o aparelho quebrar durante o expediente, não pode haver o desconto”, explica o advogado Luiz Fernando Alouche.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infomoney.com.br

Quando o funcionário causa prejuízo à empresa?

O empregado, no desempenho de suas funções, poderá causar danos ao empregador, sem a intenção de fazê-lo. Nesses casos, o dano será resultante de culpa e, desde que haja previsão expressa no contrato de trabalho, poderá haver desconto no salário do empregado, conforme § 1º do artigo 462 da CLT.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que a empresa não pode descontar do funcionário?

A CLT dispõe o seguinte sobre os descontos no salário: Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

Como descontar prejuízos causados pelo empregado?

Conforme previsto no Art. 462 da CLT, a autorização para realização de desconto salarial por danos causados pelo empregado deve ser expressa, da mesma forma que a culpa e/ou dolo do empregado devem ser comprovados, sob pena de não ser possível realizar o desconto salarial pelos prejuízos suportados pelo empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em silveiro.com.br

Qual artigo da CLT fala sobre quebra de caixa?

O que diz a lei trabalhista sobre compensação da quebra de caixa? De acordo com o Artigo 462 da CLT, a legislação trabalhista brasileira permite descontos nos salários dos empregados para compensar a quebra de caixa, mas somente se houver um acordo direto estabelecido entre o empregador e o empregado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

Sou obrigado a pagar algo que quebrei no trabalho.?

O empregador deve pagar ao empregado o salário que foi combinado, ainda que a empresa não tenha dado lucro naquele mês. Não pode, portanto, sair descontando valores somente porque o resultado não foi como esperava. No entanto, algumas situações permitem o desconto, como é o caso das faltas não justificadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ddlassociados.com.br

Sou obrigado a pagar o que quebrei na loja?

Ou seja, se o objeto estava mal posicionado, impedindo a passagem ou sem qualquer sinalização acerca da sua fragilidade, tendo sido o dano causado por acidente, descuido ou de forma involuntária, não há obrigação legal do consumidor pagar pelo valor do produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mazloum.adv.br

Quando quebra algo no trabalho?

O dano causado pelo empregado por culpa (negligência, imprudência ou imperícia) autoriza o empregador a efetuar desconto salarial se estiver previsto no contrato de trabalho (§ 1º do artigo 462 da CLT).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em spadonicarvalho.com.br

Quando quebramos algo no mercado, temos que pagar?

Não é raro um consumidor ir às lojas, principalmente aquelas que vendem objetos mais frágeis e, sem querer, quebrar alguma peça que esteja exposta, e nesses casos, as lojas preveem que o cliente é quem deve pagar pelo prejuízo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer quando o cliente quebra o produto?

Geralmente os donos das lojas cobram da pessoa o produto que foi quebrado. Porém, o que é importante saber é que essa prática não é amparada por lei. O Código de Defesa do Consumidor prevê que se o ambiente for propício a acidentes, a culpa da ação deve recair na empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valeryadv.com.br

Quando o cliente danifica o produto?

Se o defeito for aparente, a legislação determina o prazo de 30 dias para que o consumidor possa pedir a substituição, caso o produto seja um bem não durável, como alimentos e produtos de beleza. Se for um bem durável, como um eletrodoméstico, um eletroeletrônico, o prazo é de 90 dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em agenciabrasil.ebc.com.br

Quando a empresa pode cobrar prejuízo de funcionário?

Desconto no salário por danos causados só pode ser realizado com prova de culpa ou dolo do empregado. O artigo 462 da CLT, que contempla o princípio da intangibilidade do salário, prevê, em seu parágrafo 1º, a possibilidade de o empregador realizar descontos por danos causados pelo empregado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o funcionário erra, ele tem que pagar?

O patrão não pode descontar quando o prejuízo resulta de um erro. Pois bem, quando falamos de um erro do trabalhador, ou seja, quando se trata de uma conduta não intencional de causar um dano, o patrão não pode descontar o prejuízo no salário do empregado. Trata-se de uma regra prevista na CLT.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em carlospires.adv.br

O que pode ser descontado no acerto trabalhista?

7. O que pode ser descontado quando o empregado pede demissão ou é demitido? Quando o empregado pede demissão diversas verbas podem ser descontadas, por exemplo, adiantamentos de salário, faltas injustificadas, imposto de renda, vale transporte, auxílio alimentação, plano de saúde, e, inclusive, o aviso prévio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jadeadvocacia.com.br