Quando ocorre a queima de aparelho elétrico o consumidor pode entrar em contato com a concessionária de energia elétrica. De acordo com a resolução 1000 da ANEEL é possível utilizar os canais de atendimento presencial, por telefone ou via internet para pedir o ressarcimento de danos elétricos.
O que fazer quando a geladeira queima por conta de queda de energia?
Sempre que experimentar algum prejuízo em decorrência da falta de energia ou de alguma descarga elétrica, o consumidor deve, com a maior brevidade possível, procurar a empresa fornecedora de energia, relatando a ocorrência e pleiteando os ressarcimentos que entenda devidos.
Esses picos podem causar: Queima do compressor: Picos de energia podem sobrecarregar e queimar o compressor, resultando em um reparo caro ou até mesmo na necessidade de substituir a geladeira.
“Caso o consumidor tenha tido um eletrodoméstico queimado, um equipamento queimado, ele deve buscar a concessionária demonstrando o dia do ocorrido, o modelo e marca do equipamento e pedir o ressarcimento do valor. E ele tem a opção de pedir o conserto ou ressarcimento do produto”.
Geladeira parou depois de queda de energia, veja o que pode ser
Como eu sei que o motor da geladeira queimou?
Aquecimento excessivo na parte exterior: se a parte externa da geladeira está mais quente que o normal, você tem um sinal de que o motor está sobrecarregado ou com mau funcionamento. Vazamentos: se há líquido perto do compressor, o fluido refrigerante vazou ou o motor está com defeito em algum componente interno.
Quando queima um aparelho por causa da voltagem, tem conserto?
Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Alguns sinais de que a placa da geladeira queimou são: falta de regulagem da temperatura, descontrole de funções, luz interna não acende, entre outros.
Como saber se a geladeira queimou ou acabou o gás?
Termostato: confira se o termostato está funcionando, ou seja, se responde aos comandos e se você escuta barulhos quando muda a temperatura da geladeira. Barulhos estranhos: quando o gás está vazando ou em quantidade baixa, podem haver ruídos incomuns, como chiados e estalos vindos da geladeira.
Esvazie sua geladeira e deixe-a desligada por 24 horas, para drenar qualquer possível bloqueio de gelo por dentro. Depois disso ligue-a novamente. Persistindo a falha na saída de ar, procure nossa assistência técnica mais perto da sua casa para resolver; do contrário, continue por aqui.
Quando ocorre a queima de aparelho elétrico o consumidor pode entrar em contato com a concessionária de energia elétrica. De acordo com a resolução 1000 da ANEEL é possível utilizar os canais de atendimento presencial, por telefone ou via internet para pedir o ressarcimento de danos elétricos.
Quando o motor da geladeira queimou, a luz acende.?
Afinal, quando o motor da geladeira queimou a luz acende? Sim, em alguns casos, quando o motor da geladeira queimou a luz acende, mas acaba que o motor não funciona. Então, mesmo dando algum tipo de sinal, ele pode acabar acendendo a luz, mas o sistema de refrigeração da sua geladeira vai acabar não funcionando.
Exposição à umidade e corrosão: A umidade presente no ar pode penetrar nas placas eletrônicas e causar corrosão nos componentes. Além disso, a umidade pode facilitar a formação de curtos-circuitos, aumentando o risco de queima das placas.
O procedimento pode ser solicitado por telefone, pela internet (no site da concessionária) ou pessoalmente, nas agências de atendimento. “Caso a distribuidora não cumpra algum termo previsto, o cliente deve realizar uma reclamação na Ouvidoria da Aneel pelo telefone 167 ou pelo site www.aneel.gov.br.
Borrachas desgastadas. Se o aparelho for usado há anos, o desgaste da borracha é muito comum. Um refrigerador com borracha desgastada não esfria adequadamente, o que aumenta as contas de energia e, portanto, sobrecarrega o motor, o que reduz significativamente sua vida útil.
Quando falta energia tem que desligar a geladeira.?
Mas, por quê é necessário fazer isso? O que acontece, nestes casos, é uma oscilação de eletricidade que pode danificar e, até mesmo, fazer com que os aparelhos elétricos conectados na tomada queimem.
Cheiro de queimado: assim como acontece em outros equipamentos, um odor de queimado ao redor da geladeira pode indicar um superaquecimento do motor. Vazamento de óleo: se você identificar algum vazamento de óleo na perto do motor da geladeira, isso pode sugerir uma falha neste equipamento.
Um dos principais sintomas da queima de termostato é a falha no controle de temperatura. O termostato pode não conseguir manter a temperatura desejada, resultando em temperaturas muito altas ou muito baixas.
Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por queda de energia?
Conforme a resolução, os clientes têm a opção de fazer a solicitação por meio de aplicativo, site, Central de Relacionamento ou loja da distribuidora. A empresa ressalta que o prazo máximo para ingressar com a solicitação é de até 5 anos a partir da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento.
A verificação pode ser feita no local em que o equipamento foi danificado, numa oficina recomendada pela concessionária – o consumidor será o responsável por levar o equipamento até o local indicado -, ou na distribuidora, quando ela mesma retira o equipamento para análise.
Ligar a impressora 110 no 220 é uma falha que acontece frequentemente, a consequência disso é a queima do seu capacitor e outros componentes eletrônicos em muitos casos.