Uma pessoa tola é aquela que não sabe valorizar as coisas que realmente importam, não se conhece verdadeiramente, não consegue controlar as suas emoções e se faz de vítima, enfim, que não tem maturidade.
O tolo vive em constantes discussões e debates inúteis, como sugere o texto bíblico: “Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido” (Provérbios 20.3). Assim, é comum ao tolo se envolver em questões pessoas de outras pessoas, sem entender seus limites.
1. A mulher tola é aquela que briga por tudo e por qualquer motivo (Provérbios 21:19). 2. A mulher tola é aquela que dá vazão à ira e não consegue se dominar (Provérbios 29:11 ).
Na Bíblia, porém, o tolo não é um idiota. Independentemente da capacidade cognitiva, trata-se de alguém que ignora a sabedoria divina. Sabedoria é conhecer a Deus e fazer o que Ele pede. Tolice é fugir de Deus e fazer apenas a própria vontade.
O SENHOR Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade. A pessoa prudente esconde a sua sabedoria, mas os tolos anunciam a sua própria ignorância. O homem esforçado mandará nos outros, mas o preguiçoso se tornará escravo.
Ele fala demais, fala sem parar, fala sem pensar, fala sem ouvir, fala precipitadamente e só fala tolice. A boca do tolo é a sua própria ruína. Ele gosta de difamar as pessoas, gosta de falar mal de tudo e de todos. Se ele conseguisse ficar calado, poderia até passar por sábio.
Em termos práticos, lidar com pessoas tolas ou arrogantes requer uma combinação de discernimento, paciência e amor. O discernimento nos ajuda a reconhecer quando engajar e quando permanecer em silêncio. A paciência nos permite suportar interações difíceis sem perder a calma.
A mulher insensata é aquela que vive de acordo com as emoções, é controlada pelos sentimentos, que falam alto dentro de si, aniquilam a sua fé e ainda causam confusão. “Em vez de combater os problemas, ela se torna indiferente aos mesmos.
Tola (em hebraico: תּוֹלָע, hebraico moderno: Tolaʻ, tiberiano: Tôlāʻ; "minhoca, larva") foi um dos juízes de Israel, cuja carreira está documentada em Juízes 10:1–2. Antes de Tola, Israel teve sua primeira experiência com a monarquia, quando Abimeleque, filho do juiz Gideão (Jerubaal), tentou reinar sobre Israel.
O tolo promete o que não pode, pois acha que sabe aquilo que nunca aprendeu. O sábio faz mais do que promete porque está apto a fazer mais do aquilo que acha que sabe. Ele sabe mais e melhor do que aquilo que acha que sabe.
As atitudes da mulher sábia é carregada de intencionalidade e propósito. Ela sabe para que foi criada e por isso vive de forma intencional: "Pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para vivermos em boas obras, as quais Deus preparou no passado para que nós as praticássemos hoje." (Ef 2:10) .
Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não obedecem a ele. Portanto, não tenham nada a ver com esse tipo de gente. Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz.
Bíblia Online. 3 E, até quando o tolo vai pelo caminho, falta-lhe o seu entendimento e diz a todos que é tolo. 20 O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. 14 Os sábios entesouram a sabedoria; mas a boca do tolo o aproxima da ruína.
Quem se zanga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo. Os tolos recebem o que a sua tolice merece, mas os ajuizados são recompensados com o conhecimento. Os maus terão de respeitar os bons e pedir humildemente a sua ajuda.
Quem é o tolo ? Provérbios é um insistente convite para a busca da sabedoria (1.1-6). O oposto de ser sábio é ser insensato, ou tolo ou louco. No original hebraico três significados distintos são usados para designar os faltos de sabedoria.
Quando o tolo começa uma discussão, o que ele está pedindo é uma surra. Quando o tolo fala, ele causa a sua desgraça, pois acaba caindo na armadilha das suas próprias palavras.