Em nota para O GLOBO, o governo afirma que a linha 6-Laranja iniciará a operação parcial em 2026 entre as estações Brasilândia e Perdizes. "A entrega total do novo ramal até o centro da capital acontecerá em 2027.
Quando será inaugurada a Linha 6-Laranja do metrô?
Obras em local da zona norte da capital estão em 27% de execução, segundo concessionária; novo ramal deve ter inauguração parcial em 2026. O governo de São Paulo decidiu mudar o nome de mais uma estação da futura Linha 6-Laranja do Metrô.
A entrega está prevista para outubro de 2027. A ampliação prevê a construção das estações Velha Campinas e Morro Grande, no sentido noroeste da Brasilândia, e as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, ao lado sudeste da São Joaquim.
Futuro da mobilidade. Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, a Linha 6-Laranja terá 15,3km de extensão e 15 estações, conectando a região da Brasilândia - na zona norte - à Estação São Joaquim - na região central da cidade.
De acordo com o Governo do Estado, a operação parcial do ramal deve começar em 2026, entre Brasilândia e Perdizes. Quando concluída, a linha de metrô deverá cruzar por baixo do Rio Tietê e passar próxima de sete faculdades: Centro Universitário São Camilo, PUC-SP, FMU, FAAP, Mackenzie, UNIP e UNINOVE.
Em nota para O GLOBO, o governo afirma que a linha 6-Laranja iniciará a operação parcial em 2026 entre as estações Brasilândia e Perdizes. "A entrega total do novo ramal até o centro da capital acontecerá em 2027.
"Hoje temos a previsão de entregar a obra parcialmente, no segundo semestre de 2026, com o trecho de Brasilândia a Perdizes. E a operação completa entre setembro e outubro de 2027", diz André de Angelo, diretor para o Brasil da Acciona.
Em 5 de setembro de 2016, as obras da Linha 6 foram paralisadas por tempo indeterminado, devido à dificuldade alegada pelo consórcio Move SP na obtenção de financiamento de 5,5 bilhões de reais com o BNDES.
Guarulhos, a segunda cidade do estado após a capital e com mais de 1,4 milhão de habitantes, é o primeiro município paulista que terá uma linha de Metrô, passando à frente de Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e outras cidades importantes – até no ABC – além de outros municípios da Grande São Paulo.
Além de construir a linha, a Acciona vai operar o serviço por 19 anos. A Linha 6 foi construída no modelo de PPP, em que o estado e a empresa dividem os investimentos, previstos em R$ 15 bilhões no total.
A Futura Estação Velha Campinas da Linha 06 Laranja do Metrô deverá ser localizada entre a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, Rua Salvo Veloso e Rua Agostinho Angola. Ela será construída após a futura Estação Morro Grande, que ficará localizada próximo ao CEU Jardim Paulistano.
A primeira parada é a Estação Morro Grande, que está localizada a 2,1km da Estação Brasilândia, atual terminal em construção do ramal. Entre estas duas estações existirão pelo menos três estruturas. A partir da estação Brasilândia está em construção o VSE Domingos Vega (550 m).
O empreendimento avançou com o encontro dos túneis da futura Estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande, trecho que liga a linha de transporte à principal base de operação e controle do ramal metroviário. “Mais uma etapa importante que vai garantir a chegada até o final de 2026 na estação Perdizes.
A Linha 17-Ouro foi planejada, inicialmente, para ficar pronta pouco antes da Copa do Mundo de 2014. O projeto original, que previa 18 estações, nunca saiu do papel. A construção foi retomada em setembro do ano passado e hoje, com 10 anos de atraso, será entregue – previsão é 2026 – com apenas oito estações.
Lançada em 2008 pelo então governador de São Paulo José Serra (PSDB), a linha 6-laranja do metrô deveria ter sido inaugurada em 2012 — essa era a previsão para a entrega do maior trecho, da Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo, até a estação São Joaquim, no centro.
A futura Linha 6-Laranja do metrô, que vem sendo construída em São Paulo, tem previsão para ser entregue de forma completa em 2027. Com 15 estações, o trajeto ligará a Brasilândia, zona norte da capital, à Estação São Joaquim (Linha 1-Azul) no centro, em um total de 15 quilômetros de trajeto.
Perdizes. A futura localização da estação Perdizes será na confluência entre a Av. Sumaré e as ruas Apinajés e Apiacás. A estação trará muito mais facilidade de acesso ao Parque da Água Branca, Estádio Allianz Parque e também aos Shoppings Bourbon e West Plaza.
Transporte. O bairro Cambuci tem estações de metrô próximas à Pedro II, na Linha 2-Vermelha; à Liberdade e à São Joaquim, na linha 1-Azul. Com elas, há transporte para praticamente qualquer região de São Paulo, como Brás, incluindo as mais distantes do centro.
Foi o fundador Martin Herrenknecht quem sugeriu quando veio ao país, em 2011. Além das escavadoras de passagens para metrôs e canais, serão feitas máquinas de serviço na fábrica que está planejada para o Brasil. Elas abrem túneis de até 4,2 metros de diâmetro para levar água, esgoto e cabos de telefone e internet.
Batizada de “Cora Coralina”, a tuneladora tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina.
As partes que compõem a gigante máquina de fabricação chinesa chegaram ao Porto de Santos em maio. Em junho, o equipamento começou a ser transportado até o canteiro de obras na Vila Carrão, em São Paulo.