“Índio”, portanto, reforça estereótipos preconceituosos, que geralmente retratam os povos indígenas como selvagens, atrasados e preguiçosos. Por outro lado, o termo "indígena” significa "natural do lugar em que vive".
Estes termos não os representam, pois traz à tona a ideia de que o indígena é um só, entretanto existem diversas etnias, línguas, crenças e costumes em muitos territórios, aldeias e cidades. A palavra “tribo” está representa o povo indígena como pequenos grupos incapazes de viver sem a intervenção do estado.
A aldeia é a unidade política característica dos povos indígenas, refletindo sua forma de organização social e mantendo uma dinâmica que é própria de cada comunidade.
Cada aldeia/comunidade apresenta processos de formação relativamente autônomos, mas são todas vinculadas ao seu grupo maior (o povo) pela história, cultura e genealogia. A maioria dos povos opta pelo termo “aldeia”, enquanto alguns usam a categoria “comunidade”.
Pequena povoação que não dispõe de jurisdição, dependendo administrativamente da vila ou da cidade, a cujo termo ou comarca pertence; povoação constituída exclusivamente de índios; local em que se agrupavam índios domesticados dos sertões.
Não se falava em diversidade, mas sim em uma unidade. E essa palavra unificada todas essas culturas, na figura do 'índio', desse 'índio' genérico", completou. "O termo 'índio', hoje, evidencia uma carga de preconceito e discriminação", disse o historiador André Figueiredo Rodrigues, professor na Unesp.
A palavra índio é considera pejorativa ao se referir aos indígenas por ser um termo genérico, sem considerar características, valores, cultura e diversidade desses povos. Já a palavra indígena faz referência à origem, ao lugar de onde vieram essas pessoas e contempla toda a diversidade dos povos originários.
Porque o termo tribo deve ser substituído pelo termo povo?
Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar. Observem que essa é a lógica colonial, a lógica do poder, a lógica da dominação.” Dessa forma, o indicado é substituir a palavra por “povo”.
“Tribo” é outra palavra inapropriada, por se referir a um lugar não civilizado. Os termos adequados são "terra indígena", "território" ou "aldeia" e, para o grupo de indígenas, "etnia" ou "povo".
O termo “nativo”, entre outros significados, é aquele que nasceu no lugar, ou originário daquele lugar. Dessa forma, o correto é tratar os povos que chamamos de índios de povos originários ou nativos.
O escritor Daniel Munduruku ressalta que tanto o uso de “tribo” como de “índio” são incorretas, carregadas de estigma e de preconceito — afinal, para indígenas “a identidade é revelada pelo lugar onde pertencem”.
Para eles, tal nomenclatura foi criada pelos colonizadores como meio de reduzir a pluralidade da população, uma vez que gerou uma imagem distorcida – levando a crer que se referia aos povos das Índias – e assim o distanciando da identidade de cada povo que existia.
Por aqui, boa parte da população indígena vive em áreas chamadas de Terras Indígenas. Existem hoje mais de 750 Terras Indígenas no país. Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas. Mas os indígenas não vivem apenas nas Terras Indígenas.
Diferenças entre aldeia e cidade: - aldeia: aglomerado humano com atividades primárias (agricultura e pecuária); - cidade: aglomerado urbano com organização social.