Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.
Se ocorrer o surgimento espontâneo e frequente de manchas roxas nas pernas, sem qualquer lesão associada, é imprescindível consultar um especialista em saúde vascular. Geralmente, as manchas tendem a desaparecer naturalmente em até 15 dias, sem a necessidade de tratamento específico.
O médico deve ser consultado quando surgem hematomas de forma simultânea em várias áreas do corpo. Também é preciso se atentar caso apareçam outros sintomas, como dor, febre, anemia, palidez, fadiga ou outros sinais hemorrágicos (sangramentos de gengiva, nariz ou urina).
Dependendo do local, o hematoma pode ser considerado grave e um sinal de alerta para outras doenças como leucemia, cirrose, lúpus e trombocitopenia. Os hematomas intracranianos não são visíveis mas se manifestam por meio de dores de cabeça e tontura.
“Elas podem ser causadas por traumas/batidas ou podem surgir espontaneamente devido a uma fragilidade do vaso sanguíneo. Em outros casos, podem aparecer devido alteração das plaquetas ou da coagulação do sangue”. Manchas que surgem do nada requerem atenção.
Como surgem as manchas roxas no corpo? As manchas roxas no corpo, também conhecidas como púrpura ou equimose, surgem quando há um sangramento na pele, e geralmente são causadas pelo rompimento de um vaso sanguíneo.
Púrpura por melancolia: Também conhecida como púrpura psicogênica ou púrpura por tristeza, provoca o aparecimento espontâneo de pequenas manchas rochas na pele denominadas púrpuras (menores que as equimoses, por isso outro nome), após quadros de grande estresse, depressão ou ansiedade.
As equimoses se formam após o rompimento de vasos sanguíneos superficiais. Já o hematoma acontece por conta do acúmulo de sangue no tecido, causando em nós um alto relevo. Agora, quando manchas roxas, vermelhas, azuis ou pretas surgirem, você saberá identificar se são equimoses ou hematomas!
O roxo ou violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria. Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade.
Quando ocorre uma batida, ainda que a pele não tenha uma lesão externa como um corte uma ferida, alguns vasos sanguíneos internos podem se romper internamente, levando o sangue contido neles a se espalhar ao redor da região atingida e levando a sua característica principal de uma coloração forte.
O hematoma é uma coleção de sangue que se forma fora dos vasos sanguíneos e pode causar dor, inchaço e dificuldade de movimentação. A Drenagem de Hematomas geralmente é realizada quando o hematoma é grande e está causando pressão em tecidos adjacentes, comprometendo a circulação sanguínea e a cicatrização da lesão.
O que é uma Equimose? Uma equimose é uma mancha roxa, azul ou vermelha que aparece na pele quando pequenos vasos sanguíneos, conhecidos como capilares, se rompem e liberam sangue sob a superfície da pele. Isso resulta em uma área descolorida que pode ser dolorosa ao toque.
É importante procurar um especialista em saúde vascular se: As manchas roxas surgirem frequentemente sem motivo aparente; As manchas não desaparecerem naturalmente em até 15 dias; As manchas estiverem associadas a outros sintomas como dor, inchaço ou alterações na pele.
Existem dois tipos de hematoma subdural: o agudo, que ocorre devido a uma lesão grave na cabeça, é o mais perigoso e seus sintomas podem surgir dentro de minutos ou poucas horas após a lesão; e o crônico, que ocorre devido a um trauma menor na cabeça e os sintomas podem levar semanas, meses ou até anos para aparecerem.
Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.
São muitas as razões pelas quais um vaso sanguíneo pode se romper: traumatismos violentos, ruptura de aneurismas arteriais ou de varizes dos membros inferiores ou do esôfago , secção acidental ou criminosa de vasos sanguíneos , tosse violenta, espirros poderosos, fragilidade constitucional dos vasos, etc.
Por isso, caso sejam notadas muitas manchas roxas na pele ou surjam outros sintomas como sangramentos na gengiva ou no nariz, cansaço excessivo ou dor nas articulações, por exemplo, é importante consultar um dermatologista, clínico geral ou hematologista, para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
O cortisol hormônio que se eleva quando estamos sob estresse, estimula os melanócitos, (células da nossa pele que produzem o pigmento melanina) que, quando, produzido de forma excessiva, é responsável pelo aspecto de mancha escura marrom acastanhada: o melasma.
As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas. A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil. Em crianças, quadros infecciosos virais podem potencializar os sintomas.
A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.
O que significa aparecer hematomas no corpo do nada?
Elas podem ser causadas por diversos fatores, como fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alterações nas plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue. Além disso, doenças como hemofilias, trombocitopenias, infecções virais e doenças autoimunes também podem contribuir para o surgimento de hematomas.
A tendência, ou facilidade, em ter hematomas pode estar relacionada à algum distúrbio das plaquetas (células sanguíneas envolvidas com o processo de coagulação) ou das proteínas do sistema de coagulação sanguínea. Indicado avaliação médica detalhada para descobrir a origem do seu quadro.