Quando começa a valer a nova Carteira de Identidade? O decreto do RG único entra em vigor no dia 1º de março de 2022. Os institutos de identificação de cada unidade federativa terão até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança.
Onde fica o número do RG? Para localizar o número do RG tendo ele em mãos, basta observar o lado onde fica localizada a foto, no documento. Neste lado, o número da carteira de identidade fica acima do nome completo disposto na cédula.
O novo RG será obrigatório a partir de 2032 para quem tiver menos de 60 anos de idade. Antes disso, a atual carteira de identidade, com número de RG emitido pelos estados e em papel, seguirá válida pelos próximos dez anos. Isto é, os brasileiros não serão obrigados a efetuar a troca ao menos até 2032.
Novo modelo estabelece o CPF como o único número de identificação para cada brasileiro; saiba como eram os modelos anteriores. Desde janeiro de 2024, os Estados brasileiros passaram a emitir a CIN (Carteira de Identidade Nacional) para substituir o RG (Registro Geral).
A nova Carteira de Identidade Nacional usa o número do CPF como número único de identificação. Até então, as pessoas tinham um número de RG e outro apenas de CPF. A ideia é reduzir fraudes e acabar com a duplicidade na identificação das pessoas.
A principal mudança é que o novo documento tem como principal número o do CPF (Cadastro de Pessoa Física). O serviço está disponível nos postos do Poupatempo e a população tem até 2032 para fazer a atualização.
Não. A Lei das Carteiras de Identidade (Lei 7.116 de 1983)¹ assinala a fé pública, sua validade em todo Território Nacional e não estabelece data de validade. Contudo, algumas instituições passaram a preferir não mais aceitar o documento em caso de problemas com a identificação ou com mais de 10 anos.
Para ajudar a esclarecer algumas das questões, o Campo Grande News falou com o diretor do Instituto de Identificação do Estado, Márcio Paroba. À reportagem ele explica que a mudança é obrigatória somente a partir de 2032, porém, quem tem o documento emitido há mais de 10 anos pode ter problemas.
A taxa para a segunda via é de R$ 31,88. O agendamento pode ser feito pelo celular ou tablet (usando o aplicativo SP Serviços), pelo telefone 0800 772 3633 ou ainda pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br/. O Poupatempo oferece serviço de envio do RG pelos correios.
A segunda via de documentos é uma cópia oficial dos registros originais, feita quando a primeira via torna-se inutilizável ou inacessível por algum motivo. Existem diversos fatores que despertam a necessidade de emitir uma nova via da documentação.
AO FAZER A CIN, O RG FICA INVÁLIDO? Não. De acordo com a assessoria de imprensa do governo de São Paulo, ao fazer a CIN, o RG segue válido. Ou seja, até 28 de fevereiro de 2032 —data limite para a emissão do novo documento— o cidadão seguirá com os dois documentos válidos.
Desse modo, se uma pessoa se mudar para outro estado e necessitar tirar novo documento de identidade, o número original será mantido, de forma a evitar a pluralidade de carteiras de identidade para a mesma pessoa.
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos. - 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos. - Acima de 60 anos – validade indeterminada. Ainda não emitiu a sua CIN e está com dúvidas?
A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.
O CPF vai substituir o RG como número de identidade. O número constará na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Em março, a nova carteira começa obrigatoriamente a ser emitida em todos os estados.
Veja o passo a passo: Baixe o aplicativo “RG Digital SP”, disponível para aparelhos com sistema Android e iOS; Com o app aberto, selecione a opção “Adicionar RG”; A opção de abertura da câmera aparecerá.
Passaporte. O passaporte é um documento de identificação poderoso, valioso tanto para viagens internacionais quanto domésticas. Se você perdeu sua identidade tradicional, como o RG, e está se perguntando se pode embarcar em seu voo, saiba que o passaporte é uma excelente alternativa.