Se você chegou até aqui, provavelmente a versão do termo que está buscando é “ Este é um advérbio de lugar, usado para localizar algo espacialmente. É sinônimo de “debaixo” e antônimo (contrário) de “em cima”. Portanto o macete é simples: quer dizer que algo está “debaixo” de outra coisa, use “embaixo” junto!
A expressão em baixo existe, mas só deve ser utilizada quando a palavra baixo assumir a função de adjetivo, ou seja, quando ela for empregada para caracterizar algo. Observe os exemplos: A menina sempre fala em baixo tom de voz, quase não posso escutá-la!
O uso de uma ou outra expressão dependerá do sentido que desejamos dar a uma frase. Assim, “debaixo” é um advérbio e significa o mesmo que “embaixo”. Já “de baixo” pode ser uma locução adjetiva, quando qualifica um substantivo; ainda, o termo “baixo”, contido nessa expressão, também pode funcionar como advérbio.
EMBAIXO ou EM BAIXO? Qual é a DIFERENÇA? Quando Usar? Aula Passo a Passo
Qual a diferença entre abaixo e embaixo?
O termo "abaixo', faz referência a algo que esteja numa posição inferior. Portanto, é sinônimo de "embaixo", "debaixo", "sob", "por baixo", etc. Exemplos: Seguem abaixo os dados necessários para inscrição no curso.
Assim, o advérbio “abaixo” significa “em direção ao lugar mais baixo de”, “em direção ao solo” e “em lugar mais baixo”. Como interjeição, a palavra “abaixo” é usada em sinal de protesto. Já “a baixo” é uma expressão formada pela preposição “a” mais o adjetivo “baixo”, e também pode ser utilizada como locução adverbial.
A palavra “embaixo” pertence à classe gramatical dos advérbios de lugar e exprime a ideia de uma coisa que está em posição inferior a outra. Quando ela vem seguida de uma preposição, forma-se uma locução adverbial, como no exemplo: embaixo da cama.
Escrito com a grafia separada, o termo em cima se refere ao antônimo de embaixo. Trata-se de uma locução adverbial de lugar, que tem como significado alguma coisa que se encontra em posição elevada em relação à outra, na parte superior ou sobre.
Vale destacar que, embora a grafia correta de “embaixo” seja unida, a locução adverbial “em cima” deve ser escrita de forma a separar “em” e “cima”. Por fim, caso ainda esteja com dúvidas sobre o assunto, acesse o link com um vídeo explicativo.
O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.
A palavra “embaixo”, escrita toda junta, é um advérbio de lugar, sendo usada para indicar a parte inferior de algum lugar ou que algo está localizado na parte inferior em referência à outra posição. Vamos ver alguns exemplos: Deixei um bilhete embaixo da sua carteira. Meu desenho está embaixo do seu.
Quando usar em baixo? A expressão em baixo é formada pela preposição em e pelo adjetivo baixo. Atua como um adjetivo e fica atrelada a um substantivo. Como baixo é um adjetivo, pode variar em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) para concordar com o substantivo.
Qual a diferença entre debaixo junto e de baixo separado?
“De baixo” não é tão usado como o termo “debaixo”. Quando for necessário seu emprego na frase, essa palavra deve referir-se a um substantivo dando a ele um atributo. “De baixo” é empregado como oposição da palavra “cima”. Isto é, aquilo que é contrário de “cima”, que está na parte de baixo.
Quando o sujeito estiver no singular, também utilizaremos o verbo no singular. Confira os exemplos abaixo: “Segue abaixo a foto solicitada.” “Segue abaixo a lista de convidados.”
Acima, escrito junto, é um advérbio usado para demonstrar uma posição superior ou situação de maior importância. Por exemplo: “veja o cartaz acima e confira as regras”. Enquanto a cima, separado, é sinônimo de para cima.
Já a expressão grafada de forma separada é composta pela preposição “a” e o substantivo “baixo”, e possui sentido de movimentação (antônimo de “para cima”). Em uma frase, quando a palavra “abaixo” é escrita junta, serve para indicar a posição do sujeito em relação a algo ou alguém ou expressar reprovação ou protesto.
“Debaixo de” é equivalente à palavra sob, preposição que pode ser empregada nas seguintes situações: Para indicar a localização daquilo que se encontra colocado em uma posição inferior à outra: Deixou os sapatos sob a mesa do escritório e deitou-se.
A palavra “abaixo” traz uma denotação de posição, sendo um sinônimo de embaixo. Já a expressão “a baixo” estabelece uma relação oposta com “de cima” ou “a cima”.
Quando alguém quer pedir para assinar algum documento, por exemplo, ou fazer uso da expressão em alguma situação, é escrita a frase “assino embaixo”, junta, porque nesse sentido a palavra é um advérbio, no qual indica o local onde será feita a assinatura.